Quanto tempo dura uma terapia?

Feita por >laura · 3 ago 2020 Psicoterapias

Gostaria de saber quanto tempo demora uma terapia, tem que ser longa, pode ser rápida?

A melhor resposta 4 AGO 2020

Depende primeiramente da demanda do cliente como também da abordagem do terapeuta. No meu caso demora em média 7 sessões.

Kelton Medeiros Teles Psicólogo em Fortaleza

38 respostas

5 AGO 2020

Olá Laura.
A terapia não tem tempo exato para terminar. Pode ser rápida também. Citarei um exemplo: A terapia poderá durar uma ou duas sessões se você tiver dúvidas relacionadas a um determinado assunto e quer somente uma orientação naquele momento.
Caso queira tratar traumas, fobias, depressão ou outros transtornos que exijam o conhecimento mais profundo de detalhes como dados familiares, vida social, saúde, uso de medicamentos, vida profissional, financeira, sexualidade, espiritualidade entre outros, o tempo poderá se estender pois exigirá muito mais diálogos entre você e o terapeuta para colher todos esses dados e para que as mudanças sejam planejadas e executadas. Ou seja, de acordo com o que você perguntar ou se queixar o profissional fará as perguntas necessárias para entender o que você está buscando. De acordo com o caminho que você quiser seguir o profissional vai ajudá-lo a traçar as metas para o percurso. O ritmo quem vai dar é você. Cada pessoa é única e portanto age no mundo de forma única.
O profissional segue as linhas científicas nas quais se habilitou para atender e acolher cada paciente de forma individualizada. As estratégias serão guiadas pelo terapeuta mas quem vai desenvolvê-las é você.
Você pode marcar um horário com o psicólogo para conversar sobre essa questão com mais detalhes e tirar outras dúvidas sobre como se desenvolve o processo da terapia psicológica. Depois disso decide se quer ou não contratar o profissional.

Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

4 AGO 2020

Olá Laura, tudo bem?

Olha, infelizmente não há um tempo exato para isso, pois depende de muitas coisas como: as demandas da pessoa, que são os problemas que ela tem para resolver, o empenho da pessoa na terapia, pois ela também tem que fazer a parte dela, há quanto tempo ela tem essas demandas, como são essas demandas, o ambiente que ela vive, sua regularidade na terapia, e por aí vai

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

4 AGO 2020

Olá Laura
Depende muito do que você quer discutir em terapia e da abordagem, se será focada em um assunto específico poderá durar menos tempo, mas a terapia normalmente não tem um tempo pré determinado porque é como reformar uma casa, você pensa que vai mexer só no piso e então começam a surgir outras coisas que precisam de cuidados.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 AGO 2020

Oi Laura, sou Geime Rozanski - Psicoterapeuta
Uma psicoterapia dura o tempo necessário para despertar a consciência e da prontidão que tem de fazer a mudança necessária.
As vezes, se resolve em uma ou duas sessões. Outros casos pode durar anos. É a conscientização que cura; O Psicoterapeuta apenas instiga, e faz o cliente perceber onde está, como faz e porque faz. A mudança quem faz é o paciente porque ele é o dono da sua vida. Se não quer crescer, se não quer melhorar, se temiam em continuar se enganando, não se cura nunca.

5817 respostas

4 AGO 2020

Olá Laura! Grato por participar. Esse é uma resposta que exige muita abertura mental para compreender. Para modificar de forma consistente o jeito de pensar, sentir, interpretar, comportar, com duração e crescimento, com frequência mínima semanal, em minha experiência de trinta e seis anos, demora pelo menos seis meses.
Estarei, com o maior prazer, à disposição para explicar os fundamentos dessa consideração.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

4 AGO 2020

Olá Laura!
Sim, existem abordagens que costumam ter curta duração. São centradas em problemas atuais, não se aprofundam em traumas ou problemas passados, com isto chegamos a outro ponto, também depende d queixa do paciente e do quanto realmente está aberto e disponível para a terapia.

Psicóloga Raquel G Teixeira Psicólogo em São Paulo