Quais profissões aprender com QIT 95?

Feita por >Tiago katringue · 19 ago 2023 Abordagem psicológica

Com uma inteligência (QIT 95) quais profissões posso aprender? Perguntei a um psicólogo (não o que fez a avaliação? Ele disse que não me poderia dizer pois seria falta de ética, eu encarei como se ele não quisesse me desanimar e dizer que não dá pra ser um advogado ou médico com esse nível de QI... é isso mesmo? Por favor ser sinceros comigo..

A melhor resposta 22 AGO 2023

Olá Tiago, obrigado pela sua pergunta. Bom, em primeiro lugar diversos questionamentos me vem a mente com a sua pergunta. O primeiro seria o motivo dessa avaliação psicológica que você fez e que deu esse resultado. Claramente não foi um processo de orientação vocacional, porque ele não se prende a valores de quociente de inteligência. Você não deveria se prender a esse valor, veja bem, não é isso o que vai determinar o que você pode fazer ou não. Eu sou especialista em testes psicológicos, então te digo com propriedade que os testes eles avaliam algo pontual, com um objetivo, limitado naquela situação. Os valores podem mudar um pouco de aplicação para aplicação, dependendo das condições em que o paciente fez o teste. Muito se evoluiu em relação aos testes de QI como método para medir a inteligência no século passado. Hoje se aplicam testes mais específicos, levando-se em conta o histórico de cada um, suas preferências, habilidades e competências. Além disso não existe uma inteligência, mas múltiplas inteligências, habilidades e aptidões. Mais uma vez, não se apegue a esse valor, esse número reflete a média nacional e provavelmente a maioria de nós aqui teria um valor semelhante. O que vai determinar o que você pode fazer é você e mais ninguém. Você deve avaliar as áreas (ou áreas) que tem interesse, pensar na profissão que desperta o seu interesse e vai em frente, busque o seu sonhos. Seja advocacia, medicina, o que for. O seu único limite é você mesmo. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 AGO 2023

Tiago,
De nada vale um QIT 95 (avaliação do sistema) se não sabe a tua vocação. Precisa saber o teu objetivo de vida.
O psicólogo não te disse, provavelmente porque não sabia, pois precisa descobrir qual o o teu propósito de vida.
O QI 95 não gabarita a nada se está deslocado do teu objetivo de vida.
Abraços

5899 respostas

20 AGO 2023

Olá,
É complexo dizer qual profissão você é capaz de exercer ou não. O autoconhecimento vai direciona-lo a escolher a profissão que você quer e buscar ferramentas para se formar. Ninguém melhor do que a própria pessoa pra dizer o que é capaz de fazer, mesmo que seja algo difícil de ser realizado. Difícil nao sinônimo de impossível. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudar neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

20 AGO 2023

Olá Tiago! Obrigado por escrever. Há uma série de elementos extremamente frágeis que estão direcionando tuas reflexões. Esse negócio de quantificar inteligência é algo muito complexo, difícil, questionável. Einstein, Garrincha, e muitos outros, passaram por momentos de serem tidos com pessoas portadoras de dificuldades intelectuais.
Não faz parte do meu perfil não ser sincero. De outro lado, para poder construir avaliação solidamente embasada, eu ou qualquer psicólogo sério, precisa de avaliação profunda, para muito além de testes. Inteligente mesmo é a pessoa que constrói caminho de vida com harmonia, ética, alegria, realização. A persistência com estratégia, técnica, bom senso e alegria, faz a gente aprender cada coisa.
Tenha coragem de vivenciar caminhada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, por algum tempo, com a assessoria científica de um de nós, psicólogos. Certamente você melhorará tua avaliação sobre inteligência e sobre si mesmo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.