Se sentir perdida e distante seria parte dos sintomas da despersonalização?

Feita por >Mayara · 16 abr 2020 Psicologia clínica

Ando me sentindo completamente fora de mim já tem um tempo.Distante,como se eu não fosse real de verdade,como se eu estivesse vivendo em um sonho,ou que eu já estivesse morta, porém, vivendo.
Isso que vendo tendo me assusta muito,sinto como se estivesse me apagando,como se minha alma já estivesse morta,como se o que sobrasse fosse apenas meu corpo vivo nesse mundo.
Quando estou cansada ou quando vou dormir sempre sinto que após eu fechar os olhos ou piscar,não estarei mais viva.
Bom,esse foi só um resumo do que eu sinto todo santo dia,espero que me ajudem a saber melhor se isso realmente é culpa da despersonalização ou de outra coisa...grata!

A melhor resposta 18 ABR 2020

Boa tarde, Mayara

Bom estar se sentindo fora de si como se estivesse morta como disse, pode simbolizar um vazio existencial que possa estar sentindo. Teria que analisar como era antes de se sentir assim e o que passou nesta mudança para que se sinta assim. Houve uma perda, se houve precisa ressignificar ela, como um aprendizado. Refletir o que geraram as consequências disso. Também diz que quando dorme acredita que não estará mais viva. O que há por traz disso, um medo, ansiedade e reparar nos motivos que estão por trás disso. É preciso fazer terapia para que o psicólogo também possa orientá-la ainda mais quanto as suas questões.

Joyce M. Oliveira Psicóloga Psicólogo em Curitiba

3 respostas

17 ABR 2020

Olá! Grato por participar. Escrever e publicar isso em espaço adequado, é sinal de sua conexão com convenções sociais positivas. Como você bem disse, seu resumo não é suficiente para uma análise mais aprofundada, além de que, será muito importante o profissional te ver e aplicar instrumentos e técnicas de psicologia, para poder ter um conjunto de dados melhor organizados. Será importante você procurar por um psicólogo. Mas também será muito importante você evitar isolamentos, falar com pessoas de sua confiança sobre os acontecimentos da vida, da cultura, da arte, ciência, esporte, lazer, dentre outros assuntos Não se esqueça de se alimentar corretamente, de dormir corretamente, fazer atividades físicas, ter objetivos e realizá-los todos os dias. . Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço virtual (Fique o máximo possível em casa). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.