O que faço para aliviar o ódio?

Feita por >Magali · 24 jan 2023 Abordagem psicológica

Estive casada por 14 anos com uma pessoa, o qual me traiu a primeira vez com uma colega de trabalho. Quando tínhamos 7 anos de casados, após o ocorrido o mesmo queria se matar, pedindo que eu o perdoasse. Eu acabei perdoando porque realmente pensei ser um arrependimento verdadeiro! Porém quando fizemos 14 anos de casados ele pediu divórcio e assumiu, em menos de um ano essa mulher com quem me traiu!
Tenho tido, pensamentos horríveis eu penso em comprar uma arma, e dá sete tiros nele, cada tiro corresponde aos sete anos que perdi dá minha vida! Tenho ódio, muito ódio por ter acreditado nesse infeliz, pra fazer isso! Acredito que não podemos obrigar alguém a nos amar e permanecer ao nosso lado! Mas porque uma pessoa fez tudo isso, escondido e não deixou eu viver minha vida lá atrás? Tantas anos a mais pra fazer isso? Porque? Hoje estou divorciada há um ano, mas me encontro doente fisicamente e emocionalmente! O ódio é tão grande que quando saio pra qualquer lugar, me vem esses pensamentos repentinos, então tento me controlar, pra não ter que chorar! Eu já não consigo dormir e nem me alimentar direito!

A melhor resposta 20 FEV 2023

Cara, Magali
A TRG, Terapia de Reprocessamento Generativo, abordagem com.a qual trabalho, diz que toda emoção tem uma lógica, onde o nosso inconsciente comanda 95%de nossas escolhas e decisões. Você bem sabe que não adianta culpar o outro pelas decisões que ele toma.
O importante é você se olhar,se cuidar e procurar entender porque está sofrendo e não consegue ser feliz por você mesma, ter autoestima, se gostar e não se sentir jogada fora, talvez até por alguém que não a mereça. O ódio é um sentimento que corrói e não leva a nada, apenas à dores e sofrimentos.
Não deu certo? Refaça sua vida.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

27 JAN 2023

Bom dia , Magali
O nosso psiquismo tem uma lógica e nosso inconsciente registra 90% de nossas vidas e é ele que comanda toda a nossa vida, nossas escolhas, etc.
Não se culpe e nem tenha ódio de você porque foi uma vítima e não a causadora de tudo.
Algo deve ter acontecido em seu passado para que esses sentimentos de baixa autoestima existam .
E você perdoou e deu a ele uma nova chance, mas ele não a merceceu.
Você foi corajosa e saudável, mas pelo visto ,você não o perdoou e nem se perdoou , pois está causando dor em você mesma. Porque precisa sofrer ?
A vida continua e você deve procurar o melhor de si , tentando superar essas dores físicas e mocionais ,resolvendo seus traumas e essa maneira de responder a eles.
Vai sofrer por alguém que lhe fez mal?
Você precisa se amar, se libertando desses sentimentos e não alimentá-los.
A vida é feita de escolhas e você fez uma escolha errada em sua vida, o que não justifica continuar errando.

Ana Lúcia Vieira Psicólogo em Uberaba

20 respostas

27 JAN 2023

Oi Magali
Reverta esta situação: Voce ficando assim frustrada, raivosa e pra baixo é o que ele quer...
Voce se libertou de uma pessoa sem valor, sem princípios...
Não foi ele que te deixou... foi a Vida que tirou ele do teu caminho por dois motivos:
1 - Por voce mercer um homem de verdade, um homem de valor, consciente do seu papel de provedor, amigo, companheiro, protetor.
2 - Toda a traição envolve as duas pessoas, a traída e o traidor; ambos tem conflitos que precisam resolver. Enquanto não resolver os fatos se repetem até aprender. Esta é uma lei da vida!

No primeiro evento de traição, voce não resolveu no teu emocional a causa de ter sido traída e o fato precisou ser repetido para dar-se conta... agora mesmo voce não está se dando conta (precisa de Psicoterapia) e reage com revolta, com raiva, com desejo de vingança, adoecendo fisicamente...

Tão logo entenda a causa, sua consciência se abrirá e a dor passará. Só assim terá a possibilidade de refazer a tua vida de uma forma mais realizadora. Não foi perda de tempo... foi o necessário que voce precisava.
O teu ex não vai passar impune... também precisará corrigir seu emocional para não continuar gerando conflitos.

Abraços

6349 respostas

26 JAN 2023

Olá Magali, espero que esteja tudo bem com você.

Sinto muito pelo que aconteceu na relação com você, mas entenda que agora você precisa começar a pensar mais em você, e somente em você. Se você acha que perdeu 7 anos estando com ele, você não vai querer ter a sensação de ter perdido mais 7 anos deixando esses sentimentos negativos tomarem conta de você, e desestruturando diversos setores em sua vida, prejudicando consideravelmente a qualidade de sua vida e de seu desenvolvimento, comprometendo seus sonhos e seus objetivos. A dor sempre é algo inevitável na vida de um ser humano, o que nos coloca em igualdade um com o outro, porque em algum momento vamos sentir dor, mas o sofrimento, esse é opcional, pois podemos escolher não ficar sofrendo, e sim nos libertar dessa corrente que nos oprime, buscando algo melhor para a nossa existência. A dor, essa parece que você já sentiu. Mas te chamo a refletir como você está lidando com esse sofrimento, e como você está deixando ele tomar conta de sua vida. Comece a olhar para todo seu futuro, e tudo aquilo que você pode fazer e construir ainda, todas as coisas boas que você ainda pode vivenciar, incluindo outras vivências amorosas, em relacionamentos muito mais saudáveis e potentes. Porém, o primeiro passo para obter isso, é se curar, e o processo vai ser mais demorado e doloroso se você ficar voltando par o passado desta forma. Neste sentido, um Psicólogo pode te ajudar bastante agora, e é muito indicado para você neste momento. Com um acompanhamento profissional você vai puder trabalhar todas essas questões que ainda não foram bem elaboradas, e que ainda te causam dor no momento. Por isso, entre em contato com um Psicólogo de sua escolha, e inicie seu processo de mudança. Agindo assim, você estará pronta para reconduzir sua vida pelo caminho que deseja, sem que eventos passados atrapalhem a qualidade de sua vida. Esse passado que te causou dor e decepção, não voltará mais, e não deve voltar mais realmente. Mas o futuro, esse sim ainda vai chegar, e você pode construí-lo da melhor maneira agora mesmo.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

25 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2407 respostas

25 JAN 2023

Oi Magali! Obrigado por escrever. A maior vítima do nosso ódio, somos nós mesmos. Você já experimentou a frustração e o sofrimento da relação sem reciprocidade. Odiar, será te punir pela segunda vez. Você precisa se desligar disso, para namorar consigo mesma, reorganizar a vida.
Quantas pessoas você já deu um tiro na vida? Teorias são profundamente diferentes de práticas; teorias levadas a cabo, geram consequências. Alimentar o ódio é o mesmo que dar continuidade, de forma profundamente inadequada, a um relacionamento que acabou.
A questão não será aliviar o ódio, será organizar metas e objetivos, livres do ódio, da decepção vivenciada. A questão será dar vida a tuas metas, objetivos, sonhos, planos, que podem ser resgatados desde tua infância, podem surgir no contexto de vida atual.
Será importante você poder conversar sobre o que está vivendo, sentindo, sobre o que pode planejar, sobre tuas possibilidades e potencialidades, com pessoas éticas, confiáveis, amadurecidas, sensatas.
Em termos ideias, será importante, você contar, por um tempo, com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.