Quais as consequências de se viver uma Persona ou Alter Ego no cotidiano?

Feita por >Anônimo · 20 abr 2023 Abordagem psicológica

Gosto de psicologia e tudo o que envolve a mente humana. Quando soube que eu poderia criar um ''eu ideal'' e começar a ''agir como ela'', construí um alter ego e vivi cotidianamente no trabalho com ela. Com o tempo, isso se tornou desgastante e confuso. Passei a duvidar de mim e foi muito difícil me dissociar dessa personalidade glamorosa. Agora que deixei isso ir, me sinto estranha, fora de cena, não sinto mais o prazer de como meu personagem me fazia sentir em público. Gostaria de saber sobre, para que um dia eu possa contar a minha história detalhadamente!

A melhor resposta 24 ABR 2023

Todos temos cinco traços de caráter, que são mecanismos de defesa, e ficam se revezando no comando da nossa mente. E claro, temos ganhos e dores com cada um. Um lado seu da fato gosta de ser admirada, aplaudida, provavelmente por ter bastante desse traço que gosta de estar em evidência. Entre em contato comigo que te explico melhor e você vai poder viver sem achar que monta personagens e que é errada no mundo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

23 ABR 2023

Oi Fernanda,
Voce simplesmente criou um outro ego e se iludiu com o que ele criou.
Voce já tinha um ego que te dava problemas e criou outro quando precisava entender quem é voce, qual a sua verdadeira identidade, como a sua mente funciona.
Temos a mente racional, na qual está o ego e nessa mente criou outro ego (alter ego), e temos a mente superior, onde está a tua inteligência.
O eu ideal só está na sua mente, mas não concretizou, não construiu, é um "elefante branco" que só te desgasta e te confunde.
Precisa corrigir isso na sua mente.
Faça Terapia
Abraços

5842 respostas

21 ABR 2023

Oi Fernanda! Obrigado por escrever. As teorias não podem ser pensadas a ferro e a fogo. Conceitos como "persona" ou "alter ego", são conceitos que podemos pensar, por analogia, como se uma pessoa pudesse viver apenas da cabeça, não precisasse de pescoço, coração, pulmão. Esses conceitos não podem existir sozinhos, muito menos desintegrados do todo da natureza humana.
Será prudente você interpretar, se for inevitável sua busca por aprofundamento, com a ajuda de um psicólogo.
Sua interpretação, segundo o que escreveu, das teorias de Psicologia, está muito equivocada, parcial e com potencial perigoso para você.
Conte com um de nós, psicólogos, mas também invista na turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, invista em estudos sérios e consistentes, em trabalho comprometido, em esportes coletivos de contato.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.