Por que sinto que a vida não faz mais sentido?

Feita por >Octavia · 10 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Terminei um relacionamento de quase 10 anos, eu ainda gosto dele e não queria perde-lo mas ao mesmo tempo sinto que estou travando a vida dele e sinto vontade de me afastar. E eu com 25 anos não conquistei nada na minha vida, parei os estudos (mas consegui terminar recentemente) e trabalhei registrado 1 vez na vida por um mês e depois não consegui mais emprego e moro com meus pais, me sinto um lixo. Situação atual: desempregada, perdida, triste, sentindo-se no fundo do poço, sozinha, confusa.... e muito mais. Por favor respondam o que acham que devo fazer?

A melhor resposta 12 JUN 2020

Octavia,
Com 25 anos já fez várias experiências e ja sabe o que quer e o que não quer. E isto é bom
De fato, nascemos para nos realizar, fazer muitas experiências e escolher, por si mesmo, o que quer ser e fazer e rejeitar o que não quer.
Fundamental é saber quem você é e o que veio fazer aqui. Para isso, a vida te deu determinados talentos os quais deves desenvolver para tornar eles ferramentas para a tua realização profissional, dentro da possibilidade da tua escolha.
Depois, se precisar, podes buscar conhecimentos para enriquecer o que faz, o que gosta de fazer.
Acontece que voce veio e encontrou um ambiente, um sistema de valores, crenças, cheio de normas e valores que te adestraram em coisas que muitas vezes não é pra você. E tem que aceitar... isto gera medo e angústia.
Precisa adquirir sabedoria para lidar com este sistema, sem esquecer, sem renunciar a ti mesma.
Se vive o que os outros querem, tua vida, de fato, fica sem sentido nenhum, fica vazia, sem motivação, sem alegria.
Quanto mais longe do teu caminho e de tua missão, mais infeliz se torna.
Um processo Psicoterapêutico te auxilia nesta caminhada e nesta recuperação.

5817 respostas

12 JUN 2020

Octavia não tenho como te responder qual sua próxima direção, mas todo o término é difícil, é como um luto, mas se houve um término houve um motivo. E nesse momento atual você começa a pensar que poderia ser sua culpa, pensar que você não é capaz de nada. Mas você é capaz!
Escolha procurar uma ajuda, escolha procurar meios para conseguir essa independência que você não encontrou ainda.

Espero ter ajudado!

Psicóloga Gabriela Roweder Psicólogo em Jaraguá do Sul

7 respostas

11 JUN 2020

Olá Octávia! Grato por participar. Seu relato é revelador. Você tendo vinte e cinco anos e tendo namorado dez anos, começou a namorar aos quinze anos. Então, colocou em segundo plano, formação escolar sólida, criação de turma de amigos, viagens, preparação para o trabalho. Calma, você ainda tem vinte e cinco anos. Há muitas coisas na vida a serem conquistadas pelas pessoas de setenta anos, imagine para as pessoas que ainda estão com vinte e cinco anos! O que você deve fazer? Deve observar que todos os seres humanos, altamente complexos, por isso, únicos; não conseguem, em cem anos de vida, explorar todas as possibilidades e riquezas internas. Você também não conseguirá, mesmo que viva cem anos, mas, de agora em diante, precisa colocar o centro da tua vida em você mesma, isto é, em primeiro plano namorar a si mesma, de forma plena, colocando como possibilidades: sonhos de infância, fantasias, criação de turma de amigos bons, saudáveis e éticos; rotina de vida com bom aproveitamento do tempo, considerando todas as áreas da vida: alimentação, sono, descanso, higiene, estudo, leitura, atividade física, lazer, socialização, etc.. Somente gostamos do outro, de forma inteira, legítima e profunda, após gostarmos profundamente de nós mesmos. O outro pode ser uma representação dentro da nossa mente, que não corresponde exatamente ao que o outro é de fato. Cuidado. Planeje e cumpra uma rotina saudável de vida. Estamos à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

11 JUN 2020

Olá Octávia! Você está passando por algumas frustações em sua vida e é compreensível que se sinta assim. A frustação, a tristeza, etc.; assim como a conquista, a alegria, etc.; fazem parte de nossa existência e ajuda a construir quem somos. Pode sinalizar que algo está errado e você precisa virar a sua atenção para aquilo que possa estar provocando essa dor emocional. As vivências negativas são ruins de passar, o que você precisa ter atenção é na duração e extensão desses sintomas. Se você está tendo esses sentimentos negativos a um tempo considerável (mais de um mês) e tem percebido uma piora, procure atendimento psicológico online ou presencial.
Tente conversar com alguém de seu convívio, não precisa ser sobre o problema em si, o ideal é que seja assuntos que a ajude a sair desse circulo de problemas.

Espero ter ajudado!

Psicóloga Patricia Queirós de Sousa Psicólogo em São Paulo