Crise no país

Feita por >gaucha · 1 ago 2019 Psicoterapias

O Brasil esta em crise e os psicologos cada vez mais caros. Se fosse barato eu iria a um psicologo. Pq psicologos são caros e só sao para ricos?então para resolver os problemas é mais barato ir nos barzinhos beber com amigos

A melhor resposta 1 AGO 2019

Assim como qualquer outra atividade profissional, o trabalho do psicólogo tem o seu valor mensurado por diversas variáveis: investimento na formação e capacitação, tempo de mercado, localização do consultório, custos fixos do atendimento, dentre outros fatores.

Logicamente, nas grandes metrópoles do país é possível que este valor varie bastante, o que pode ser um elemento positivo para o cliente, o qual poderá pesquisar profissionais cujo atendimento tenha um peço mais acessível. Outrossim, também existe em muitas cidades serviços de psicologia gratuitos, disponibilizados geralmente por instituições acadêmicas e de formação profissional, ou serviços a preços populares, oferecidos por ONGs e/ou associações sem fins lucrativos. Em certas clínicas há convênios com planos de saúde ou com cooperativas profissionais, barateando o custo do serviço...

Logo, as possibilidades são bem amplas para que quiser se dispor a iniciar um processo de psicoterapia ou a se submeter a um aconselhamento psicológico. A questão financeira pela qual passa a nossa sociedade atualmente é, certamente, um fator importante a ser considerado. Mas, procurando bem, e com real interesse, é possível sim encontrar serviços psicológicos numa cotação adequada ao seu bolso ou até mesmo gratuitos.

Em todo caso, não conte à mesa de bar e nem às redes sociais: busque ajuda profissional capacitada. Procure um psicólogo!

Saulo Cruz Rocha Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

5 AGO 2019

Boa tarde Gaucha, respondendo a sua pergunta, tudo tem um valor que, pode ser monetário e afetivo, no caso de tratamento terapêutico o valor cobrado equivale ao tempo e dedicação do profissional que executa o trabalho e, como todo serviço médico tem os atendimentos gratuitos que podem ajudá-la no momento, sugiro que, procure, pesquise quais as instituições oferecem tratamento gratuito na cidade onde reside.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

2 AGO 2019

Olá Gaucha!. Obrigado por participar. Lavosier nos explica que "Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Crise, palavra originária do Grego, significa transformação. Quando um está em crise, outro está ganhando. Gastos são problemáticos. Precisamos pensar sempre em investimentos. Viagem, alimentação, saúde, etc. Certamente você poderá pensar que quem estuda seriamente Psicologia, tem um grande gasto. Curso integral, mínimo de cinco anos, psicoterapia pessoal, psicoterapia didática, supervisão, cursos de aprimoramentos e aperfeiçoamentos, "construção adequada de prédio próprio para atendimento psicológico" (privacidade, controle acústico, acesso, etc). Também pode pensar que ir a Psicólogo é gasto, mas pense: conhecer melhor a si mesma, descobrir capacidades e possibilidades humanas, artísticas, prazerosas e profissionais, lidar melhor com medos, inseguranças e outros sentimentos ruins, prevenir agravamento de problemas físicos impulsionados por questões psicossomáticas, podem ser fatores impulsionadores de redução de gastos, ganho de conforto e potencial valorização profissional. Então, gastos não podem ser gastos, precisam representar, no processo, investimento. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

2 AGO 2019

Olá Gaucha! Grato por participar! Sua questão apresenta aspectos interessantes a se considerar: Vou retomar um princípio de Lavosier "Na natureza nada se perda, nada se cria, tudo se transforma." Considerando esse princípio razoável podemos pensar que quando há crise para um, há avanço para outro, além de que a palavra crise vem do Grego e significa na sua origem, transformação. O mundo não pára, as coisas estão em constante transformação. O outro conceito é o de caro. Poderia falar sobre os investimentos para se fazer uma faculdade qualificada de psicologia, a psicoterapia do psicólogo, a supervisão, os constantes gastos com aperfeiçoamentos e atualizações. Seria pertinente, mas tais reflexões se estendem a todas as profissões ligadas à saúde humana, com mente universitária. Podemos pensar: sempre fazemos um gasto imaginando um investimento. Viajar é um gasto, um investimento; ir a barzinho é um gasto, investimento; estudar é um gasto, investimento; cuidar dos dentes é um gasto, investimento; ir ao psicólogo é um gasto, investimento (cuidar de um desconforto emocional, controlar um hábito errado, lidar melhor com um medo,conhecer mais profundamente a si mesmo e por isso, descobrir possibilidades e capacidades, antes desconhecidas) Pode ser um super investimento, tal qual pegar uma jabuticaba, transformá-la em semente, cuidar dela e depois, colher milhares de jabuticabas por ano. Deste prisma, a psicologia começa a ficar barata e interessante. Um abraço: Ary Donizete Machado