Relatei homofobia e racismo e psicólogo me respondeu que mundo está chato

Feita por >Augusto · 9 set 2016 Psicologia clínica

Olá! Preciso realmente de uma opinião de um profissional a respeito do que aconteceu comigo. Fui no psicólogo, é a terceira sessão, e senti que finalmente podia me abrir a respeito de um tópico específico, que no caso foi o de me sentir mal quando fazem piadas homofóbicas/machistas/racistas perto de mim, mesmo quando não direcionadas diretamente a mim.

Ao terminar de descrever o problema, seguido de alguns exemplos de que já fizeram piadas homofóbicas pra mim quando meu amigo gay estava do meu lado ouvindo, e falando sobre como eu detesto não tomar uma atitude a respeito e defender o meu amigo, o psicólogo me diz que o mundo está chato, que tudo é ofensa hoje em dia, que as pessoas estão se levando a sério demais.

Falou que já foi zuado por ser gordo e nem por isso ficou ofendido. Contou de quando ele faz piadas racistas com os amigos dele e ninguém abre processo contra ninguém e ainda defendeu o episódio do Rafinha Bastos, com a "piada" de quando ele falou que comeria a Wanessa Camargo grávida e o bebê dela, falando que a moça foi fresca ao processá-lo, pois "não levou na brincadeira"...

Enfim, esse foi o ocorrido. Queria saber se, na opinião de vocês, isso foi uma atitude antiética da parte dele. Só sei que eu saí da sessão me sentindo muito mal, pois o problema que eu levei a ele não foi discutido e ele agiu silenciando todas as causas que eu acredito e luto diariamente. Já decidi não voltar mais no atendimento, o que acham disso? Obrigado

A melhor resposta 10 SET 2016

Augusto,
Realmente são posições estranhas, acredito que procurar outro profissional é a melhor coisa a fazer.

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

29 SET 2016

Augusto, se você decidiu interromper os atendimentos, óimo! Você está no teu direito! Agora, opinião nossa sobre o que ocorreu num "setting", pelo menos da minha parte, não tenho como julgar. Cabe a você. Procure um outro profissional ou um outro tratamento - a psicanálise é uma boa pedida, hein?! Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

11 SET 2016

Augusto, gosto muito quando algum paciente se coloca contrário ao que estou diz dizendo, pois as vezes pensamos que com determinada colocação alcançamos o objetivo, mas isso nem sempre acontece, então temos a oportunidade de conhecer melhor nosso paciente e dar outras alternativas. A maioria dos piadistas e dos humoristas fazem piadas de personalidades que consideram engraçadas, mas que podem ter uma conotação agressiva para alguns ouvintes. Fazem piadas de algum político porque contextualizou uma frase equivocada e por aí a fora. Não leve tão a sério tudo o que houve, o importante é a pessoa que você é e não o que os outros o fazem pensar que é. entendeu? Se eu fosse você voltaria sim ao psicólogo e colocaria como se sentiu com a exposição dele, pois acredito que seja algo que deva ser trabalhado em você e acredito que ele tenha outras colocações para te ajudar. Obvio que a empatia é importante e se de jeito nenhum você quer vê-lo é outra coisa. Pense que a piada já estava pronta antes mesmo da pessoa comentar na sua frente. Porque tomá-la como se você pra você? Os psicólogos nem sempre falam o que gostaríamos de ouvir. Tenha um bom dia.

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

10 SET 2016

dizem q em uma discussão existem 3 versões... a sua, do outro lado e a do ouvinte. uma pena ter acontecido isto, talvez ele tenha sido despreparado, talvez ele não tenha tido a sutileza necessária pra te fazer entender o posicionamento dele, talvez não tenha sido o momento. mas talvez levar tudo a ferro e fogo em dias tão violentos não seja o melhor caminho... se realmente te incomoda é algo q deve ser tratado. mas um cuidado aqui se faz importante. cuidado pra não rir de todas as outras "piadas" e apenas se achar desprestigiado quando for o foco. no mais, acho q se não há empatia entre vc e ele talvez seja realmente importante procurar um outro. abs

Marcos Alves da Silva Psicólogo em Salvador

15 respostas

10 SET 2016

Olá, Augusto, um médico, um dentista ou um psicólogo por vezes pode não solucionar nosso problema. Assim, sugiro que você procure um profissional que você sinta confiança e que atenda às suas necessidades. Para a terapia trazer bons resultados é necessário confiança entre paciente e psicólogo. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

10 SET 2016

Sinto muito, mas existe uma questão ética e não estamos aqui para julgar atitude de um colega de profissão.

Marinez Rangel Psicólogo em Rio de Janeiro