Por que tenho dificuldade em ter realiconamentos e gostar de alguém?

Feita por >Emi · 25 jul 2023 Abordagem psicológica

Sempre tive dificuldade quando o assunto é gostar de alguém ou relacionamentos amorosos, sempre pensei "não fui feita para namorar ou casar. Sou alguém estranha demais pra isso." Além disso, tenho medo e raiva dos homens, não sei o porquê disso. Tive experiências negativas na dolescência, mas eu já tinha esses pensamentos e sentimentos desde a infância. Além disso sempre que algum rapaz se aproxima de mim e demonstra interesse eu fico muito nervosa e assustada, começo até a suar frio e tremer, fica difícil até respirar. Eu começo a ter pensamentos negativos de que sou estranha ou de que essa pessoa está me enganando, daí a raiva surge e eu começo a tratá-lo mal mesmo que sem querer, não sei controlar. Não sei o que é esse problema nem como resolver...

A melhor resposta 3 AGO 2023

Oi Emi, obrigado por compartilhar. Então, o seu caso tem a ver com as experiências negativas que você teve na infância. Essas experiências levaram a pensamentos e formas de agir que geram em você reações ansiosas e de evitação em situações que envolvem homens. Quando você fala "não fui feita para namorar e casar" é um engano, chamamos isso de pensamento disfuncional. É uma crença baseada nos pensamentos negativos e experiências traumáticas que você sofreu. Todos nos podemos nos relacionar de forma saudável, basta estarmos bem com nós mesmos. Dessa maneira o seu problema pode ser cuidado através de terapia, a orientação então é buscar um psicólogo, vai ter ajudar bastante. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2023

Como psicóloga, é importante ressaltar que você está sendo muito corajosa ao compartilhar seus sentimentos e dificuldades aqui. É natural que algumas pessoas enfrentem desafios quando se trata de relacionamentos amorosos e intimidade, e esses sentimentos podem estar relacionados a experiências passadas e crenças internalizadas desde a infância.

O fato de ter tido experiências negativas na adolescência pode ter contribuído para a forma como você se sente em relação aos homens e ao medo de relacionamentos. É possível que essas experiências tenham afetado sua autoestima e confiança, levando a pensamentos negativos sobre si mesma e a desconfiança em relação aos outros.

A ansiedade e o nervosismo que você sente quando um rapaz se aproxima de você e demonstra interesse são reações comuns para muitas pessoas, mas, no seu caso, parecem ser mais intensas, levando até a sintomas físicos como sudorese e tremores. Isso pode estar relacionado à ansiedade social e ao medo do julgamento ou rejeição.

A raiva que você sente em relação aos homens pode ser uma manifestação de defesa, uma forma de proteção para evitar possíveis mágoas ou ferimentos emocionais. No entanto, é importante entender que nem todos os homens são iguais e que generalizar pode limitar suas oportunidades de criar relacionamentos saudáveis e significativos.

A fim de lidar com essas questões e superar esses desafios, a terapia pode ser uma ótima opção. Um psicólogo pode ajudá-la a explorar suas emoções, crenças e padrões de pensamento, fornecendo ferramentas para lidar com a ansiedade social, construir autoestima e estabelecer relacionamentos mais saudáveis. A terapia pode ajudá-la a identificar a origem desses sentimentos, trabalhar em questões não resolvidas do passado e desenvolver estratégias para lidar com as situações de forma mais construtiva.

Além disso, pode ser útil praticar a autoaceitação e o autocuidado. Lembre-se de que todos têm suas peculiaridades e não há problema algum em ser diferente. Aprender a se amar e respeitar é um processo importante para construir relacionamentos positivos com os outros.

Se você sentir que não consegue controlar suas reações de raiva e hostilidade, é especialmente importante buscar ajuda profissional para aprender a lidar com esses sentimentos e evitar prejudicar a si mesma e aos outros.

Lembre-se de que a jornada para o crescimento pessoal e a construção de relacionamentos saudáveis pode levar tempo, mas com apoio adequado e comprometimento em trabalhar em si mesma, é possível superar esses desafios e encontrar mais equilíbrio e satisfação em sua vida.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

27 JUL 2023

Olá Emi! Obrigado por escrever. Somente podemos gostar dos outros se estivermos em harmonia conosco mesmo. Você é alguém a ser gostada. A principal pessoa que precisa gostar de você, é você mesma. Certamente sentir raiva e medo dos homens é estender a todos os homens a provocação desse sentimento. Isso não é razoável. Você fica nervosa, assustada, sua, treme, com dificuldade de respiração, exatamente porque não é indiferente a essa aproximação.
Certamente você precisa desenvolver autoconfiança, amadurecer. Isso se faz, de forma social, com as turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com a prática de esportes coletivos de contato, com os grupos de teatro, dança, arte cultura, com o trabalho sério e comprometido, com os estudos e grupos de estudos. De forma científica, um de nós, psicólogos poderá te ajudar. Você precisa compreender de forma mais profunda e detalhada a cultura e as características da natureza humana.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8644 respostas

27 JUL 2023

Olá, Emi!

Seu incômodo quanto a relacionamentos, em especial o encontro e contato com alguém do sexo masculino é bastante inconsciente, Emi, ocorre em ti algum tipo de aversão (a reação física de sudorese, tremor, respiração alterada etc. expressam isso) de um fundo bastante emocional, afetivo, que provavelmente é reportado a episódios da sua mais tenra infância - episódios que independente de terem factualmente ocorrido ou seja uma justaposição de leituras e elaborações emocionais do passado, vem condicionando seu convívio com o outro masculino no presente.

Te convido a realizarmos esse gradual processo de conscientização de tais fatores afetivos, Emi, pois, com o gradual processo de abordagem, elaboração e ressignificação de tais imagens emocionais, iremos revertendo o mal-estar para o condizente estado de convivência e salutar interação com o outro masculino.

Fico à disposição para realizarmos esse trabalho, Emi, realizo o atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

27 JUL 2023

Ola Emi, pelo seu relato percebo que tem muitas coisas no seu inconsciente a serem exploradas para que você consiga entender os seus sentimentos e ressignificar esses acontecimentos que vem se repetindo na sua vida. Busque o espaço da psicoterapia para entender tudo isso que está acontecendo com você. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

26 JUL 2023

Emi, sinto muito por suas angustias!

Nós nos constituímos enquanto seres humanos de maneira complexa, então seria necessário investigarmos mais detalhadamente sua história de vida para podermos compreender o que motiva e reforça essas suas dificuldades. Imagino que apensar do pensamento que você tem sobre ser uma pessoa estranhar demais para relacionamentos, poder se relacionar com outras pessoas talvez seja importante para você, e é importante que você saiba que isso é possível. Como você mesmo citou, ocorrem pensamentos na sua cabeça, e nos pensamentos que temos nem sempre refletem a realidade. Nós não somos nossos pensamentos. Nós TEMOS pensamentos. O que significa que você pensar que é estranha, não significa que você de fato o seja; ou pensar que a pessoa esta te enganando, não significa que ela de fato esteja. Pensamentos são apenas pensamentos. Cabe a nós aprendermos a observar e ponderar sobre eles de maneira mais assertiva e saudável, questionando e validando-os de maneira mais consciente e alinhada ao que é importante pra gente. A terapia pode te ajudar a construir essa relação mais flexível, de modo que você consiga ir se aproximando da vida que importa para você viver, e caso isso ainda não seja muito claro também, não há problema, esses valores podem ser indo construídos em conjunto, ao longo do processo. Sugiro que que busque por esse auxilio profissional.

Ps: Você não necessariamente precisa desejar relacionamentos amorosos também, mas, caso os deseje, certamente os merece tanto quanto qualquer pessoa!

Um abraço,

Jéssica Thainá Hannecker de Mattos Psicólogo em Carazinho

6 respostas

26 JUL 2023

Oi Emi
Esses são os problemas, os conflitos, os traumas que voce precisa resolver e curar.
De fato, nenhum de nós nasceu para casar, ter filhos, namorar, embora possa fazer isso tudo porque faz parte de nossa vivencia neste mundo.
Mas, prioritariamente nascemos para aprender, corrigir, expandir a nossa consciência, nos realizar e ser feliz.
Contudo, voce percebe o teu problema relacionado aos homens... precisa curar este trauma, são experiências passadas que te causaram dor e por isso a tua mente se defende desta forma... precisa resolver para curar, precisa fazer Psicoterapia.
Caso contrário, terá dificuldades nos relacionamentos, não só em namorar, casar, mas até relações profissionais.
São informações que a tua mente registrou e estão no teu emocional e causam todos estes problemas que voce colocou.
Fazendo Psicoterapia, voce resolve isso; mesmo assim, a escolha do que quer fazer continya sua, mas vai escolher por liberdade e não compulsoriamente e sofrendo.
Abraços

5817 respostas

26 JUL 2023

Olá Emi.
Seria interessante você investigar os motivos desses sentimentos.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

26 JUL 2023

Olá Emi,
Entendo que este conflito te deixa triste também, pois a conexão com outras pessoas também pode ser fonte de prazer e amor.
é muito importante que você possa iniciar uma terapia assim que possível, pois podemos ver que a aproximação com algum garoto te desperta muita ansiedade, são rações que estão um pouco fora do teu controle, algo que tu não escolhe. Provavelmente estas situações na adolescência aumentaram essa sensação que já te acompanha a muito tempo e agora está ficando muito difícil.
então, procure alguém aqui na plataforma que tu possa te identificar e junto contigo acolher este medo para superar ele com compaixão e empatia.
abraços!

João Pedro Cé Psicólogo em Salvador

8 respostas

26 JUL 2023

Querida Emi,

Recomendo que inicie um processo de Psicoterapia.
Parece que você possue uma crença limitante mto forte que te atrapalha bastante.
A terapia vai te ajudar, invista em você!
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo