Tenho dificuldade em demonstrar o que sinto e isso me faz sofrer

Feita por >Kris · 2 set 2016 Psicologia clínica

Sou uma pessoa que tem um pouco de dificuldade em lidar com o que sente e isso me faz sofrer. Ha 9 meses, por exemplo, comecei a namorar e no começo ele era super carinhoso, atencioso e fazia de tudo para estar por perto e eu acabava me distanciando pois, apesar de gostar muito dele também, não gosto de muito grude e disse isso várias vezes a ele. O problema é que agora sofro um pouco com isso, pois ele também não está demonstrando muito o que sente e me disse que isso é por conta de eu não gostar de muitas demonstrações de carinho.

Uma coisa que também costuma acontecer bastante é eu mudar de humor muito rapidamente. Às vezes estou super bem e de repente fico irritada, chateada. Nos últimos dias tenho chorado bastante, muitas vezes sem motivo nenhum, outras vezes começo a imaginar situações e sempre são situações em que tudo dá errado para mim. Além disso, nos vemos pouco por causa de nossos trabalhos. Gostaria muito de conversar com ele a respeito disso tudo, mas não sei como iniciar a conversa, já que não sou de demonstrar/falar muito do que sinto.

A melhor resposta 8 SET 2016

Expor e falar como está se sentimento pode ser uma tarefa bastante difícil, mas é muito importante para você pessoalmente e para manter um relacionamento. Quando você diz que chora sem motivo, provavelmente você não sabe os motivos, mas eles existem, e pode ser por motivos que já estão acumulados e lhe fazendo sofrer já há algum tempo.
Através de terapia psicológica você poderá ter mais autoconhecimento e criar habilidades para expressar seus sentimentos e lidar com dificuldades e frustrações. Até lá, você pode começar uma conversa com seu namorado falando, por exemplo, o quanto gosta dele e quanto gosta quando ele demonstra carinho.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

9 SET 2016

Olá, Kris, por ter dificuldade de demonstrar o que sente, a tendência é que você isole e represe seus sentimentos, daí a sensação de tudo dar errado. Na terapia comportamental, o psicólogo poderá lhe ajudar a ser mais assertiva em expor seus sentimentos, através de comportamentos mais funcionais. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

6 SET 2016

Busque ajuda de um psicólogo!!! No espaço terapêutico poderá pensar, possibilitar e experimentar suas emoções!!!

Sara Guerra Carvalho de Almeida Psicólogo em Fortaleza

30 respostas

5 SET 2016

Olá Kris, pessoas podem passar a vida toda com esta dificuldade e acabar não se percebendo, e não percebendo o quanto as relações acabam sendo prejudicadas, o fato de você se dar conta disso, já faz parte dos passos para buscar maneiras de lidar com tudo isso.
Estou a disposição caso queira compartilhar.
Jailice Lima - Espaço Viver

Espaço Viver Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

3 SET 2016

Olá Kris. Começamos a aprender a lidar com sentimentos na relação, na infância, desde que temos contato com a mãe, na amamentação, no estar no colo, no momentos alegres e nos difíceis, quando por exemplo há uma doença e depois com os demais membros da família. Sentir-se mal quando se estar perto ou não saber retribuir os afetos, certamente tem haver com esta fase inicial. Procure ajuda para mudar esta história, a vida é curta demais para você não viver os melhores momentos. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

3 SET 2016

Olá Kris muitas vezes as pessoas tem dificuldades em demontrar seus sentimentos, para mudar é preciso entender o motivo. Pergunte a você mesma o que aconteceria se demonstrasse seus sentimentos? A psicoterapia pode auxiliar nesta mudança de comportamento se esse for o seu desejo...Abraços
Jalila Musa Rahman

Jalila Musa Rahman Psicólogo em Criciúma