Psicólogos(as) interpretam sonhos?

Feita por >Alice Wonderland · 7 out 2018 Psicologia clínica

Gostaria de saber se psicólogos interpretam sonhos e como fazem isso.

Uma vez sonhei com um desenho animado que não existe, não é famoso, era apenas um sonho em desenho. Tinha um menino, uma criança, triste segurando um balão azul em que estava escrito Felicidade, ele soltou o balão. Não entendi o motivo, não quis que fizesse isso, então perguntei por que ele tinha soltado o balão e ele me disse que precisava deixar ir. Eu não era um desenho no sonho.

Desde então não consigo parar de pensar nesse sonho, ainda não consigo entender. Psicólogos interpretam sonhos? Ou psicanalistas?

A melhor resposta 8 OUT 2018

Boa noite, Alice Wonderland, a interpretação dos Sonhos no viés da Psicologia posso te dizer que tem duas abordagens, você pode recorrer a psicólogas que utilizam, a primeira é a Psicanalise e a segunda e a Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana, como sou Psicoterapeuta Junguiana de formação e trabalho com Interpretação de Sonhos com os meus pacientes vou te explicar como funciona.

Como Psicoterapeuta Junguiana eu não interpreto os sonhos do paciente, aliás, quem sonha é que sabe mesmo inconsciente os significados e as mensagens impressas no sonho, o que faço é juntamente com o paciente entender cada item do sonhos, o paciente trás o sonho anotado e durante as sessões vamos destrinchando item por item os significados, os símbolos e todas as representações são do paciente que ao longo das sessões começa a compreender e interpretar o próprio sonho.

É um trabalho de compreender a si mesmo através do que se é revelado no sonho, o consciente e o inconsciente, cada detalhe no sonho é importante e tem um significado único para quem sonhou com tal evento como os objetos, cores, pessoas, céu, mar, criança, prédios, etc.

Os sonhos tem uma dinâmica própria, peculiar, nos sonhos pode-se fazer tudo, a imaginação não tem limites, as metáforas que os sonhos produzem também tem haver com o que o sonhador vivenciou ao longo do dia, memórias de algum momento da vida, enfim os sonhos estão recheados de muitas informações, basta amplificá-lo e você começara a entendê-lo. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

8 OUT 2018

Olá Alice! Sim, dependendo da abordagem há um trabalho com a interpretação de sonhos. Seria interessante você entrar em contato com um profissional e buscar uma análise ou psicoterapia, e perguntar se ele trabalha com isso. O sonho deve ser interpretado de acordo com a sua história, por isso é importante agendar sua sessão.

Boa sorte!!

Thais R. S. Lopes Psicólogo em Santo André