Eu não consigo me impôr. Eu tenho muito medo de perder a pessoa, por que isso?

Feita por >YASMIN SALES FREIRE · 15 mar 2022 Dependência emocional

Eu tenho muito medo de perder a pessoa pq isso ? Eu penso que não vou conseguir ser feliz ou ter algo sem a pessoa ? Eu fico ali querendo carinho atenção eu tento me impor mas não consigo, quero fazer minhas escolhas mas tenho me que equela pessoa me deixa pelas minhas escolhas
Eu tenho um relacionamento onde ela tem uma filha e eu não tenho uma convivência boa com ela , eu sinto que esse relacionamento não está me fazendo bem por eu não me impor eu tenho crises de ansiedade todo os dias eu choro por medo de perder a pessoa mesmo não tento brigar qualquer ação minha eu fico pensando que aquela pessoa vai me deixar , tem dias que fico com dores muito forte no peito , vem pensamento que eu tenho que depender de alguém ,alguém ter que ser meu Porto seguro pra tudo , eu quero entender o que eu tenho pq eu não vejo a hora acontecer algo comigo, não pela pessoa mas por esse sentimento dependência de algo , eu já cheguei a me corta por ser um peso na vida das pessoas por causa todo trabalho pra elas , eu não aguento mas ! Eu imploro por ajudar ontem eu tive uma das
Piores crises por a pessoa querer me deixar mesmo sabendo que eu estava assim .. eu não conseguia respirar falar minhas mãos tremia era uma sensação de medo de ficar só nesse mundo medo se não conseguir algo melhor que aquela pessoa era a melhor coisa da minha vida eu passei horas tentando controlar eu preciso de ajudar eu não tenho amiga não tenho confiança em parentes

A melhor resposta 18 MAR 2022

Oi, Yasmim.
Pelo seu relato, me parece que você está sofrendo de diversas formas: um relacionamento de dependência com o seu companheiro, crises recorrentes que você acha que são de ansiedade, além de sentimentos de culpa… Eu realmente sinto muito que você esteja passando por tudo isso, deve estar sendo muito difícil.

Apenas com esse breve relato, não é possível termos dados suficientes para lhe oferecer a orientação adequada, mas irei pontuar algumas coisas:

Você mencionou que chegou a se machucar fisicamente e isso pode significar muitas coisas, sendo uma delas a dificuldade de externar seus sentimentos, principalmente os negativos, colaborando para que sua reação volte para si mesma, resultando em auto agressão.
Me parece que você também tem dificuldade de reconhecer seu potencial e acaba responsabilizando seu companheiro pelo seu bem-estar, sentindo que não consegue ter sucesso sem que ele esteja com você.

A psicoterapia pode te ajudar a se conhecer melhor, a desenvolver o potencial que você já tem e ainda não conhece, para que você consiga se completar mais em si mesma e passe a ter o outro apenas como companhia para dividir a vida e não para ser a sua vida.

Não sei onde você mora e como funciona o serviço de saúde por aí. Mas seria bom você buscar ajuda o quanto antes, principalmente se a vontade de se machucar aparecer novamente.
Os CAPS e Unidades de Saúde oferecem acompanhamento psicológico e psiquiátrico, caso você não possa pagar. Se informe sobre o funcionamento na sua cidade.

Espero que fique bem.

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães