Quanto tempo pode durar uma depressão?

Feita por >Rgissst · 29 dez 2022 Depressão

Tenho 25 anos e sinto que sou depressiva desde criança, não triste, mas sem sentir felicidade genuína. Tive muitos traumas na infância e ainda hoje tenho uns fantasmas da vida. Já estive pior, hoje não choro mais, na verdade não consigo se quer chorar. Me sinto uma ameba

A melhor resposta 24 FEV 2023

Olá.
Você pergunta quanto tempo pode durar uma depressão.
Não existe um tempo, existem fases mais leves e outras nem tanto., com tratamento medico e psicólogo pode melhorar sua depressão.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Rgissst! Obrigado por perguntar. Depressão, em primeiro lugar, precisa de diagnóstico bem feito e individualizado. Muitas vezes, há outros elementos que precisam ser melhor temperados. A questão da duração da depressão, após diagnóstico consolidado, envolve controle, mas não cura.
Será muito importante você poder falar com um de nós, psicólogos, de forma mais específica e organizada. Pode ser que consigamos te ajudar a organizar melhor a tua vida, tuas energias e motivações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8654 respostas

30 DEZ 2022

Olá!
A depressão é um transtorno mental que necessita de tratamento psicológico e psiquiátrico. Quando é feito o tratamento a possibilidade de remissão de sintomas são maiores, mas é difícil mensurar o tempo de duração, pois existem tipos diferentes de transtornos depressivos, assim como cada caso é único.
O transtorno depressivo persistente por exemplo, conhecido como Distimia, apresenta um quadro depressivo mais longo e crônico. Portanto, a presença de qualquer transtorno mental é recomendado que procure acompanhamento, principalmente pelos prejuízos que trazem no dia a dia e na vida da pessoa, por se tratar de uma doença incapacitante.
Na Terapia Cognitivo Comportamental trabalhamos as crenças e pensamentos disfuncionais e distorcidos que os pacientes depressivos apresentam. Identificamos e fazemos a reestruturação cognitiva.

Espero ter te ajudado.
Qualquer dúvida, pode me chamar no chat.

Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

30 DEZ 2022

RG
Uma depressão, se não for curada, dura a vida toda e vai aparecer na próxima encarnação novamente; pode levar à norte ou pode transformar a sua vida num sofrimento contínuo, em doenças físicas...
Precisa curar sua depressão, ver a causa... consegue ver isso através da Psicoterapia.
Todos temos traumas, conflitos, algumas pessoas estãp depressivas e não se dão conta; outras sofren de ansiedade, tem traumas não resolvidos, conflitos não elaborados e acham que a vida é isso mesmo.
Não, a vida não quer o sofrimento, a vida e a abundância está onde tem alegria, prazer em viver, levez e criatividade.
Onde tem choro, angustia, depressão, ansiedade, tristeza, frustração, medo, raiva, rancor, desejo de vingança, melancolia, depreciação de si mesma, dores físicas, fibromialgias e outras tantas, são todos conflitos que precisam ser resolvidos.
Espero ter conseguido responder...
Voce est´[a se sentindo uma ameba... pois isto precisa rever, porque não é isso que voce é. O teu problema precisa resolver!
Abraços

5826 respostas

30 DEZ 2022

Olá! A depressão é transtorno mental que atinge muitas pessoas e que interfere na capacidade da pessoa sentir prazer, interagir ou participar da vida de forma ativa. É uma doença grave e incapacitante, podendo apresentar alguns sintomas como desânimo, tristeza, falta de vontade, choro com facilidade e dificuldade ou impossibilidade de sentir prazer, alteração no apetite, no peso e podendo ter insônia.
Quando a depressão ocorre por mais de 2 anos é chamado de Transtorno Depressivo Persistente (Distimia), a pessoa está sempre com o humor triste, como se tivesse uma nuvem negra em cima dela, e tem dificuldade de lembrar quando não era assim.
A depressão se não tratada pode durar a vida inteira.
Busque um profissional e inicie o tratmento para que tenha uma vida com valor.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro