O que posso fazer para aliviar?

Feita por >Sofia · 3 ago 2023 Abordagem psicológica

Oi, tudo bem?

Me chamo Sofia. Há seis anos atrás comecei a ter Toc e isso não mudou, comecei a ter outros tipos, limpeza, pensamentos obsessivos, um desses era uma das coisas que eu amava fazer, ler.
Comecei a repetir as primeiras palavras das frases da leitura. Na época era fraco, mas estressante de qualquer forma. Eu ficava muito tempo no quarto lendo e lia só três páginas. Eu repito para de alguma forma eu entender mais, porque na minha mente se eu ler rápido eu não estou entendendo a leitura mesmo entendendo, ou leio assim para absorver melhor, mas é muito estressante, porque leio em um ritmo muito devagar. E tem vezes que volto muito em partes que eu já li, porque se eu não voltar vou achar que sou preguiçosa. Leio palavra por palavra. Se tornou mais forte hoje! E não consegui ler mais! Fico em uma única frase por muito tempo, mesmo entendendo o que a frase diz. Tentei ler um conto, era um conto que tinha uma escrita um pouco difícil, fiquei mais de meia hora lendo em uma única página.
Também me distraio muito durante a leitura criando cenários em minha mente nada a ver com a leitura. As vezes faço isso porque a leitura está difícil, e me faz eu me sentir frustrada por estar me desfocada. E esse pensamento de me chamar de preguiçosa acontece diversas vezes ao longo do dia se eu não fazer alguma coisa que eu não goste ou se eu não fazer tal coisa mais que uma vez, por exemplo, lavar um copo que eu já lavei por deixar uma sujeira bem pequena. É normal, e é só meu jeito de ler ou é o Toc?
Com o tempo comecei a ter devaneios, como disse acima, para suprir minha carência e o fato de eu me sentir sozinha de alguma forma, porém se tornou um vício. Criei vários personagens, a voz, aparência, as roupas e eles tem nome. Crio várias situações com vários cenários, situações de felicidade, angústia, tristeza, medo... Para eles ficarem mais reais coloco uma música que tem a ver com o a situação que imagino, começo a andar de um lado para o outro e meu coração começa a acelerar enquanto ando. As vezes faço movimentos repetitivos como se estivesse realmente vivendo aquilo. Mas eu sei que tudo isso é fictício.
Então não faço outra coisa além disso! Minha vontade é maior! Deixo de realizar as atividades que gosto e atividades que eu preciso, e isso me angústia muito e faz eu me sentir culpada de eu estar nessa situação, e começo a me julgar.
Eles são muito frequentes.
Uma coisa que acho que possa estar relacionada com tudo isso, é que eu me masturbo frequentemente para relaxar, e eu acho que possa estar relacionada a tudo isso. O que pode ser tudo isso? É possível tudo estar relacionado? O que eu devo fazer sozinha, além de terapia, para aliviar tudo isso? E quando eu fizer terapia qual tipo devo fazer para aliviar tudo isso!

A melhor resposta 8 AGO 2023

Olá Sofia. O TOC, quando não tratado adequadamente pode ser muito disfuncional e trazer muito prejuízo para a vida da pessoa. Você mesmo, no seu relato, deixou isso bem claro com todas essas situações. O tratamento do TOC deve ser feito com medicações, que auxiliam a reduzir os pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos, e com terapia, que ajuda o paciente a lidar com o conteúdo dos pensamentos e com os comportamentos. O TOC gera pensamentos intrusivos que vem com intensidade e tensão, quando você faz o que o pensamento "diz" essa tensão é aliviada, mas aí o ciclo recomeça. Então para melhorar isso é fundamental realizar o tratamento adequado (terapia + medicação). Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá Sofia, o melhor que pode fazer para você nesse momento é iniciar a terapia, pois assim você terá maior clareza do tem acontecido com você. De qual o sentido das repetições na leitura. Você pode fazer terapia em qualquer abordagem.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

4 AGO 2023

Olá Sofia! Obrigado por escrever. Embora não tenhamos tua idade, tempo de duração desses hábitos, nem precisão da intensidade poderemos te ajudar a ponderar algumas coisas. As pessoas, até mais ou menos os vinte e cinco anos de idade, precisam, dada a sociedade complexa, vivenciar turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam praticar esportes coletivos de contato, vivenciar estudos sérios e consistentes, precisam ter trabalho comprometido, grupos de estudos, teatro, arte e cultura, para que entendam melhor a natureza humana e alguns detalhes da cultura. Seu relato de leitura contém a preocupação de realmente assimilar o que está lendo. Isso é um aspecto bom, mas precisa ser adequadamente temperado com outras vivências.
Você precisa é de convivência real com pessoas, diretamente, ao vivo e em cores. O estudo em grupo, o esporte coletivo de contato, dependendo de tua idade, o trabalho profissional remunerado, é talvez a melhor opção, se não for possível diversas; trabalho com grupos de serviços comunitários, teatro, escola de circo, são excelentes alternativas.
A questão central quanto ao trabalho com psicólogo, não é o tipo e psicoterapia, é a ética, consistência, experiência, cientificidade, profundidade do psicólogo. Isso você verá em nossas respostas, opiniões das pessoas e em nossos perfis. O profissional com profundo domínio e conhecimento de sua técnica, ser faz adequado por diversos caminhos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

4 AGO 2023

Olá Sofia,
Lamento seu sofrimento.

Esses padrões de repetição podem se dar por motivos distintos. É algo a se analisar.

De três formas diferentes você se chamou de preguiçosa em seu relato. Isso pode ser uma distorção da sua autopercepção, que te leva a uma estratégia para compensar esse sentimento negativo (a repetição), que, por sua vez, te leva a um sentimento negativo (frustração).

Sobre o tipo de terapia, posso dizer que a que você se sentir mais confortável em fazer!
Todo profissional competente dedicado à sua abordagem possui instrumentação suficiente para lidar com seu caso!

Se quiser conversar mais a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo