Sou uma adulta que não sabe o que quer ainda

Feita por >Luana Lopes Bertoleti · 19 mai 2020 Orientação profissional

Olá bom dia, eu gostaria de pedir uma ajuda.. vai fazer uns 4 anos que sai do ensino médio, foi uma fase super difícil para mim pois tive depressão na adolescência, meu desempenho foi super abaixo da média e não consegui aprender quase nada do que estudei e agora após 4 anos ainda sinto que nao consegui nada na vida, não consigo me achar em nenhuma profissão já fui em feiras de profissões, já fiz testes vocacionais mas de nada adiantou, nao sei que carreira seguir e vejo que o tempo está passando para mim, preciso encontrar algo que eu goste de fazer para assim ter uma profissão, me falta um foco, um objetivo é talvez até um propósito de vida porém não consigo acha-lo vivo a vida por viver, me arrastando e sem foco algum e isso está me tirando as forças, sou uma pessoa irresponsável com tudo na minha vida, o que eu poderia fazer para mudar? Já sou uma adulta que não sabe o que quer ainda depende pra tudo dos pais e não sabe se virar sozinha e nem ter personalidade com nada, tenho 21 anos.

A melhor resposta 20 MAI 2020

Olá Luana Lopes Bertoleti,
Em primeiro lugar, não se sinta culpada pela situação em que te encontras;
Em segundo lugar, não é uma irresponsável, pois estás preocupada e se questiona com relação ao seu futuro.
Quando nós nascemos já trazemos conosco determinados talentos que depois se transformam em ferramentas para cumprir com a tua missão de vida.
O que aconteceu é que o sistema te mandou estudar, estudar por estudar, para depois se adaptar a um trabalho dentro da expectativa que o sistema queria de ti.
Acontece que tu não gosta de nenhuma profissão que o sistema te propõe e nem deve aceitar, pois não gosta de nenhum.
Qual o objetivo da vida? Se realizar, ser feliz, realizar o teu projeto de vida que é particular e diferente. Só precisa descobrir. Então, esqueça todo o estudo feito, todos os testes realizados... volte-te à tua infância e lembre-se do que mais gostava de brincar, quais as brincadeiras que mais gostavas? Ali está escondida a tua profissão, o teu trabalho.
Devagar deves te tornar autônoma: superar tua dependência afetiva e financeira e se firmar em ti mesma.
Depois, podes também estudar, dentro do que escolheu se dedicar. Aí te garanto que vai ter sucesso.
Neste trabalho e nestas descobertas, podes escolher um bom Psicoterapeuta para te acompanhar e te ajudar a escolher.
Não estás atrasada, não estás sendo relapsa, estás no tempo certo.
Te questionas porque queres ser tu mesma e isto é grandioso.

5830 respostas

23 ABR 2023

Olá Luana, como se sente hoje?
Triste quando isso acontece, não é mesmo? Visando o que foi falado, entendo que temos alguns pontos a serem trabalhados como entender competências que você possui e que para a ascensão de carreira, são exigidas ter para o possível crescimento. Por conseguinte, eu trabalho com orientação de carreira visando a primeira escolha profissional, crescimento profissional ou busca por novo emprego trabalhando o autoconhecimento, psicoeducando pensamentos disfuncionais, a melhor escolha de carreira que ela poderá fazer por você HOJE sem influências de outros, planejamento de mercado, pessoal e bônus para linkedin, currículo e entrevista. Conte comigo para te ajudar!

Hellen de Souza Ferreira Psicólogo em São Paulo

10 respostas

29 OUT 2020

Olá Luana..
Noto que essa sua indecisão sobre o futuro profissional está travando sua vida, não permitindo sentir as coisas prazerosas que a vida oferece, fazendo com que fique estagnada em um ponto confortável, travando uma briga emocional interna com você mesma.
Mencionaste que realizastes testes vocacionais, mas que não adiantaram. Os testes vocacionais são ferramentas auxiliares que contribuem para a facilitação da compreensão das atividades que mais lhe atraem. Sendo aplicados isoladamente, não trarão resultados proveitosos, mas aplicados em combinação com outras técnicas fazem todo sentido.
Oriento você a buscar orientação profissional e de carreira com um profissional qualificado para isso, que irá te ajudar na busca do autoconhecimento, na buscar de entender e compreender quais são as atividades que te fazem brilhar os olhos, que lhe proporcionam prazer e satisfação, para teres uma vida mais prazerosa.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

26 MAI 2020

Luana tudo bem?
Você ja procurou uma terapia para lhe ajudar a atravessar essa etapa? Seria enriquecedor e lhe ajudaria a clarear seus caminhos.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Algumas reflexões: vivemos em uma sociedade muito complexa, na qual as pessoas tem que ponderar sobre uma enormidade de coisas como, por exemplo: cursar ou não faculdade, aprender língua estrangeira, dirigir, lidar com mídias sociais, estar atenta à avalanche global de coisas novas, filtrar o que é útil diante da imensa maioria das coisas irrelevantes. Logo precisa mais tempo para adquirir predomínio da autonomia. Nas classes médias, com expectativas maiores, as pessoas costumam adquirir esse amadurecimento por volta dos trinta e cinco anos. Assim, por esse raciocínio , vocês ainda não está adulta. Quantas mais escolhas se pode ter, mais complexo o processo de escolha. Logo, é preciso se fazer, muito além de "testes vocacionais", orientação ocupacional profunda (realidade de mercado, interesses, habilidades, traços de personalidade, perspectivas de futuro, potencialidades, dentre outros aspectos). Também cabe não esquecer que toda verdade é provisória, a vida e o desenvolvimento não param, são dinâmicos, mas isso não retira a necessidade de escolher alguma coisa e o tempo necessário de dedicação para aprofundar nele, de tal forma que se faça melhor do que o não profissional e se tenha propriedade para aprofundá-la ainda mais ou escolher outro caminho. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8664 respostas

20 MAI 2020

Olá Luana, tudo bem?

Pelo seu relato a passagem pelo ensino médio não foi nada fácil. E provavelmente as suas notas e desempenho não foram nada satisfatórios para você. Mas isso não foi totalmente por falta de empenho da sua parte, pois na época você estava doente, e a depressão retira o foco e concentracão nos estudos mesmo. Isso é comum. Mas mesmo com toda essa dificuldade você conseguiu algo na sua vida, se formar no ensino médio
Foi uma ótima iniciativa sua ir a feiras de profissões e fazem testes vocacionais, mas infelizmente nenhum deles vai te dar uma direção 100 por cento correta do que fazer. Isso vale para qualquer teste

Por tudo o que você diz nesse relato você está em uma fase de auto conhecimento mais profunda, de auto descoberta. E isso normalmente leva um tempo. Mesmo assim vou lhe dar 2 dicas:

1 - O que você quer para você?
O que você tem vontade de fazer que não podia quando estava no ensino médio? Você tem vontade de viajar? Se tem, para onde? Tem vontade de ter uma CNH? Quer comprar um carro ou moto? Pensa em namorar ou casar? Qual o tipo de pessoa você quer ao seu lado se você pensa nisso? Se faça tais reflexões para tentar ir mais fundo em seu autoconhecimento

2 - Um episódio importante
Você gosta do seriado " Todo mundo odeia o Chris"? Mesmo se você não for fã da série eu recomendo a você que assista o episódio " O orientador". Você pode retirar algumas ideias assistindo esse episódio

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira