Relação entre padrasto e enteado

Feita por >LAURA · 3 mai 2020 Terapia familiar

Olá... tenho uma questão.
Sou casada faz 3 anos e meio com meu atual marido, praticamente o mesmo tempo que estamos juntos no total. Tenho um filho do meu casamento anterior, hj com 11 anos .
No início do relacionamento com meu então marido, ele tratava meu filho super bem, dava-lhe atenção, conversava, abraçava. Hoje 3 anos depois, quando meu filho vem passar a semana comigo (a guarda é compartilhada), meu marido fica distante em todos os sentidos, passa todo período fechado no escritório (jogando, vendo filmes sozinho) muitas vezes nem cumprimenta meu filho. Nem sei como chegou nesse ponto. Mas cada dia pior, chegou ao ponto de haver brigas pq eu recepcionei meu filho e pedi por um "abraço coletivo", veemente negado por meu marido, que responde somente que esse é "o jeito dele". Fato é que ele nao era assim. E ele nem age dessa forma quando estamos só eu e ele. Outro detalhe é que meu filho é muito tranquilo, muito amoroso, bonzinho até demais as vezes , meu marido o ofende as vezes e diz que está "só brincando", meu filho nem responde. Ja conversei com meu filho que isso não é uma relação saudável e talvez venha me separar futuramente, meu filho chorou, disse que mesmo assim o ama. Não quer que me separe. Esse impasse tem me trazido muito sofrimento. Não consigo fazer com que meu marido se aproxime. Ele só o faz quando digo que vou embora.

A melhor resposta 5 MAI 2020

Olá Laura!

A situação que você está descrevendo é bastante complexa, você acaba ficando entre a cruz e a espada, consigo imaginar um pouco da situação angustiante que você está passando. Pelo que você me descreve do seu marido, ele não agia assim no começo e agora sua conduta mudou; isso não é nada benéfico e saudável para a relação de vocês e acho importante você ao menos cogitar a possibilidade de separação, afinal, se está ruim hoje é bem possível que a relação não melhore.
No que diz respeito ao seu filho, ele parece apresentar uma personalidade amável e adorável, mas ainda um tanto ingênua, talvez até incapaz de perceber o quanto outra pessoa o rejeita ou o faz mal. E esse é um ponto importante que você precisa levar em consideração nessa situação toda, que talvez seu filho ainda não seja capaz de tomar uma decisão por si próprio, e que vai ser necessário você tomar essa decisão por ele.

Talvez (todos esses "talvez" eu cito em razão de não conhecer a realidade de vocês), seja o caso de você considerar seriamente a possibilidade de separação (se seu marido realmente não tiver interesse em mudar efetivamente), ainda que isso faça seu filho sofrer nesse momento. Possivelmente o sofrimento dele agora será menor do que o sofrimento que os anos a seguir poderão trazer para ele.

Contudo, recomendo fortemente que você procure uma ajuda profissional para lidar com toda essa situação. Inclusive, seria interessante cogitar a possibilidade de seu filho fazer uma avaliação com um psicólogo (a) para que o profissional avalia as habilidades sociais dele e a capacidade dele em perceber o quanto alguém está fazendo bem ou mal à ele.

Esperto ter lhe ajudado. Abçs.

Jonas Angelo Psicólogo Psicólogo em Londrina