Dor de barriga e vontade espontânea

Feita por >Brunno · 28 jul 2020 Problemas psicológicos

Olá. Tenho 21 anos... Sofro de um problema meio embaraçoso... Quando estou em casa eu fico tranquilo mas quando tenho que sair (mais precisamente quando tenho que pegar ônibus ou percorrer grandes distâncias) me dá uma forte vontade de ir ao banheiro e quando vou antes mesmo assim me dá vontade durante também. Parece que meu estômago entra em Pânico e por causa disso me sinto muito incapaz de sair de casa às vezes. Eu acho que isso tem a ver com um ocorrido... Certa vez estava com viroso e me deu muita vontade de ir ao banheiro enquanto estava dentro de um ônibus e o resultado foi inevitável então eu relaciono esse ocorrido sempre que vou sair de casa e percorrer grandes distâncias me sinto aflito de dar vontade e n ter onde ir pra onde correr o que fazer... É lamentável da vontade de chorar. Obrigado.

A melhor resposta 5 AGO 2020

Bom ter o seu contato Bruno!!!

Pelo seu relato ocorre que o seu organismo ao ser avisado que vai entrar em uma situação de perigo, por um ocorrido traumático anterior que o seu cérebro registrou como um momento de grande aflição, ele ativa o mecanismo de defesa gerando estes sintomas, enfim é um psicotrauma.

Sugiro que procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho específico para psicotraumas, a fim de que possa regressar a um qualidade de vida desejável!!!

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

6 AGO 2020

Boa tarde, Bruno. Provavelmente essa repetição de comportamento esteja ligado a algo que vc ainda não consegue identificar através do pensamento e da palavra e por isso o seu corpo toma a frente, ou seja, seu corpo fala pelo seu cérebro. É muito desconfortante porque esse tipo de sintoma, acaba limitando a sua vida. Bom, parece q vc deu o primeiro passo para resolver esse problema entrando em contato aqui no site. A psicoterapia te ajudará a entender o sentido desse problema e também a resolve-lo. Caso queira entrar em contato, fico à disposição. Abraço.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

30 JUL 2020

Olá Bruno,
Primeiro admiro sua coragem em procurar por apoio, esse é o principal passo para conseguir tentar resolver esse conflito. A principio tentaria com que você fizesse técnicas de respiração para que assim volte a ter uma harmonia para avaliar suas reais necessidades e o que anda te perturbando no momento em que entrar no ônibus ou na hora de viagem longas. E em terapia iriamos iniciar os questionamentos essencial para abrir as reflexões sobre esse tribulação.
Desde já agradeço a procura e espero que iniciemos em breve nossos encontros terapêuticos.
Jéssica Clarissa

Jéssica Clarissa Fonseca de Almeida Gomes Psicóloga Psicólogo em Natal

8 respostas

29 JUL 2020

Olá Bruno. Primeiramente agradeço o contato.
Imagino sua angústia com essa situação.
Na terapia Cognitivo Comportamental entendemos que tem uma situação que leva a uma emoção e essa emoção leva ao comportamento. A situação complicada que teve levou a vergonha por exemplo e com isso tem ansiedade um pouco mais aguçada quando tem que percorrer distância maiores. A terapia é possível ajudar a entender melhor os eventos.
Fico à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo

134 respostas

29 JUL 2020

Olá, Brunno.
Obrigada pela participação.
Entendo seu desconforto, claro que fica o registro de um ocasião embaraçosa, como você mesmo diz, mas acho importante fazer uma avaliação completa, com profissional da saúde, pois alterações gastrointestinais podem relacionar-se com sintomas de ansiedade. A ansiedade tem como característica manifestação de desconfortos de ordem física ou emocional, ou seja, diarréia, tremores, náuseas, taquicardia são alguns sintomas fisicos, já nervosismo, tristeza, irritabilidade são sintomas considerados emocionais.
De qualquer maneira, recorrer a atendimento psicológico pode te auxiliar.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

29 JUL 2020

Olá Bruno. Grato por sua pergunta.
O cérebro humano instala as experiências vividas como se fossem aplicativos. Usamos os aplicativos para determinadas atividades que necessitamos desenvolver. Mas no seu caso, essa situação embaraçosa que ocorreu anteriormente foi muito intensa e causou sofrimento, vergonha, raiva, ou outras que você pode lembrar. O seu cérebro então cada vez que você se coloca numa situação parecida à anterior ele entra em pânico, e, na tentativa de proteger-lo e evitar o sofrimento manda mensagens para suas glândulas que lançam algumas substâncias na tentativa de preparar o corpo para a um novo enfrentamento do perigo. Ou seja, ele entende que a situação pode mesmo se repetir, e a cada dia essas sensações se somam com mais intensidade e se perpetuam. É o que chamam de bloqueio emocional. Essa é uma situação muito comum em que pessoas evitam todo tipo de situações como evitar passar embaixo de escadas, elevadores, insetos, e essa lista é enorme. Mas felizmente existe tratamento na área da psicologia. Procure um profissional da área. Você terá ajuda para enfrentar esse desafio através da escuta, exercícios de respiração e técnicas específicas verá que essas sensações irão diminuindo e se acalmarão.
Espero ter ajudado,
Fico à disposição
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 JUL 2020

Olá boa noite. Esses sintomas são traços de uma possível síndrome de colon irritável ou síndrome do intestino irritável. Os sintomas variam, mas, geralmente incluem dor abdominal inferior, distensão abdominal, gases e constipação ou diarreia. Isso ocorre devido a vários fatores como: fatores emocionais, ansiedade, depressão e intolerância a lactose.
O médico geralmente diagnostica a síndrome do intestino irritável com base nos sintomas, mas também faz exames para descartar a possibilidade de haver outros problemas. Esses sintomas podem ser trabalhado com tratamento psicoterápico.
Espero ter ajudado, caso deseje mais orientação fique a vontade.
Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 JUL 2020

Olá Bruno!
Acredito que essa situação é bem complicada pra você e deve ser um grande estressor. Isso deve limitar a sua vida, pois como você mesmo disse não consegue realizar atividades diárias que necessitem da utilização do transporte público.
Eu oriento você a fazer terapia pois quando há coisas que nos paralisam e nos impedem de ter uma vida mais fluida e saudável. Oriento também a buscar a ajuda de um médico, pois ele também pode detectar se tem fatores físicos que contribuem para que você não consiga conter a vontade de ir ao banheiro.

Psicologia Samara Dias Psicólogo em Fortaleza