Por que tenho medo de relacionamentos?

Feita por >Sahs · 8 fev 2021 Habilidades sociais

Oii, hj eu vim falar sobre uma situação que eu passei na minha vida ano passado e eu queria que vcs me ajudassem a entender. Então, em março do ano passado eu fiz amizade com uma pessoa, e a gnt se falava pelo whats tds os dias, e até que essa pessoa começou a gostar de mim, e eu comecei a gostar dela, tipo mt mesmo, eu realmente gostava. E então, essa pessoa me pediu em namoro, e a gnt começou a namorar, só que eu comecei a "recuar" digamos assim, eu ficava sempre querendo terminar, ou dar um tempo, mesmo que eu gostasse da pessoa, sabe? eu não sei exatamente oq acontecia comigo, mas eu tava sempre sabotando o relacionamento, e eu tava sempre indecisa, uma hora eu demonstrava todo o amor do mundo, e dps eu parecia nem ligar, é como se eu tivesse enjoada ou sla, eu não sabia oq eu queria, e outra é que eu sentia um nervosismo extremo qnd falava com essa pessoa, tipo de passar mal mesmo, meu estômago doia, eu tinha diarreias, mas eu não sabia se era pq eu tava feliz ou se era outra coisa, mas eu ficava extremamente nervosa qnd falava com a pessoa, e acabou que eu terminei com a pessoa, e eu nunca entendi qual o meu problema, eu sempre recuo mt qnd alguém quer ter mt proximidade comigo...e é isso, se vcs puderem me ajudar com isso, eu vou ficar mt feliz e agradecida:))

A melhor resposta 9 FEV 2021

Olá Sahs! Grato por escrever. Certamente há um mundo interno que você quer consolidar, captar os limites; ao mesmo tempo há um mundo de trocas, que você também quer vivenciar. A insegurança e ansiedade fazem com que você não se sinta segura quanto ao que seu mundo interno apresenta para trocar, muito menos, sabe como lidar com o que o mundo externo te oferecerá.
Amadurecer é preciso. É muito saudável, natural e esperado que tenhamos atração e interesse por outras pessoas. Também é natural, saudável que tenhamos certo medo, certos cuidados.
Postas essas naturalidades, precisamos buscar os limites e possibilidades. Isso virá da reflexão e da análise sobre nós, o outro e a natureza evolutiva das pessoas.
Você amadurecerá. Alguns alicerces para buscar isso: Ninguém é melhor ou pior do que ninguém. Cada um é único, raro, rico de possibilidades e potenciais. Todos nós, seres humanos, queremos e precisamos de companhia. Há diversas qualidades de companhias. Conhecido, colega, amigo, namorado, noivo, pai, mãe, irmão, vizinho, professor, patrão, etc. Quando maior a variação e mais ética a relação, maior cada uma das trocas de papeis será mais profunda e rica.
Ouse se permitir lidar com naturalidade com as buscas gradativas, cercadas dos cuidados, mas também cercadas das estratégias e dosagens adequadas.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

9 FEV 2021

Olá Sahs, é importante que comece a fazer terapia para se compreender melhor, entender porquê se sente assim, geralmente fugimos de situações (mesmo que boas) para evitar que nos machuquem, a evitação ou “fuga” são mecanismos de proteção, mas também prejudicam nossos relacionamentos.

Estou a disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clinica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

9 FEV 2021

Oi Sahs, obrigada pelo contato!
Me parece que tem muita história pessoal sua por trás desse relacionamento que ainda não me parece ser possível para você de entrar em contato. Seria interessante você refletir sobre o que te impede de se permitir vivenciar algo, como esse relacionamento, quais são suas defesas e porque elas estão aí. Acredito que um processo de autoconhecimento dentro de uma terapia individual te ajudaria muito!
Qualquer coisa, estou a disposição!

Psicóloga Paula Moreira Psicólogo em Rio de Janeiro