Sensação de não estar na realidade, despersonalização?

Feita por >Roger · 5 mar 2018 Depressão

Olá boa noite, escrevo pois a ajuda médica profissional

Que busquei além de cara não me ajudou a resolver ou iniciar uma real melhora do meu quadro. Apenas paleativos como antidepressivos e calmantes. É o seguinte: nasci e cresci com boas escolas e num clube bacana da minha cidade, sempre tive tudo que precisei apesar de nao me considerar rico. Minha vida era excelente até meus 10 anos, todos gostavam de mim, etc. Eis que por uma dessas brigas de criança acabei sofrendo um bullying bem chato de um grupo de adolescentes maiores do que eu.. Nada grave, mas humilhante, me deram tapas, abaixaram meu shorts, me amarraram, mas foi muito traumático. Eu diria que me pertubou para a minha vida toda. Eu sempre fui digamos “inocente” ou bobo, sem maldade, e não sabia me defender de agressões, desde então passei a sofrer represálias desses “garotos” e outros, passavam do meu lado e me xingavam, comecei a ser excluido, e restaram poucos amigos, desde então sempre me senti excluído, embora sempre tive boa capacidade de me relacionar. Acontece que desde esse fato comecei a experimentar grandes tristezas e sensações horríveis que me foram gradualmente me jogando num buraco. Tive várias crises de falta de identidade, perda dos meus sentimentos e hoje vivo apenas por viver, não sinto a vida. O mais louco é que aparentemente estou bem, consigo fazer todas as minhas atividades, trabalho, entrego trabalhos em prazos, dirijo, saio, etc. Mas são raros os momentos em que me sinto “vivo”. Me sinto muito raso, sem identidade, vazio. E muito distante, me lembro da minha infância onde sempre me senti muito presente. Pra piorar não me encaixo em religião nenhuma pois acho muita audácia pessoas comuns quererem explicar situações que não vivenciaram como espiritismo e budismo, que são as que mais me “afeiçoei”. Gostei um pouco de cada uma mas logo começam cobranças das pessoas para que participe das reuniões e trabalhos e não curto essa obrigação. Também não consigo me envolver com ninguém. As vezes tenho melhoras especialmente quando consigo relaxar, especialmente com natação e yoga, mas logo me envolvo com estresses da vida e volto pra essa areia movediça de sensações mórbidas. Gostaria de salientar que isso se agravou após uma crise de pânico muito forte provocada por efeito colateral de um antibiótico e desde então consigo apenas ter uma estabilidade superficial. Por favor alguém poderia me dar uma luz? Abraços

A melhor resposta 6 MAR 2018

Oi Roger, boa tarde,
Pelo seu relato, você já percebeu que nem “vida boa”, nem remédios e nem religião são garantia de saúde mental e emocional, a questão é sempre mais profunda do que imaginamos, não é?
Você diz que a vida era excelente até os 10 anos (porque você acreditava que todos gostavam de você) e depois tudo mudou; o que você achava que era tudo de bom antes e que depois você perdeu? O que era esse algo que fazia você acreditar que tinha sentido (ou que dava sentido à vida) e depois desmoronou? Será que era uma crença de que todos gostavam de você e que depois demonstraram o desprezo via bullying, essa crença virou do avesso, ou seja, nada presta porque todos me humilham?
O fato é que suas referências são sempre externas a você, mesmo porque os motivos do bullying você coloca como “nada grave”, ou seja, mesmo que você discorde dos outros nas motivações deles, a palavra final que tem mais peso é sempre de fora.
Veja que estou colocando questões cruciais pra você refletir a respeito.
Você não duvida de suas capacidades, do que é e o que pode conseguir, mas tenta buscar referências distantes de você, assim se vê sem identidade, a identidade vem de comparação a outro, identificação, idêntico, alteridade, se você se diz sem identidade, é que ainda não encontrou algo que preencha o vazio deixado pela dissolução das crenças passadas e consequentes desapontamentos.
E acredite: isso é mais comum do que você imagina, milhões de pessoas no mundo todo vivem essa desilusão e levam sua vida na superficialidade sem querer saber das próprias verdades, porque realmente é um processo doloroso e é preciso coragem pra enfrentar.
O caminho para si mesmo é longo, solitário, mas vale a pena. O mundo está cheio de entretenimentos e crenças vazias para nos tirar dessa jornada única. Você está numa fase muito rica para começar uma análise, procure um bom analista profissional e boa sorte.

Abs

Giseli Nunes Pereira Psicólogo em São Paulo

30 respostas

18 NOV 2019

Boa noite Roger, pelo seu relato pode se perceber que você ainda sofre pelas sequelas que o bullying te causou. O bullying costuma gerar traumas por abuso moral e o trauma pode ser considerado uma memória de longuíssimo prazo que não se apaga com o tempo a menos que seja tratado com as técnicas certas. Nesse caso terapias convencionais são pouco efetivas. Seria interessante buscar ajuda de um profissional que seja especialista em traumas e que trabalhe com técnicas como emdr, brainspotting, experiência somática, eft e tft.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

6 MAR 2018

Roger, boa tarde! Muitas vezes o tratamento médico baseado no uso exclusivo de medicamentos não obtém os melhores resultados. Seria muito importante que você iniciasse uma psicoterapia. Lá será possível, através de uma avaliação profunda e cuidadosa, entender seus sentimentos, de que maneira essa experiência traumática ainda o afeta e encontrar um caminho em que exista com mais frquência a sensação de estar vivo. Estou à disposição para te ajudar. Att, Renata Brito, Equipe Afetto Psicologia

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

6 MAR 2018

Você deve procurar um psiquiatra para indicar medicacao para alívio dos sintomas e um psicólogo para ajudá-lo a lidar com seus sentimentos. Continue com atividade física e a ioga.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

6 MAR 2018

Roger, não acho que seja despersonalização, mas claramente você se sente muito perdido em relação a si mesmo. Para avaliar um paciente, é preciso uma anamnese bem feita, muitas perguntas específicas, em alguns casos mais de duas sessões somente coletando dados sobre a vida e o comportamento do paciente. Não sei que tipo de ajuda médica você buscou, se foi um psiquiatra, sugiro que busque outro profissional. Se não foi um psiquiatra, procure um psiquiatra. Agora é importante procurar um psicólogo para fazer terapia e cuidar da parte comportamental, perceptual, sentimental.
Suas vivências traumáticas sim, podem ter uma influência muito presente na sua vida atual, mas não é só isso. Bullying, por exemplo, é algo que muitos passaram, mas cada um passa por essa experiência a sua maneira. Pode ser mais traumático para uns do que outros. Então não existe uma receita de bolo para atender um paciente, cada paciente é único. O que eu falo para A não é o mesmo que eu falo para B. É preciso o profissional compreender o nível da experiência traumática para cada paciente. Além disso, tem toda sua vida familiar, que é igualmente influenciadora na forma como você age e reage. Então busque um profissional na sua cidade.

Espero ter ajudado.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2018

Roger, e difícil analisar sem te conhecer pessoalmente, mas tudo indica que realmente você teve um trauma e talvez não tenha sido possível desenvolver as habilidades sociais necessárias para se sentir bem com outras pessoas. Talvez você não tenha clareza também de seus valores e nesse caso a vida parece vazia por não ter oportunidade de viver o que tem sentido para você.
Procure um bom psicólogo que possa lhe ajudar a desenvolver certas habilidades e contextualizar seu momento e suas necessidades até descobrir como você poderá viver sua vida de acordo com os seus valores. Isto e autoconhecimento e pode mudar muito a maneira como você tem usufruído da sua vida até o momento.
Um abraço,

Marcia Costa - Psicologa da equipe Zenklub

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

5 MAR 2018

Olá Roger, boa noite! Pelo que pude ler você passou por situações muito complicadas né? É importante que vc busque um espaço para que você possa falar das coisas que te incomodam, mesmo sendo um evento acontecido na infância parece que ainda hoje tem efeitos significativos em sua vida. Uma ajuda psicológica pode te ajudar a resignificar tudo isso é te ajudar a procurar novas possibilidades que te tragam mais alegrias e conforto. Abraços!

Thascila Silveira Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte