Por que tenho dor de barriga sempre que eu vou sair?

Feita por >Rv · 6 fev 2024 Abordagem psicológica

Olá sempre ao sair de casa tenho dor de barriga, chegou a um ponto que eu não consigo ir à esquina que já me dá, não consigo fazer nada absolutamente nada mesmo, tenho 21 anos e estou perdendo muito amigos por isso por não sair quando chamam.

A melhor resposta 15 FEV 2024

Olá!

Primeiramente, é importante consultar e avaliar a situação, a história médica, sintomas específicos e outros fatores para descobrir o que está causando esse problema. É possível que tenha alguma causa física que seja necessário tratar para alcançar a melhora.

Além disso, também é possível que esse problema esteja associado a algum transtorno, como algum quadro de ansiedade.

A ansiedade é uma resposta natural a situações vistas como perigosas e pode se manifestar de forma física, mas quando muito intensa e prejudicial à vida da pessoa pode dar origem a um transtorno de ansiedade. Situações como sair de casa, enfrentar novos ambientes ou eventos sociais podem desencadear a ansiedade, especialmente se houver preocupações específicas relacionadas a sair, como fobia social ou agorafobia.

Contudo, para identificar corretamente o motivo pelo qual você tem essas dores é necessário fazer uma avaliação completa, considerando tanto a possibilidade de problemas físicos de saúde quanto a possibilidade de algum transtorno como o de ansiedade. Identificando as causas do problema, você poderá receber o tratamento adequado para obter melhora.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

3 MAR 2024

Olá, Rv!
É interessante fazer uma avalição médica para saber se tem alguma questão física. Caso não haja diagnóstico, podemos pensar em uma questão emocional, muitas vezes causada pela ansiedade.
Seria interessante iniciar a psicoterapia para que seja feito um mapeamento deste sintoma para descobrir a causa, uma vez que seja emocional.

Espero ter ajudado!
Me coloco à disposição, qualquer dúvida.
Abraço.

Carol Freitas Psicólogo em João Pessoa

8 respostas

27 FEV 2024

Olá Rv. Acredito que você tenha muito para falar sobre você. Teriam muitas perguntas que trariam mais clareza do que se passa com você, mas para isso seria importante você estar aberta a falar sobre a sua vida, suas amizades, sua família, hábitos, enfim, sobre como você interage em seus vários papéis.

Você tem vinte e um anos e muita vida pela frente. Respire fundo e dê o passo mais importante nesse momento, que é olhar para você com profundidade. Isso vai ajudá-la a identificar os fatores que estão desencadeando essa reação limitante em você.

À disposição,
Patrícia Menezes

Anônimo-427854 Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

26 FEV 2024

Bom dia, Rv! Obrigado por perguntar. Dor de barriga associada especificamente a sair de casa, provavelmente implica insegurança para vivenciar as demandas decorrentes do espaço fora de casa. De certa forma, as pessoas criam um conforto da extensão corporal para o espaço "seguro", "conhecido", da casa.
Precisaremos saber mais detalhes de você, tua personalidade, história, rotina de vida, para que possamos te ajudar a se conhecer e desenvolver formas mais harmônicas para estar consigo, e confortável, mesmo quando fora de casa.
Atenciosamente,
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional. .

8607 respostas

22 FEV 2024

Olá,
É preciso conhecer mais a sua história e a sua rotina para entender o que está por trás desde sintoma. Para tratar o sintoma, só conhecendo a causa. O processo de terapia vai ajudá-la a entender e ressignificar as causas. Fico a disposição para ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

21 FEV 2024

Olá, é preciso uma avaliação médica para saber se você tem algum problema de saúde que esteja causando esse incômodo. Se não houver nenhum diagnóstico que esteja relacionado a esse problema, então podemos avaliar se é de ordem emocional. A ansiedade pode estar gerando esse desconforto.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

21 FEV 2024

Olá! Você precisa avaliar com um médico se tem alguma justificativa para isso é preciso saber se tem alguma causa física. Caso tenha vai ser tratada e assim poder realizar suas atividades normalmente.
Essa dor de barriga pode estar relacionada a algum medo ou ansiedade, esse é um sintoma comum. Diante de uma situação de medo ou ansiedade precisar ir ao banheiro de forma recorrente e fora de situações que causem ansiedade não tem esse sintoma.
Se for esse o caso busque ajuda psicológica para poder entender o que te causa esse medo ou ansiedade.
Essa dor de barriga acontece só quando recebe convites de amigos? E se decidir ir em algum lugar sozinha isso também acontece?
Essas informações são importantes para entender um pouco a causa e poder te ajudar melhor.
Busque ajuda psicológica, você não precisa continuar em sofrimento.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

20 FEV 2024

Parece um quadro ansioso, importante investigar há quanto tempo isso vem ocorrendo, quais os antecedentes e a consequencia que tem feito você diminuir cada vez mais nas interações. Importante investigar, entrar em contato para uma avaliação e a retomada de uma qualidade de vida. Estou à disposição. A Terapia Cognitivo-comportamental é a mais indicada para esses quadros, pois é objetiva, eficaz, focada na situação, bem estruturada, cientificamente a que possui maior eficácia.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

18 FEV 2024

Olá, Rv, fico feliz por ter tido a coragem de compartilhar o seu sofrimento, sinto muito pelo que está acontecendo com você. A sensação de dor de barriga ao sair pode estar relacionada a vários fatores psicológicos, e há algumas questões biopsicossociais que devemos considerar antes de tirar qualquer conclusão. Mas a sua dor pode estar associada a alguma dessas teorias:

Ansiedade Social
- A dor de barriga pode ser um sintoma de ansiedade social, que é a ansiedade experimentada em situações sociais. O medo de ser julgado, de não se encaixar ou de enfrentar interações desconfortáveis pode desencadear uma resposta do sistema nervoso autônomo, levando a sintomas gastrointestinais, como dor de barriga.

Medo do Desconhecido
- A saída para um local desconhecido ou a antecipação de situações novas podem causar desconforto. A mente e o corpo estão interconectados, e a ansiedade relacionada ao desconhecido pode manifestar-se fisicamente.

Condicionamento Associativo
- Se você teve experiências passadas de desconforto ou ansiedade ao sair, seu corpo pode ter desenvolvido uma resposta condicionada associando essas situações a sensações físicas desagradáveis.

Transtornos de Ansiedade
- Transtornos de ansiedade, como a fobia social, podem contribuir para sintomas físicos, incluindo dores de barriga. Esses transtornos podem exigir a intervenção de um profissional de saúde mental para abordar as causas subjacentes.

Estresse Geral:
- O estresse crônico pode afetar o sistema gastrointestinal, resultando em sintomas como dor de barriga. O ato de sair pode desencadear o estresse, mesmo que não esteja diretamente relacionado à situação social.

A terapia pode ajudar a identificar as causas subjacentes, desenvolver estratégias de enfrentamento e, se necessário, sugerir intervenções específicas para reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade de vida. Você já pensou em começar o seu processo? Quanto mais rápido a gente procura ajuda, mais rápido nos sentimos aliviados e acolhidos.

Espero que eu tenha te ajudado, se precisar de algo mais, pode me chamar!
Um abraço e melhoras!

Samanta Xavier Psicólogo em Uberaba

12 respostas

15 FEV 2024

Olá, espero que esta resposta te encontre bem e que fique bem.
RV. você pode estar passando por um processo de ansiedade ao qual e necessário descobrir a raiz do problema, como começou a partir de qual evento possível que consegue se lembrar, quais são os sentimentos o que pensa quando vai sair pois esta no processo de somatização no corpo por isso esta de dando dor de barriga. E necessário investigar, assim que encontrar a causa você vai perceber que passa muito rápido quase que instantaneo, mas tem cura e possivel voltar a vida normalmente.
Procure um profissional da saúde mental, fico à disposição.
Espero ter ajudado um forte abraço e fique bem!

Elaine Alves Psicólogo em Cajamar

6 respostas

15 FEV 2024

Boa noite! Certamente deve ser um incômodo muito grande pra vc, meu amigo!!Mas é possível contornar tudo isso!! Para descobrir a etiologia( causa) do seu quadro atual, precisamos ir ao seu universo simbólico associado também, a algumas nuances da medicina chinesa, psicologia contemporânea, etc_ estudadas por, por exemplo: Jean Ives Le Loup, que vai explicar que as patologias gástricas ou intestinais, de causas emocionais, poderão relacionar-se à questão da fala muito contida. Vc aprende a falar de si mesmo no consultório de psicoterapia.. E, aosnpoucos, vai se libertando de doenças aparentemente físicas. Já acompanhei casos de muita timidez envolvendo inflamações intestinais, úlceras nervosas e outras doenças físicas que envolvem as emoções. Procure um(a) psicologo(a) qualificado. Precisando de ajuda, faça contato. Boa sorte!!

Jaqueline Pereira Mayworm Psicólogo em Petrópolis