Por que sinto que viver não faz sentido?

Feita por >Gi · 29 jun 2021 Desenvolvimento pessoal

Eu sinto que estar viva não faz nenhum sentido, e eu não quero estar, e acho que estou "bem resolvida" sobre isso, tipo a gente vive em bola azul no meio do nada nasce trabalha e morre. Eu não quero fazer parte disso, é muito coisas ruins q acontecem mais do que coisas boas não acho que vale a pena. Mas não acho que as pessoas que se importam comigo devam sofrer(tanto) com a minha decisão então vou cortar laços primeiro, mas me incomoda de não ser algo que possa fazer de imediato e já estou de saco cheio de ter que viver, tem alguma coisa que possa fazer pra pelo menos conseguir não viver em plena agonia até cortar esses laços?
( Ou eu tô louca e devo mudar de psicólogo)
Obs: não é algo recente e tenho tendo muito surtos

A melhor resposta 6 JUL 2021

Olá Gi,

Essa é uma questão muito frequente em consultório, já atendi alguns pacientes com histórias parecidas. Talvez, a questão não seja sobre sentido, mas sobre o que fazer com esse “sentido” ou mesmo a falta dele. Leve essa questão ao seu psicólogo, discuta sobre isso, fale mais sobre isso. Faça disso um tema da sua terapia. Se mesmo depois disso não perceber mudanças pode ser necessário que tenha que buscar a ajuda de outro profissional, ou quem sabe até mesmo a ajuda de um psiquiatra. Não sei se você está sob acompanhamento médico.

À disposição

Sérgio Silva
Psicólogo Clínico
Especialista em EMDR

Sérgio Roberto Moreira da Silva Psicólogo em Brasília

20 respostas

30 JUN 2021

Ola Gi.
Grata por sua participação.
Normalmente há várias soluções para um mesmo problema. Mas, a primeira coisa que poderá fazer com que você se sinta melhor é fazer uma consulta com psiquiatra. Ele poderá auxiliá-la a entender melhor esses sintomas e se necessário, prescrever o medicamento e fazer outros encaminhamentos. Você terá que seguir à risca as dosagens e orientações médicas. Se precisar de ajuda para seguir essas orientações peça ajuda às pessoas próximas que estejam interessadas em vê-la bem de saúde. Para isso você terá que deixar o orgulho de lado, ser sincera e pedir ajuda. Pedir ajuda é um ato de amor próprio e demonstra inteligência e saúde mental.
A segunda atitude que poderá tomar é quando estiver se sentindo melhor, mais fortalecida e apta para dialogar com a psicóloga procurar a terapia e estar aberta para desenvolver o processo.
Espero ter ajudado.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 JUN 2021

Oi Gi...
Sim, pode ser que tenha que mudar de psicólogo.
Estou de acordo contigo que se é para viver sem sentido, é melhor cair fora desta.
Porém, este é o resultado de toda uma doutrinação sofrida, dada pelo sistema social educacional, religioso, etc. que fechou as portas da vida e te adestrou a uma função que ele, o sistema queria e não a que voce queria...
O sentimento de vazio que sente e a inutilidade da vida indica que voce está longe de ti mesma, longe a tua própria vida.
Quem é voce? Qual a tua verdadeira identidade? O sistema não se importa com isso; se importa em te adaptar a ele.
Quais os teus talentos? Qual o teu objetivo de vida? Teu objetivo de vida, não do sistema... precisa descobrir
Tão logo identifica dentro de ti estas coisas, a alegria e a vontade de viver começam a ser restabelecidos e a tua saúde, ânimo e vontade de viver.
Mas tudo isso são escolhas tuas... a decisão é tua... voce é dona da tua vida e pode fazer o que quiser, recuperar a ti, corrigir as informações, deletar muita porcaria que foi colocado e descobrir o teu potencial de ação... tem o poder de fazer a tua realidade.
Isto não é teoria... é prática, é ação... somos criadores de nós mesmos.

5817 respostas

30 JUN 2021

Olá Gi! Que bom que você escreveu aqui! Você diz "sinto que viver..." é uma prova que envolve busca de sentido; "sinto que estar viva.. envolve sentido; "Eu não quero..."decorre de vontade, de sentido; coisas ruins só se explicam em comparação com coisas boas; Somente sabe o que não vale à pena, alguém que experimenta coisas que valem à pena.
Será muito imporante você realizar conversas diferentes, ver outras perspectivas, dar outras chances para você e para nós, tal qual você fez, ao escrever.
Contate-nos, teremos alegria e motivação em lidar com você na busca do seu autoconhecimento, da tua ampliação de horizontes, de construção de novos sentidos.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes de mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.