É normal ter dificuldade em falar sim?

Feita por >Crys · 16 ago 2023 Abordagem psicológica

Sei que tem e eu convivo com pessoas que tem muita dificuldade em falar não, ao invés de procurar fazer o que quer, faz o que os outros querem, por vergonha de negar. Mas eu sou ao contrário, nunca me incomodei com isso, só que ultimamente venho me perguntando se isso é normal. Porque pra tudo eu falo não, tudo eu não quero fazer, não quero ir em tal lugar, não quero ver tal pessoa… tenho melhorado de um tempo pra cá
Mas a minha dificuldade é dizer sim pra alguma coisa e tem outra coisa que venho me perguntando se é normal, é não sentir saudade do jeito que as pessoas retratam a saudade. Eu lembro com carinho de pessoas que gostei e já se foram, fico pensando que seria bom se ainda estivesse aqui, mas não é uma saudade, como algo que dói um pouquinho, ou se emociona, ou deseja muito que o tempo volte. É só um carinho normal e já passa, só uma lembrança sabe. Não sinto falta de amigos que faz tempo que não vejo e me pergunto o porque disso?

A melhor resposta 17 AGO 2023

Oi Crys,
Normal é não ter dificuldade, mas muitas pessoas tem dificuldade de falar "Sim" e outras em dizer "Não" e isso é por formas de como foram condicionadas, manipuladas, principalmente até os 5 anos de idade.
O que você faz é uma forma de protesto, uma pirraça, uma forma de se colocar contra o que foi formatada.
Voce está vivendo num meio onde existem pessoas e cada uma tem as suas dificuldades para resolver consigo mesmas; saiba conviver com estas pessoas, usando de muita flexibilidade e diplomacia, sempre no sentido de se tornar cada dia melhor para si mesma, não para se comparar com outras, mas em superar a si mesma.
Se necessário, faça Psicoterapia para compreender e entender como é você e porque as coisas acontecem dessa forma.
Abraços

5830 respostas

17 AGO 2023

Olá Crys! Obrigado por escrever. O texto que você escreveu apresenta outro texto subentendido que diz que você fala não de forma automática, para situações que desejaria falar sim. Está te faltando amadurecimento, espontaneidade, autonomia. Provavelmente você está, para não correr riscos, se privando da tua originalidade. Sim e não, difíceis, são dois lados de um mesmo problema. Falta de saudáveis delimitadores da vontade interior.
É preciso viver a coragem serena para dizer não, assim como é necessária a tranquilidade interior para dizer sim, quando essa for a resposta essencialmente tua.
Vamos amadurecer.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

17 AGO 2023

Crys, pelo que relata parece que há um padrão de sentimentos estabelecido, para determinar o que seria ou não normal. É importante que você pense sobre isso. Por qual motivo tem questionado o seu comportamento?

Anônimo-412139 Psicólogo em Salvador

1 resposta