Por que psicólogos é tão caro no Brasil?

Feita por >moça do carimbo · 8 jul 2019 Psicoterapias

Pq psicologos no Brasil é tão rico e só é para quem é rico. Eu sou pobre e nao tenho condições de pagar um psicologo. O q faço?

A melhor resposta 9 JUL 2019

(Olá! Entendo seu questionamento, de fato o atendimento semanal particular nem sempre é acessível. Na verdade, os serviços de saúde no geral costumam custar caro no Brasil. O que acontece é que no caso da psicologia, infelizmente, para quem não consegue pagar o atendimento particular, e ainda não apresenta algum transtorno mental grave e persistente (perfil para ser atendido nos Caps, Centro de atendimento psicossocial) acabam ficando descobertos pelo SUS. Sou especialista em Saúde Coletiva e é com pesar que tenho que reconhecer que a política de saúde coletiva não prevê esse tipo de atendimento (em psicoterapia) no âmbto da prevenção e promoção de saúde, acabam se restringindo à reabilitação, quando já há um problema grave instalado. As tabelas dos planos de saúde, por outro lado, em sua maioria acabam por não serem atrativas para o profissional liberal que não atendem "em quantidade", como é o caso do psicólogo, cujo atendimento dura cerca de 50 min, cada, e não recebe um valor diferenciado do médico, por exemplo, que chega a atender até 10 pacientes nesse mesmo tempo nos exames clínicos simples. Existem algumas iniciativas pontuais de gestores da saúde que ofertam atendimento psicológico ambulatorial para a população por um serviço Municipal criado para esse fim, outros que acabam utilizando (erroneamente) o profissional de psicologia de algum outro serviço público que deveria atuar com o coletivo para ofertar atendimento ambulatorial nos CRAS ou Nasf), e uma alternativa éprocurar as clínicas escolas, como apontado pelo colega, são campos de estagio para profissionais em formação, maioria de oferta de atendimento gratuito.
No mais existem profissionais que trabalham com pacotes de atendimentos mensais mais acessíveis para públicos específicos, como estudantes, ou com baixa renda familiar. Nesse ponto também é complicado encontrar, porque temos uma restrição legal e não podemos divulgar nossos serviços com base no preço da consulta, então é preciso perguntar diretamente a cada clínica/profissional o valor que cobram. Neste mister, temos ainda a possibilidade de atender online, geralmente são valores mais acessíveis por diminui os custos com aluguel de espaço, deslocamento, etc. é um pouco diferente do atendimento presencial, mas é uma opção viável. Existem algumas plataformas, sites de atendimento psicológico online, pesquisando vc encontra na internet.
Bem, é isso. é um breve panorama, não é muito animador, mas espero ter ajudado de alguma forma.
Estou a disposição para esclarecimentos! Att, Maria

Anônimo-350511 Psicólogo em Vitória da Conquista

15 respostas

11 JUL 2019

Olá moça do carimbo,
Grata por participar.
Eu mesma já atendi milhares de pessoas carentes por muitos anos sem nenhum custo. Os atendimentos fizeram parte do meu propósito de vida e agradeço a todas as pessoas que participaram. Como eu muitos psicólogos fazem esse mesmo trabalho em Ongs ( Organizações Não Governamentais ) e Universidades do Brasil. O que você precisa fazer é ligar e pedir ajuda. Faz o seu cadastro e espera ser chamada. Procure se inscrever logo pois geralmente essas instituições não atendem nas férias de final de ano e meio de ano.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

10 JUL 2019

Olá Moça! Paulo Martins Psicólogo Clínico.

Bom, aqui em Recife praticamos valores em torno de 70 a 120 reais por sessão. Sendo que sugiro que vc baixe no site do CFP(Conselho Federal de Psicologia) a tabela de honorários e procure o serviço de Psicoterapia. Lá vc vai se surpreender mais ainda pois o valor medio deveria ser 180 reais.

Porquê disso? Nós psicólogos, além de nos formar numa faculdade caríssima, precisamos nos especializar muitas vezes em 5, 6 especializações pra dar conta da demanda de cada paciente que vem ao consultório.

Isso tudo nos exigr muito investimento, além de congressos onde pagamos pra apresentar nossas descobertas e outros que vamos enriquecer mais ainda o nosso conhecimento com renomados Psicólogos.

Só nessa descrição devo ter te cansado de ler tudo isso.
Alem disso é desejo da maioria clínica ser Mestre ou doutor isso leva mais 8 a 10 anos de investimento.

É por isso que uma sessao chega a ser cara.

MAS NÃO SE ENTRISTEÇA, EXISTE OPÇÕES PRA VC!

A MAIORIA DOS PSICÓLOGOS TÊM ALGUNS HORÁRIOS DISPONIVEIS PRA O VALOR SOCIAL, E AINDA HÁ EM TODAS A FACULDADES, CLÍNICAS-ESCOLA ONDE VC PODE SER ATENDIDA A BAIXO OU A ZERO CUSTO. CHEGA A SER 20 OU 10 REAIS A SESSÃO.

Então vá em frente, e procure logo marcar sua Psicoterapia, pq o autoconhecimento é de extrema importância pra todoa nós. E os benefícios são inumeráveis.

Abç!

Estarei à disposição,

Paulo Martins Psicólogo Clínico em Recife-PE

CRP 02-19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

9 JUL 2019

Olá moça do Carimbo! Psicólogo, de fato, é caro para as populações com menor poder aquisitivo, mas é muito mais barato do que médico. A Psicologia é uma ciência subjetiva, profundamente íntima, que exige que nós, profissionais, estudemos muito, façamos, psicoterapia pessoal, supervisão, frequência a congressos, cursos e especializações. O trabalho para modificar formas de pensar, significar, sentir e agir, da parte de nossos clientes, exige frequência regular por razoável período; por outro lado previne muitas outras doenças, pontencializa desenvolvimento pessoal e, consequentemente, melhores trabalhos e melhor uso do tempo e qualidade de vida. Precisamos pensar esse gasto como investimento. O SUS oferece psicólogos, bem como os planos de saúde (dos médicos), são obrigados a oferecer. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado

8607 respostas

9 JUL 2019

Bom dia!!
Nosso investimento em cursos, aperfeiçoamentos são caros também. Existem clínicas que atendem com valores mais acessíveis, universidades e, muitos profissionais que fazem também trabalho voluntário, costumo ter uma porcentagem do meu tempo para isso.
Procure ver em sua cidade que vai encontrar, ou mesmo online

Consultório de Psicologia Sandra Pontes Psicólogo em Belo Horizonte

11 respostas

9 JUL 2019

Procure uma universidade, lá o atendimento é gratuito

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo