Como perder o medo de se relacionar?

Feita por >Nina · 19 jun 2023 Abordagem psicológica

Já tenho 22 anos e o medo de ter alguém me assusta, tenho muita vontade mas sempre que vem a oportunidade fujo, é difícil sinto que estou desperdiçando minha vida e perdendo tempo

A melhor resposta 26 JUN 2023

Oi Nina!
Você já perguntou para se mesma o que lhe assusta? É o outro ou você mesmo?
Às vezes achamos que somos autossuficientese que não precisamos de ninguém, mas lá fundo do nosso coração queremos termos alguém que nos escute, nos ajude e principalmente não nos julguem.
Não se julgue e evabra o sru coração e deixe que o destino lhe traga a pessoa que você merece!

Vivian Torres Psicólogo em Lindóia

20 respostas

20 JUN 2023

Olá Nina! Obrigado pela pergunta. É preciso trocar o medo por critérios de escolha, por cuidados e avaliação de riscos.
Certamente, aos vinte e dois anos de idade, a prioridade que deve ter começado lá pelos onze ou doze anos, de ser ter turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos sérios e consistentes, estudos comprometidos, trabalho ou preparação profunda para o trabalho, grupo de teatro, arte, cultura, estudos, viagens, dentre outros. É assim que amadurece. Ao conhecer pessoas nessas situações, pode-se verificar valores estáveis nelas, costumes, ideais. Aos poucos pode-se pesquisar, observar, testar paqueras. Depois de algumas garantias, o medo diminui e as situações das convivências acima, pode facilitar o início das interações de namoro.
Não se esqueça de que antes de namorar com outra pessoa, você precisa namorar consigo mesma, manter a retidão de tua essência.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.