Perdi minha vó e tenho medo de perder todo mundo agora

Feita por >Maria Delbuque · 13 jul 2021 Luto

no começo do ano eu perdi minha vó. Eu tô traumatizada com isso, muito mais do que eu pensava. Eu sei que tem a dor da perda, mas tá indo além disso. Todo dia que eu acordo, eu fico pensando se até o final do dia todos que eu amo, principalmente minha mãe, vão estar vivos. Eu sinto a dor como se a qualquer momento, eles fossem morrer, principalmente minha mãe

A melhor resposta 19 JUL 2021

Olá Ma Deubuque.
Quando há a perda de alguém muito querido o sofrimento é tão intenso que você não quer perder mais ninguém.
Vivenciar o luto por um tempo é normal para todo ser humano. Lembre-se que viver é um risco constante, portanto manter este medo é como se todos os dias alguém estivesse morrendo ao seu lado, neste sentido viver o agora é curtir as pessoas que ama a cada dia, e deixar que as preocupações de amanhã sejam para outro dia.
Se você está percebendo que o sofrimento não passa, busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 JUL 2021

Bom dia Maria. A perda de alguém amado gera um dos maiores sofrimentos vividos por uma pessoa. Já ouviu falar de período de luto, é um tempo de sofrimento, quando perdemos alguém ou algo, que tem começo, meio e fim; isso varia de pessoa para outra, algumas superam uma perda em 01 ano outras em 03 anos etc. O sofrimento, dor e revolta no luto é normal e esperado. O que precisamos ficar atentos é com a possibilidade deste processo se complicar e se transformar por exemplo em uma depressão, que já é uma condição patológica mental, normalmente associada a crises de ansiedade. Procure ajuda profissional. Boa sorte. Fique bem.

Eduardo D Andrade Psicólogo em Brasil

40 respostas

19 JUL 2021

oi! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que vou lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

14 JUL 2021

Olá Maria! Grato por se colocar. A saudade de uma pessoa querida é saudável. Por outro lado, com lógica previsional ou sem lógica, a morte acontecerá para todos nós e para todos que amamos. É preciso ponderar isso. Após a perda de uma pessoa tão próxima e querida, é preciso contar com os vivos e com a convivência. Você precisa interagir, conversar sobre isso.
Caso o sentimento desconfortável atinga níveis muito elevado, mesmo conversando, saindo de casa, fazendo atividade física, tendo rotina de vida saudável e diversificada, será importante você poder contar com o apoio científico de um psicólogo para elaborar essa perda e os conceitos de morrer e de viver, mutuamente integrados.
Estaremos à disposição
.Abraços virtuais (em tempos de pandemia real, de falsos políticos, de falsos religiosos e até, de alguns falsos cientistas, siga as recomendações da instituições científicas com as universidades públicas, Instituto Butatan e Organização Mundial da Saúde)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

14 JUL 2021

Olá Maria! Muitas vezes temos a certeza da finitude da vida mas nem sempre estamos preparados para isso - perder um ente querido nos faz entrar em contato com a fragilidade da vida, com o que não temos controle. Seu trauma é baseado em uma experiência real (você, de fato, perdeu sua avó) e está vivendo o período de luto, onde muitas vezes questionamos coisas que vão além do nosso entendimento racional. É importante, nesse momento, dar vazão os sentimentos e se entender.
Sobre o medo de perder a sua mãe, avalie se ela está correndo riscos reais que a coloquem nessa posição de vulnerabilidade para partir. Nesse momento, enxergar as coisas de uma maneira mais realista nos ajuda a pontuar até onde estamos lidando com uma situação real ou uma situação imaginada. O autoconhecimento é importante para entender nossos medos e desafios.
Estou a disposição!

Aline Neves Psicóloga Psicólogo em São José do Rio Preto

19 respostas

14 JUL 2021

Vivenciar a morte de um ente querido pode causar mudanças em nosso pensamento e comportamento. Abandonamos os valores de vida e morte e reexaminamos nosso conceito sobre o papel em grupo.

A experiência de perder alguém nos deixa inseguros em relação à vida. Isso porque temos evidências de que ninguém está imune. Com essa clareza, percebemos que podemos ficar sozinhos a qualquer momento. A morte nos dá o medo do vazio e isso também nos corrói.

É saudável (e aconselhável) lidar com a morte, que é uma coisa natural. Isso é importante porque, infelizmente, em algum momento de nossas vidas, vamos perder pessoas que estão próximas de nós e até ter que ir embora.

Perceba que é normal ter medo da morte. Saiba que você não está sozinho. Outras pessoas podem ser sensíveis à sua situação porque podem ter experimentado coisas semelhantes. Se você se sentir desconfortável, compartilhe seus sentimentos com alguém que perdeu um ente querido. Ele pode ajudá-lo a se sentir apoiado e reconhecido.

Verifique seus próprios medos e sentimentos. Diga a si mesmo: "Você pode estar com medo ou triste. Essas são reações normais a essa situação."

Aproveite o tempo com seus entes queridos. Fale sobre as memórias compartilhadas e as características que valorizam um no outro. Enfatize como você se sente em relação a essa pessoa. Diga que você a ama.

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto