Por que sempre choro quando alguém fala diferente/com o tom elevado comigo?

Feita por >Eliz · 4 jul 2023 Abordagem psicológica

Isso sempre ocorre quando familiares falam assim comigo, as lagrimas simplesmente saem, mesmo quando sei que é brincadeira.

Tenho 19 anos

A melhor resposta 5 JUL 2023

Oi Eliz,
Voce é uma pessoa sensível, trata as pessoas com gentileza e gostaria de receber o mesmo tratamento.
Voce pode também estar marcada por experiências traumatizantes ou sofreu nas mãos de pessoas que eram muito duras com voce; essas experiências estão agora na tua mente servindo de referência ao presente momento.
Precisa resolver isso, curar os traumas, os conflitos para deixar a vida fluir com naturalidade.
Quem é você? Se soubesse, não ficaria amedrontada, pois ninguém consegue te destruir, basta que apenas perceba como as pessoas agem e reagem e não trazer para si mesma.
As pessoas agem assim porque isso faz parte da vida delas... é problema delas.
Portanto, recupere-se e fortaleça a si mesma; resolva o que tiver que resolver e siga em frente.
Voce não nasceu para se amiscuir com os outros; nasceu para corrigir-se de algumas coisas, aprender outras e expandir a tua consciência, concretizando assim, a tua missão de vida!
Faça Psicoterapia, te vai ser de muita utilidade.
Abraços

5817 respostas

5 JUL 2023

Olá, Eliz!

Há diversos motivos pelos quais podemos sentir algumas emoções e vontade de chorar, e isso envolve o contexto da situação que você vivenciou. Você também pode se perguntar o que você pensou naquele momento sobre o modo como a pessoa falou contigo. Possivelmente a forma como você interpretou o jeito de falar da pessoa te fez sentir tristeza, como por exemplo achar que a pessoa não se importa contigo, sem considerar outros indícios.

O modo como interpretamos as coisas que acontecem conosco é influenciado pelas nossas experiências, história, educação que recebemos, dentre outros fatores. Também pode ser que a pessoa realmente tenha sido rude contigo, as pessoas podem agir assim por conta de problemas e traumas delas próprias.

O importante é entender que a emoção está te sinalizando algo, escute-a para poder cuidar de si e lidar com a situação. Como parece ser algo frequente e que te causa angústia, você pode se beneficiar de uma ajuda profissional para te ajudar a identificar esses detalhes, desenvolver formas de lidar com isso e reduzir seu sofrimento. Permita-se sentir a emoção e, a partir disso, se recuperar e se fortalecer.

Precisando, estou aqui
Abraços!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

5 JUL 2023

Olá Eliz! Obrigado por se colocar. O choro que você manifesta é desencadeado pelo clima emocional que você experimenta diante disso. O clima emocional foi se organizando a partir de tuas vivências, história, personalidade, interpretações de vida, configuração familiar, dinâmica de vida, dentre outros aspectos. Permita a um de nós, psicólogos, conhecer esses detalhes, para que, juntos com você construamos a respostas e as modificações para que você se sinta com reações mais apropriadas, adequadas e amadurecidas.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.