Estou sofrendo dificuldade na Faculdade, e penso constantemente em suicídio

Feita por >Raimundo Nonato · 25 jun 2018 Depressão

Não dá para resumir nessas linhas o que estou sentindo. Nem eu sei direito. Faço Medicina e ao mesmo tempo que quero fazer e ir bem, tenho um sentimento de que estou gastando a minha vida. Tenho ido muito mal na faculdade, tenho o sentimento de que não aprenderei nada, de que sou um péssimo aluno, e é exatamente isso o que está acontecendo. Viro incontáveis noites, tentando aprender, e nada. Às vezes choro e penso em me matar, porque não quero isso, passei tanto tempo querendo o que os meus pais queriam, e não pensei no que eu realmente queria, hoje não tenho sonhos. Não consigo estudar de jeito nenhum, falando isso, fico meio que pensando que eu sou um grande idiota, nem sei se estou contando tudo o que estou sentindo. O que acontece é que eu estou reprovado, amanhã não irei para a faculdade pois não estudei nada esse final de semana, e que eu não sei o que faço da minha vida, me sinto em um beco sem escapatória. Odeio aquele lugar, me sinto só, as pessoas nunca querem sentar ao meu lado, pois não sabem o que conversar comigo. "Minha casa", que é da minha vó, tem gente toda hora, falando e falando. E sou viciado em masturbação, todos os dias faço umas 9 vezes, durando umas 6 horas, não consigo parar. E acho que eu odeio as pessoas, tenho raiva constante dentro de mim, com vontade de quebrar tudo. Eu xingo o dia todo. Não me divirto. E eu não era assim.

A melhor resposta 25 JUN 2018

Ei Raimundo! Suponho que em meio a esses sentimentos ruins exista sentimentos bons e sonhos a serem realizados, mas para enxerga-los é preciso escutar o que esses sentimentos de raiva e frustração tem a dizer, entender o porque da insônia, do vicio na masturbação, da autodepreciação... Entendo que o atual momento da sua vida não está sendo fácil, muitos jovens adultos passam por isso e não tem nada a ver com ser idiota! Você tem sentimentos que não estão sendo entendidos e esse acumulo pesa e torna tudo mais difícil. Sugiro que procure um profissional da psicologia, ele poderá te ouvir de forma imparcial, livre de julgamentos, assim você poderá falar, entender esses sentimentos e construir novas saídas para sua vida.

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

15 JUL 2020

Olá Raimundo Nonato! Grato por participar. O conhecimento acumulado está crescendo em velocidade muito rápida, as especialidades e suas minúcias, dão aos estudantes a sensação de que não será possível aprender. No final acaba dando certo. Essa é uma parte importante de ser trabalhada. Estudo nunca é perdido, mesmo considerando que a maior parte das pessoas, estudam o que, depois de estudado, não escolheriam. Também cabe considerar que grama do quintal do vizinho é sempre mais bonita, a profissão do outro é, superficialmente, muitas vezes, percebida erroneamente, como melhor. Não estudar é garantia de não aprender, é auto boicote. Masturbar nove vezes por dia é fuga, escape de alguma situação. Será importante, talvez necessário, você contar com persistência, disciplina e abertura mental, com o procedimento científico, em psicoterapia com psicólogo, se possível, abrangendo a questão ocupacional
Estarei à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

8604 respostas

26 JUN 2018

Oi Raimundo percebo sei relato sinais de ansiedade entre outras questões , que estão impedindo de estudar e aproveitar a vida universitária. É comum no início da vida adulta eclodirem algumas questões que estavam adormecidas pois é o momento em que somos mais exigido, novas responsabilidades aparecem e é cobrada uma maior autonomia. E se o jovem não foi prepaeado para ser autônomo paralisa.
Esse é o momento de olhar para você, de descobrir quem é o Raimundo, quais seus desejos, quais seus recursos, quais as crenças e os mitos que estão te paralisando, ampliar a visão de mundo para você sair desse impasse. E esse momento de reflexão voce terá fazendo psicoterapia.
Pense nessa possibilidade com carinho. Não sofra sozinho, não, pois a tendência é se perder cada vez mais nesse furacão.
Espero ter ajudado. Um grande abraço.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

26 JUN 2018

Raimundo Nonato!!
Me parece muito ansioso. Por quê se permite a esse estado de fracasso? Você faz curso em humanas porque se preocupa com pessoas e pretende ajudá -las. Confie mais em si mesmo para não perder tempo na vida. As piores partes de um acadêmico, segundo alguns conhecidos é passar no vestibular, entrar iniciando interação com os companheiros, e se considerar fazendo parte desse contexto. (se sentir). As pessoas não falam, a maior parte dos alunos sentem- se inseguros com o que desconhecem. A confiança em si mesmo e vontade de aprender a cada dia mais, traz superação. Tudo que não sabemos se dificultarmos o olhar fica mais confuso.
Se escolheu uma função em sua vida para tornar a vida dos outros mais saudável, então primeiro faça isso com a sua. Sugiro que procure um Psiquiatra e um Psicólogo para te auxiliar em suas questões emocionais.
Atenciosamente,
Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

26 JUN 2018

Olá Nonato,
Oriento que procure ajuda profissional. A psicoterapia pode te ajudar nas questões aqui expostas. É importante que cuide da sua saúde mental e emocional. Aprenda a lidar com sentimentos de desesperança, frustrações, aprenda a regular suas emoções, reconhecer seus limites, dar limites ao outro, compreender suas dificuldades e adquirir habilidades saudáveis nesse processo. Se permitir é um grande passo. Recomeçar não é o pior desfecho conquanto se sinta bem. Procure um profissional que se sinta acolhido. Abraço!

Fico a disposição;

Psicóloga Kaliny Oliveira

Psicóloga Kaliny Oliveira Psicólogo em Fortaleza

32 respostas

25 JUN 2018

Olá Raimundo. Gostaria que você lesse o seu texto como se fosse de uma outra pessoa, alguém próximo que você estima muito. O que você diria para ela? Você a condenaria ao fracasso, como você está se condenando? Quais conselhos realistas daria à ela?
Alguns pensamentos disfuncionais levam-nos à tristeza e sentimo-nos como em um beco sem saída. Esses pensamentos são confirmados por crenças que criamos e que colaboram para o desenvolvimento de perturbações emocionais. Será importante você procurar um psicoterapeuta para que você consiga se fortalecer e tomar as decisões com perspicácia e autonomia, sem necessariamente comprometer as relações com seus pais.
Espero ter contribuído de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana