Minha filha tem medo do vaso e penico. Como fazê-la perder esse medo?

Feita por >Bibisinha · 12 dez 2019 Psicologia infantil

ela fala que tem bicho neles e não senta por nada . Há muito choro quando eu tento colocá-la no vaso com redutor de assento ou penico. Já falei que não tem bichos lá mas ela continua com isso

A melhor resposta 13 DEZ 2019

Qual a idade dela? Mais de um ano e meio? Se sim, sente para ser modelo, brinque com ela, faça com calma. Faça-a ver crianças da mesma idade em situação parecida. Converse com ela. Com paciência, devagar, com sensibilidade, com carinho. Ela aprenderá. Coloco-me à disposição para maiores aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

13 DEZ 2019

Oi Bibisinha,
A criança tem uma representação interna do vaso e do penico, não deve dizer que não tem bicho, para ela vale o que ela está vendo. Em vez disso pergunte para ela como fazer, precisamos colocar o xixi e o cocô num lugar, mostre onde tu deixa e convidar para que ela também faça. Dialogue com ela, pergunte se o bicho deixa ela colocar o xixi e o cocô no vaso, que tu pediu e ele foi embora. convide ela para fazer o mesmo.
Convem, se puder, conversar com uma psicóloga infantil, sobre a representatividade do xixi e o cocô para a criança (fase anal)

5817 respostas

13 DEZ 2019

Primeira pergunta a ser feita é qual a idade dela.

Caso ela já entenda os significados das palavras e já consiga conversar pergunte para ela que ela quer dizer como é o bicho. Pede para ela descreve-lo e desenha-lo. Co essas informações ficara mais fácil de planejar uma intervenção.

É interessante ela fazer uma psicoterapia para conseguir trabalhar isso.

Att. Guilherme Fernandes

Guilherme Fernandes Psicólogo em Uberlândia