Perguntas sobre medo de se relacionar

Feita por >Thais N. · 5 mar 2015 Pânico

Tive um relacionamento de 4 anos que acabou de forma muito traumática. Agora tenho medo de me relacionar de novo, acho que vai ser igual a esse relacionamento, fico com um pé atrás. Sei que preciso superar essa situação. O que faço?

A melhor resposta 6 MAR 2015

Prezada Thaís

Cada caso é um caso, cada relacionamento é um relacionamento,diferente do anterior. É totalmente compreensível o seu temor, pois vc está traumatizada mas saiba que é importante que você se relacione novamente até mesmo pra você ressignificar essa crença que você tem a respeito de namoros. Você vai ver que hoje você está mais amadurecida e que erros que aconteceram no seu namoro passado poderão ser evitados.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

6 MAR 2015

Seu trauma é uma forma de defesa para evitar algo que foi frustrante e gerou uma série de sentimentos ruins. Todos passamos por situações desagradáveis, mas é possível superar, pois o ser humano é bastante adaptável. Contudo, caso o que sinta seja muito intenso e esteja impedindo você de vive bem é aconselhável buscar ajuda profissional de um Psicólogo para ajudar a elaborar essas questões na sua psique.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 MAR 2015

Olá Thais!
Esse trauma de se relacionar é mais comum do que você imagina. Mas fique tranquila que é possível superá-lo e voltar a amar. É importante você procurar um psicólogo para ajudá-la a refletir sobre esse medo e reconquistar a confiança em você e no outro. Além de que uma psicoterapia irá ajudá-la também a se conhecer melhor, se sentir mais segura e determinada no que quer de sua vida.
Abraços

6 MAR 2015

Olá Thais!
Esse trauma de se relacionar é mais comum do que você imagina. Mas, fique tranquila que é possível superá-lo.
É importante acreditar que as pessoas são diferentes e, também refletir para que não se cometa os mesmo erros em uma próxima relação, sejam erros seus ou de seu parceiro. Busque um psicólogo para ajudá-la a recuperar a confiança em você e no outro. Com certeza, ajudará a superar esses medos e seguir em frente.
Abraços,

Espaço Caminhos do Saber Psicólogo em Americana

3 respostas

5 MAR 2015

As vezes deixamos de tentar um novo relacionamento com medo de sofrer e por isso sofremos por não nos relacionarmos. Thais procure por uma psicoterapia. Com isso você poderá aprender a se sentir mais segura e confiante, a sentir os relacionamentos de forma diferente, que as pessoas são diferentes e que você também não é a mesma do último relacionamento.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte