Por que sinto dificuldade em chorar?

Feita por >Eloísa Gonçalves · 7 out 2018 Desenvolvimento pessoal

Antigamente eu chorava por tudo, e a pouco tempo, mesmo sofrendo muito recentemente, venho sentindo grande necessidade de chorar, mas não consigo pôr para fora e isso está me incomodando muito. Quando tento chorar, apenas saem gritos silenciosos, não consigo mais chorar, mas não sei outra forma de aliviar a minha dor.

A melhor resposta 8 OUT 2018

Olá Eloísa. Chorar e rir são expressões primárias das emoções. A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou "chorar é sinônimo de fraqueza" ou "não devo demonstrar meus sentimentos", etc. Esses pensamentos, embora muitas vezes não percebemos que eles ocorrem, fazem com que tenhamos comportamentos e emoções diferente do que se espera para as situações.
Na psicoterapia você terá oportunidade de entender esse processo e reestruturar esses pensamentos que fazem com que você não consiga expressar seus sentimentos.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

8 OUT 2018

Bom dia, Eloísa Gonçalves, por vezes prendemos o choro que é uma das manifestações das emoções que pode ser choro de felicidade ou de angustia, tristeza ou desespero, mas no seu caso esse choro é por sofrimento então fica difícil de ser posto para fora e dá lugar ao alivio e a tranquilidade, você pode procurar uma psicóloga só para conversar sobre os momentos de sofrimento para dá vazão a sua dor ou, pode tentar sozinha antes de procurar ajuda, respirando quando sentir vontade de chorar, puxar o ar pela boca e soltar devagarinho pelo nariz e repetir até sentir que está se acalmando e ás lágrimas surgirem para aliviar a tensão. Se não funcionar procure ajuda de uma psicólogo para conversar. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador