Tenho dificuldade em me sentir feminina por ter o corpo feio

Feita por >Burguesinha · 21 dez 2020 Autoestima

Bom, acabei de passar pela puberdade, e nela meu corpo não se desenvolveu muito, praticamente nada, só minha vulva, desenvolvi só por dentro, digamos assim. Não tenho quase nada de seio, minha bunda pode ser confundida com uma bunda masculina, não tenho cintura fina nem quadril largo, minha cara também não ajuda muito. Diante disso não acho nem que eu mereça me arrumar, me odeio, me odeio muito e sinto como se eu fosse uma aberração ou que eu tenha alguma doença que não me permitiu me desenvolver direito. Biologicamente não tenho problema algum, é só estético mesmo. Gostaria de saber o que fazer porque tô pensando até em nunca casar pra não ter que lidar com problemas relacionados à isso ou a pessoa me colocar pra baixo, na verdade ninguém nunca vai me amar. Pse é isso, se eu for falar isso pra algum conhecido vão me interpretar muito mal porque não tenho dó de descrever como me sinto, então tô perguntando aqui anonimamente. Obrigado por quem leu até o final

A melhor resposta 22 DEZ 2020

Olá, querida.
É natural desta fase a preocupação com o corpo, se será amada, desejada e insatisfações diversas, pois é a fase que a pessoa vive muito mais intensamente a realidade do SOCIAL, ou seja, sob a perspectiva de comparações, do olhar dos outros para você.
Ainda que você tivesse o corpo "ideal", ainda assim, é natural da fase que sentisse insatisfeita.
O que muda desta para a próxima fase é justamente a mudança de foco.
É como se hoje você olhasse para seu corpo, pensando automaticamente o que as pessoas falariam, o que elas diriam sobre você, e comparado com alguém X, o quanto não sente que é como gostaria. Mas numa percepção mais "adulta", você olhará para si sem a necessidade de prestar contas, de agradar terceiros.
Quanto antes conseguir aprender esse segredinho e ajustar a referência que está se baseando para discernir se é ou não como gostaria, conseguirá reconhecer o quanto que uma personalidade segura de si, sobrepõe como uma beleza legítima e cativante.
Espero que tenha feito sentido para você :)

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

2 JAN 2021

B noite
Vc tem problemas com auto estima por não ter o corpo q gostaria . A estética hj tem muitos recursos. Vc TB pode fazer academia. Nada é impossível. Vc precisa querer se amar, mudar esse quadro ... Procure ajuda psicológica.
Se interessar sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 DEZ 2020

Oi, Burguesinha...
Teu problema é existencial, é o desconhecimento de ti mesma e por isso estás confusa, com baixa autoestima e se sentindo "feia".
Nada é feio, tudo é obra de Deus e Deus não faz nada errado ou feio, tudo é perfeito.
Sabe que foi voce que quis nascer assim? Para se aceitar, precisa conhecer o teu projeto de vida, tua missão de vida.
Não viemos aqui por acaso, Nasceu através do pai e da mãe, mas não és deles. Nasceu exatamente assim porque assim seria mais fácil realizar o teu projeto de vida.
Tão logo compreenda isso, é possível voce ter os seios mais lindos, a bunda mais linda, mas precisa compreender esta realidade toda.
Faça Psicoterapia para conhecer-se e compreender esta realidade toda. Tua vida vai se transformar.

5817 respostas

22 DEZ 2020

Olá, bom dia!
Tudo bem?
Fica claro em seu relato uma insatisfação com o seu corpo, acredito que hoje com o culto ao corpo perfeito em que vivemos, com todos os processos estéticos que são oferecidos, grande parte das pessoas estão ou já estiveram de alguma forma insatisfeita com o seu corpo. Dois processos importantes podem ser trabalhados, o primeiro é a autoestima, o segundo é do autoconhecimento, em ambos são importantes a valorização do positivo, das coisas boas.
Tenho certeza que existe uma mulher muito bonita que precisa ser descoberta, esta dentro de você, não é fácil, basta encontrar.
A ajuda de um profissional é muito interessante no seu caso.
Espero que possa pensar sobre.
Estamos a disposição

Fábio Vinícius Escolástico Ribeiro Psicólogo em Montes Claros

61 respostas

22 DEZ 2020

Olá Burguesinha.
Grata por sua pergunta.
Na puberdade o corpo pode mesmo passar por mudanças diferenciadas de pessoa para pessoa. Essa diferença pode estar relacionada com a sua genética, hormônios, atividades físicas, alimentação, etc. Então, visto que você está bem fisiologicamente se preocupe apenas em fazer atividades físicas regulares e comer alimentos saudáveis. Atente também para os fatores genéticos, veja as fotos de seus pais quando estavam na puberdade, quem sabe você terá a resposta para a sua questão. Quem sabe eles não chegaram ao corpo ideal que desejavam somente na fase adulta deles também. Procure investir mais em sua vida espiritual e nas boas amizades. Procure estar próxima das pessoas que gostam de você e que lhe aceitam como você é. Mas lembre-se que antes de exigir que as outras pessoas gostem de você , você mesma precisa se amar e aceitar-se como é. Mas isso não quer dizer que deve ficar parada e deixar de ir em busca de seus sonhos e mudar o que precisa e pode ser mudado. Desenvolver a auto estima é vital para que valorize mais o SER ao invés do TER. Procure ajuda psicológica para falar de seus sentimentos e emoções. No ambiente neutro da terapia se sentirá mais à vontade pois estará segura sob a ética e sigilo do profissional.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 DEZ 2020

Bom dia
Talvez seja sua constituição e deve ter outras mulheres na família com o seu tipo corporal. Uma academia pode ajudar a melhorar as formas do corpo. Muitas modelos famosas são magras e com poucas formas.

Psicóloga Anelice Enes Bergé Psicólogo em Goiânia

2 respostas

22 DEZ 2020

Olá Burguesinha! Que bom que você escreveu! Certamente está faltando conversa com colegas, conhecidos; está faltando observação de outras pessoas de idade assemelhada, bem como a leitura e observação da psicologia da puberdade. Está faltando ouvir, com sinceridade, os mais velhos. O que você descreve como algo que está sentindo, acontece com a maior parte das pessoas na tua idade. Uma parte delas não fala. Isso tem uma função de preservação e seleção. É impressionante como a a pele, o cabelo, os olhos, os braços, dentre outros aspectos, de outra linhagem genética, são sentidos pelas pessoas como mais interessantes. Permita-se captar essa força de atração. Cabe lembrar que a vida apresenta um ciclo de mais ou menos oitenta anos. A rechonchuda de quatorze anos, precisará lutar muito para ter trinta sem estar acima do peso, a peituda aos dezesseis, terá maior chance de completar quarenta com seios abaixo do que ela deseja. Aquela que tem menos curvas aos dezesseis, terá maior chance de viver maior tempo com corpo mais firme.
Permita-se ser natural, mas não evite troca de olhares, não deixa que a energia do preconceito (teu mesmo) inviabilize a troca de admirações.
Caso as coisas adquiram uma dimensão que não modifique o panorama descrito, será importante você passar por conduta científica com psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento social, evitar aglomerações, senso de grupo, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.