Perdi minha capacidade de ter sentimentos

Feita por >Olivia Bh · 20 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Desde de 2018 eu n sinto nada, é como se fosse oca, como se n existisse qqr tipo de sentimento dentro de mim.
Antes eu costumava ser alegre, viva e romântica. Por exemplo, eu amo música e sempre quando tava escutando algo, sentia tudo a flor da pele, e hj é como se tivesse algo q me impede de chegar até esse sentimento.
Bom eu me apaixonei antes disso acontecer, e foi a maior decepção e o maior trauma que já tive na vida, fui humilhada de diversas formas, fui enganada, trocada, ingênua, reduzida a nada e tenho certeza que esse é o motivo do meu estado hj.
Sinto muita falta do que eu era pois, hj além da minha vida hj parecer algo cinza e sem emoção, essa era uma parte de mim que eu gostava, era da minha personalidade e mas agora me sinto completamente distante de mim, completamente apática.
Eu já tentei de tudo pra ter meus sentimentos de volta mas nada deu certo. Eu n sei mais oq fazer, eu n quero estar assim pra sempre.
Oq eu posso fazer ? Já cogitei tudo e nada adianta. A minha última opção seria conversar cm a pessoa que me magoou pois qndo tudo isso aconteceu eu guardei pra mim, todos os acontecimentos, todos os sentimentos, tudo de ruim, guardei a 7 chaves e nunca nem sequer desabafei com alguém e acredito q isso só piorou a situação.
Tem algo que eu possa fazer ou é algo que n se recupera ? Se sim oq eu posso fazer ?
De verdade, estou perdendo as esperanças, é como se n tivesse viva por todo esse tempo.

A melhor resposta 21 JUN 2020

Olá Olivia.

Primeira coisa que tenho para te dizer, sem medo nenhum de errar é: Sim tem coisas que você pode fazer e com certeza é possível voltar a ser quem você era.
Na verdade é possível ser uma versão melhor do que você era pois, situações assim, por mais doloridas e traumatizantes que sejam, quando superadas, fazem as pessoas evoluírem e se tornarem melhor.
Não posso dizer com certeza, preciso de mais informações, mas me parece que você desenvolveu um mecanismo de defesa para lidar com o trauma sofrido, devido a seu relacionamento abusivo e esse mecanismo de defesa tem lhe deixado com sintomas depressivos.
O que você precisa é de uma ajuda profissional para superar esse trauma e se reencontrar.
É fácil e rápido? Não ! Mas é possível e vale muito a pena.

Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre essas questões, tenho 14 anos de experiência na área e sou apaixonada pelo meu trabalho, tenho experiência em atender mulheres vitimas de relacionamentos abusivos, que perderam a auto estima e precisam voltar a se amar.
Agende um horário que terei prazer em lhe acompanhar nessa trajetória. A primeira sessão não tem custo e pode ser feita online.

Abraços

Aluany Carvalho

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

23 JUN 2020

Olivia,
O que precisa é reconquistar a ti mesma. Eras feliz e sofreste uma derrota e se deixou levar pelo pessimismo. Não conseguiu transformar em aprendizagem e se deixou levar pela mágoa, pela decepção.
Precisa sim corrigir, ressignificar coisas que ofuscam o teu brilho.
Tenha a coragem, escolha um bom Psicoterapeuta e te reposicione diante da vida.
Invista em voce mesma.

5817 respostas

21 JUN 2020

Olá Olívia Bh! Grato por participar. Pelo relato, ainda que você tenha dito que tentou de tudo, você indica que não conversou sobre isso de forma profunda e satisfatória. Essa conversa será muito importante, alias, essas conversas, posto que você poderá e deverá falar com diversas pessoas sobre o assunto, desde que as pessoas sejam diretamente envolvidas na questão ou sejam pessoas de tua profunda confiança. Será muito importante você poder ter conversa com psicólogo, com regularidade, persistência, boa vontade e abertura mental. O dado central, no entanto, é você resgatar a tua inteireza. Amar ao outro é uma pequenina parte de todo o amor. O amor próprio é o centro. Você é única, rara, cara. Você tem possibilidades, sonhos, expectativas, metas, potencialidades que estão adormecidas, que precisam ser despertadas e desenvolvidas. Para isso o crescimento pessoal, via trabalho técnico-científico, com psicólogo, é altamente indicado. Dê a si mesma essa chance. Conte conosco. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.