Relacionamento familiar, padrasto e enteado

Feita por >Melissa · 11 abr 2017 Terapia familiar

Sou casada a 5 anos, porém entre namoro e noivado foram mais 9 anos, ou seja, temos 14 anos de relacionamento, quando começamos eu já tinha um filho de 1 ano, que cresceu todo tempo com meu agora esposo, sempre viveram bem, e o pai do meu filho sempre teve contato com ele, mesmo que pouco, mas nunca o abandonou, oque acontece é o seguinte: meu esposo sempre o tratou como filho eles se amam, mas meu esposo é muito intenso muito rigoroso e cobra muito as coisas e meu filho agora deu para não aceitar essas cobranças, gritos e pressão. Ao conversar com meu filho ele me falou que não aguenta isso não é de agora, porém só agora ele não está mais aguentando pq diz que ele não é o pai dele, falou até em se matar de tanta pressão, porque não quer que nos separemos por causa dele. Com o meu esposo tenho um filho de 3 anos, ou seja, tenho 2 filhos. Meu esposo ama tanto ele , que fez vasectomia a um mês devido o fato de falar para todos que tem 2 filhos e que não queremos mais, enfim, eu gostaria muito de uma opinião, de como devo agir nesta situação. Ontem fui conversar com meu esposo e dizer que meu filho veio conversar comigo e que não esta mais aguentando esse clima tão intenso de tantas cobranças, meu esposo virou pra mim e falou que se ele tem 2 filhos, não vai tratar um filho diferente do outro e pra ferar tudo de vez quer se separar de mim. O que eu faço?

A melhor resposta 17 ABR 2017

procure ajuda psicologica PArA VC COm URGENCIA......vc precisa de ajuda.....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

18 ABR 2017

Seu marido deve procurar primeiro uma orientação profissional pois precisa aprender a lidar com o filho. Marque uma consulta.

Clínica Transformação Psicólogo em Joinville

18 respostas

12 ABR 2017

Olá Melissa! Pelo seu relato, percebo muita angústia nas relações e o quanto o discurso pode estar desgastado pela não compreensão do outro, as responsabilidades, os acordos que precisam se reafirmarem ou mesmo se renegociarem. A briga e os insultos nas relações podem ser expressões de desgaste e que dificultam o diálogo para uma negociação. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e administrados. Caso você perceba uma dificuldade na comunicação, negociação e percepção de determinados comportamentos, acredito ser importante procurar ajuda de Psicólogo para a família ou mesmo individual.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo, caso vocês se sintam a vontade em buscar ajuda nesta dinâmica familiar. Espero ter ajudado. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

12 ABR 2017

Oi Melissa!
Pelo seu relato, seu marido tem uma postura radical, não aceitando ser confrontado verbalmente, a ponto de sugerir a separação...
Por outro lado, seu filho adolescente precisa de um tempo, como todos os adolescentes...
Bom, essa é uma questão familiar onde todos são responsáveis pela dinâmica e a harmonia desse núcleo. Seria otimo vocês realizarem uma terapia familiar para os ajustes necessários!
Boa Sorte,
Erica D Taylor
Niteroi

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

12 ABR 2017

O mais interessante seria vc tentar cuidar do seu filho adolescentes são complicados ao ele se acalmar se entender as situações em família Iram melhorar muito !

Clínica Arapanes Psicólogo em São Paulo

14 respostas

12 ABR 2017

Oi Melissa. Por mais que seu esposo não seja o pai biológico do seu filho, afetivamente ele o é, e você deve auxiliá-lo a assumir esse papel. É comum que adolescentes se rebelem contra os pais (mesmo os de sangue), porém a posição do seu esposo nessa família deve estar sempre muito clara e você é fundamental nesse processo.
Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo