Psicólogos do Brasil

Feita por >Ana Pinheiro · 17 mar 2015 Terapia de casal

Depois de mais de 7 anos separada decidi me abrir para uma nova relação. Como não refletir na outra pessoa o casamento que tive?

A melhor resposta 17 MAR 2015

Bom dia, Ana. Parabéns por sua iniciativa de tentar uma nova relação. Todos nós somos fruto das interpretações das nossas experiências, e elas nos acompanham sempre. No entanto, ninguém é igual a ninguém e nenhum relacionamento é igual ao outro. Siga em frente!
Abraço,
Claudia B. L. Cunha

Claudia Brandão Lobato Cunha Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

24 MAR 2015

Olá Ana! Estes reflexos a que vc se refere podem tumultuar a nova relação, caso não sejam devidamente trabalhados. Uma boa forma de resolver esta situação é procurar a ajuda de um(a) psicólogo(a) competente que fará uma avaliação da sua situação e poderá te ajudar a se desfazer destes reflexos. Isto vai te possibilitar colocar um ponto final na antiga relação e se sentir livre pra se abrir ao novo, começar outro capítulo da sua história, melhorar sua qualidade de vida, bem como o atual relacionamento. A vida é curta , Ana. Não há tempo a perder! Boa sorte! Abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

24 MAR 2015

Olá Ana Pinheiro!!!

Tendo em vista o fato de ficar sete anos para poder "se abrir" para uma nova relação, algumas variáveis devem ser observadas e trabalhadas juntamente com um profissional da área da psicologia da sua confiança, considerando em primeiro lugar, uma boa iniciativa, mas o fato do "por quê" só depois de sete anos???, talvez o tempo tenha reprocessado e dessensibilizado a forte atração e outros fatores que existiram, ou essa nova pessoa tenha as qualificações que permitem a Ana se "abrir" para está nova relação. E para que os 'reflexos" evitem interferir no relacionamento pretendido, buscando sempre uma boa qualidade de vida, sugere-se trabalhar estas questões com um profissional habilitado (psicólogo(a)).

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

18 MAR 2015

Olá Ana !! A melhor maneira de você não refletir os insucessos do casamento anterior é investimento numa terapia que trabalhe a quebra de "crenças". Essas crenças antigas , se não forem trabalhadas podem realmente trazer reflexos inadequados a sua atual relação . A teoria que trabalha muito bem esse equilíbrio é a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental.Espero ter ajudado e sucesso nessa nova jornada!Att. : Monica Androli - Psicóloga

Psicóloga Monica Androli Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

18 MAR 2015

Estabelecendo confiança no processo do relacionamento inicial, estruturando este novo relacionamento com bases sólidas de amizade e respeito. Se divertindo,se alegrando e curtindo ele como se nunca tivesse conhecido ninguém. Saber o que é amor. E o que é amor? Uma união que alegra o casal, e não somente um dos envolvidos.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

18 MAR 2015

Como vai Ana? Não importa que já se passaram sete anos, as relações que você já teve sempre serão parte da sua história e de você. Através das relações é que vamos construindo nossas personalidades e nos tornando quem somos. Acredito que em uma nova relação você não vai se comportar da mesma forma que nas anteriores, pois aprendeu com os erros. Boa sorte!

Thereza Christina Telles Psicólogo em Rio de Janeiro

14 respostas

18 MAR 2015

Ana, a tendência é manter o padrão relacional estabelecido com o outro parceiro; quebrar isso é sair do conhecido, provocar um estremecimento na representação que você têm de si mesmos e da relação; a possibilidade de vislumbrar suas regras inconscientes e entrar num processo de crescimento individual poderá acontecer a medida que você for se permitindo experenciar coisas novas, situações, etc.Nenhum relacionamento é igual, o comportamento é que muitas vezes é o mesmo. A psicoterapia poderá colaborar.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

18 MAR 2015

Prezada Ana

É realmente dificil, pois vc vem de uma relação longa e naturalmente algumas crenças e e alguns vícios foram criados, porém tenha em mente que vc estará numa nova relação, com um outro companheiro, que não tem nada a haver com o seu companheiro anterior, vc vivenciará uma nova experiência e vc terá que se policiar, com o intuito de não confundir as coisas e não causar nenhuma injustiça. Lembranças sempre existirão mas foque no presente e viva o seu novo momento

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

18 MAR 2015

Prezada Ana,
As relações que o indivíduo estabelece ao longo da vida seja com amigo, parceiro ou algum familiar fazem parte da maneira como o mesmo age frente às diversas situações de sua vida. Cada um deixa a sua marca ou história na composição da vida da pessoa. Querer uma mudança numa relação nova já é um grande primeiro passo para talvez não repetir erros, costumes do passado.
A própria vontade de não querer refletir o que passou, no presente, já a impulsionará a não se comportar e pensar da mesma maneira.
Boa sorte,
Vanessa de Almeida

Anônimo-239812 Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

18 MAR 2015

É impossível abrir mão da sua história de vida, mas você pode utilizá-la a seu favor. Se esforce para lembrar, no dia a dia, que agora está se envolvendo com uma nova pessoa e que por mais que em alguns pontos se assemelhe é um novo relacionamento. Essa nova pessoa reage de forma diferente, tem valores diferentes e principalmente você também está diferente desde o último relacionamento. Se permita começar de novo.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

18 MAR 2015

Bom dia Ana.
Excelente sua pergunta pois a nossa tendência é exatamente essa quando não nos conhecemos. Interessante é você analisar tanto suas expectativas quanto a uma relação, como também a relação passada. Cada relação é diferente, pois as pessoas são únicas mas o que ajuda muito é saber o que você deseja na relação, o que espera dar, o que espera receber... Então dessa forma você poderá vivenciar uma relação promissora, saudável e feliz.

Abraço,

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

18 MAR 2015

Bom dia, Ana. Acredito que a melhor solução seria a de você já ter entendido o que deu errado na primeira relação, se perdoado e perdoado o outro. Isto é importante pois nenhuma relação acaba por culpa unica e exclusivamente de um dos dois. Procure um acompanhamento psicoterápico para te ajudar a entender o que houve e como não repetir uma história que não deu certo.

Juliana Pimenta Aguiar Psicólogo em Vitória da Conquista