Qual o melhor alívio da ansiedade

Feita por >Sonho · 31 jul 2023 Ansiedade

Como faço para amenizar minha ansiedade e angústia, sinto uma dor enorme no peito, uma pressão, me sinto fraca sem forças nem animo para fazer as coisas que gosto, tenho muitos projetos em casa, e cada dia fica mais dificil suportar...

A melhor resposta 3 AGO 2023

Obrigado pela sua pergunta. Bom, a ansiedade ela é uma reação a algo, assim como outras reações fisiológicas. Esse é o primeiro ponto. O segundo ponto é que existe ansiedade que é natural, pois todos nós sentimos e vamos sentir enquanto estivermos vivos, e existe a ansiedade que pode ser considerada patológica. Então como saber qual das duas você está experienciando? Somente através de uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. E na terapia nós ensinamos técnicas aos pacientes sobre como lidar com essa ansiedade intensa, mas nós vamos adaptando a cada caso, junto com a pessoa. Isso porque justamente, existem estímulos internos e externos que iniciam o mecanismo da ansiedade e esses estímulos são específicos de pessoa para pessoa. A pessoa A pode ficar ansiosa em situações com pessoas que não conhecem, e a pessoa B pode ficar de boa nessa mesma situação. Portanto no seu caso, você poderá usar várias técnicas que estão disponíveis por aí, pode até sentir alívio, mas enquanto você não aprender a lidar com os estímulos que desencadeiam a ansiedade ela vai ter uma tendência a continuar.

Mas vamos imaginar que seja uma ansiedade mais leve. Algumas práticas ajudam a aliviar: atividade física regular, sono regular, evitar cigarro, excesso de café (e outras bebidas estimulantes como energéticos), meditação, lazer, evitar sobrecargas de trabalho. São orientações básicas e mais genéricas que auxiliam no manejo da ansiedade. Eu recomendo que você busque ajuda profissional para ter um acompanhamento mais de perto. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 AGO 2023

O que é a ansiedade?
Você está insatisfeita com a sua atual vida, imagina um futuro grandioso idealizado, mas não tem conhecimento técnico para executar e chegar a este mundo sonhado.
Este sonho distante que nunca chega perto te causa angústia e ansiedade.
Faça Psicoterapia para possibilitar a conquista deste sonho!
Abraços

5817 respostas

3 AGO 2023

Olá, achei super interessante sua pergunta!
Primeiro acho que é importante ressaltar que nem sempre a ansiedade é um problema, ela nada mais é do que uma resposta evolutiva. Mas muitas vezes, quando ela foge do controle e passa a ser prejudicial no dia-a-dia, é importante investigar para o que ela está apontando.
Como a ansiedade é uma resposta do corpo diante de uma ameaça, antes de tentar eliminar é preciso entender o que na sua vida tem se apresentado como ameaça e quais as situações ela se torna tão perigosa a ponto de trazer esse sentimento de mal-estar.
Infelizmente não é algo tão simples e direto de resolver, mas felizmente com uma escuta qualificada e acolhimento você pode aprender a lidar com ela de uma maneira mais saudável.

Se quiser falar mais e investigar mais a fundo sobre isso me coloco à disposição.
Abraço

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493
Atendimentos Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

3 AGO 2023

Boa noite
Diante desses sintomas apresentados, eu te sugiro duas coisas:
1° : um check up médico. Algumas alterações fisiológicas podem desencadear sintomas de fraqueza, cansaço. Então é importante descartar possíveis causas físicas.
2 º: um acompanhamento psicológico para te ajudar a lidar com este momento e todas as emoções envolvidas.

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

2 AGO 2023

Olá, Sonho!

A amenização dessa sensação de ansiedade e sentimento de angústia iniciará com a gradual conscientização de quando e como esse mal-estar se apresenta no seu dia-a-dia, Sonho, com o processo psicoterápico iremos abordando e acolhendo essa ansiedade e angústia que vem sequestrando seu ânimo, seu humor, sua disposição; e para tal precisamos falar sobre sua história de vida, de quando você começa a se sentir afetada pela ansiedade, desnorteada pela angústia, pois tais sintomas de dor no peito, pressão e perda de energia são a consequência física, perceptível de toda uma dinâmica afetiva que vem sendo ativada no seu emocional.

Sonho, fico à disposição para realizamos esse trabalho de conscientização e consequente terapia desses males, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

2 AGO 2023

Olá Sonho, espero que esteja tudo bem com você.

Quero tranquilizá-la de que é possível encontrar maneiras de amenizar esses sentimentos intensos. A sensação de dor no peito e a pressão que você está experimentando são sintomas muito comuns da ansiedade, e é importante lembrar que você não está sozinho(a) nessa jornada. É fundamental entender que a ansiedade pode ser uma resposta natural a diversos desafios da vida, mas também pode estar relacionada a experiências passadas e crenças sobre si mesmo(a) e o mundo, dentre outras possibilidades, como estilo de vida. Ao explorar essas questões, podemos identificar quais situações ou pensamentos específicos estão desencadeando sua ansiedade e angústia. Lembre-se de que a ansiedade é uma emoção natural e pode ser gerenciada com paciência e autocompaixão. É fundamental ser gentil consigo mesmo(a) durante esse processo de cura e crescimento emocional. Seus sentimentos são válidos, e cada passo em direção ao autocuidado é um passo importante rumo ao bem-estar emocional. Para iniciar as mudanças que você está buscando no momento, é muito indicado iniciar um processo de psicoterapia junto a um profissional capacitado. Por isso, se for possível, inicie seu acompanhamento junto ao Psicólogo o quanto antes, para que esse quadro possa ser revertido, e você possa experimentar a sua realidade de uma maneira mais saudável, positiva e equilibrada.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 AGO 2023

Olá Sonho! Obrigado por perguntar. Não pensemos o melhor. Pensemos os mais comuns, factíveis, para a maior parte das pessoas. A escolha prioritária, que precisa, com o tempo, da diversificação, exige maior conhecimento de caso a caso; envolve, por exemplo: conversa verdadeira e amigável com pessoa de confiança, atividade física, estudo sério e consistente, prática de esporte coletivo de contato, atividade física regular, estudos comprometidos, trabalho ético, envolvente e realizador, turmas de colegas e conhecidos éticos, entendimento da cultura e da natureza humana, etc.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

1 AGO 2023

Ansiedade é uma condição psicofisiolósgica que deve ser entendida por duas possibilidades: Nomal ou Patológica. A ansiedade normal é necessária a vida e a nossa sobrevivência, esse estado psicofisiológico nos prepara para uma reação diante de algo perigoso ou algo com o que devemos dar certa atenção no que tange evento futuro. Já ansiedade patológica é a condição psicofisiológica que afeta negativamentea nossa vida. Nesse momento o que está vivendo pode ser considerado como tal. A priemeira forma é buscar entender os elementos que estão relacionados ao seu contexto de vida, identificar se tem algo real que esteja mobilizando o incomodo. Em seguida, listar possibilidades de ação que pode seguir para lidar com os fatos que estejam relacionados ao seu incomodo. Evidente que aqui não pode passsar de suposição e indicação genérica do que poderia fazer. Por isso auxílio especializado para entender melhor tudo o que está acontecendo com você seria a melhor forma para controlar os sintomas que apresenta, assim como também poder realizar ações preventivas futuras.

Att

Cid Elton - Psicólogo Clínico