Ele diz que vai fazer diferente e mudar

Feita por >Juh.mira · 25 fev 2023 Abordagem psicológica

Estou em um relacionamento a aproximadamente 3 anos, onde eu descobri diversas traições mas ele sempre diz que vai fazer diferente e mudar, eu tento acreditar por eu amar muito ele, mas ontem aconteceu algo que me deixou intrigada, eu fui apenas desligar a lanterna do celular dele e ele tomou da minha mão o celular. Outra coisa que também vem me deixando mal é o fato dele ter me dito a uns 4 dias que se sente sufocado por mim pois tem que mandar bom dia., conversar comigo durante o dia pois se não eu “emburro”. Eu não quero que alguém fale comigo por obrigação, ainda mais meu namorado. Já não sei mais o que fazer, se continuo ou acabo de vez com isso.

A melhor resposta 26 FEV 2023

Olá, querida
Parte de um processo de amadurecimento em nossa vida diz sobre a responsabilização sobre as nossas escolhas. Por isso te sugiro pensar com calma sobre o assunto, não pedindo que outra pessoa escolha por ti sobre a continuidade da relação. Afinal, quem vai arcar com as consequências é você.
Se sentir que é uma decisão muito difícil para tomar sozinha, penso que seria interessante buscar uma terapia que te ajudasse a resgatar o que você deseja para si mesma, lembrando de fortalecer seu amor próprio e aprimorar seu autoconhecimento.
Boa sorte nos seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

28 FEV 2023

Olá Juh.mira, espero que esteja tudo bem com você.

Como será que anda a confiança em um relacionamento onde já aconteceu diversos episódios de traição? Será que existe confiança e respeito necessários para que a relação continue de maneira satisfatória para ambas as partes? É preciso que você entre em contato com essas questões, e com teus sentimentos em relação ao seu namorado. Uma relação precisa de reciprocidade de sentimentos para que ela possa transcorrer da melhor maneira, sendo agradável para os dois. Quando isso não acontece de maneira natural, pode-se perguntar então o que pode estar havendo, e se é possível que haja continuidade da relação na forma como ela se apresenta. Isso vai exigir maturidade, comprometimento, respeito e confiança, como a base para o entretenimento de laços e um bom desenvolvimento da relação. Busque entrar em contato realmente com o que está sentindo, e pense o que você deseja vivenciar em uma relação, que seja bom para você, saudável e agradável. Verdadeiro. Um Psicólogo pode te ajudar nesse caminho de autoconhecimento, e um processo de psicoterapia vai te auxiliar a tomar as melhores decisões. Quando você se conectar com teus sentimentos, é importante dialogar com seu namorado, buscando expor suas reflexões e decisões. Quando feita de maneira consciente, uma escolha só vai trazer benefícios para nossas vidas. Pense em você, e no caminho que deseja trilhar em sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

27 FEV 2023

Voce considera ele teu namorado... mas ele não!
O que espera dele? Não tem poder nenhum sobre outras. Mas tem sobre voce.
Por que escolheu ele pra namorar? Com 3 anos de convivência, já o conhece, já sabe como ele é e como pensa...
Porque insiste em receber apenas migalhas?
Voce diz que o ama... então ama ser desprezada, ama sofrer.
Isto te satisfaz?
Selecione melhor teu amores... não se deixe levar pela carência, pela dependência...
Estar carente de amor te faz se adaptar e aceitar qualquer um.
Precisa abrir os olhos e ver a realidade dos pretendentes.
Oa homens de hoje não se esforçam para serem homens de valor; eles só querem sexo e usam a carência da mulher para condisioná-las, para amordaça-las e impor nelas os seus caprichos.
Neste caso, é bem melhor ficar sozinha do que mal acompanhada!
Mas existem homens bons, homens de valor, mas para acessá-los precisa se distanciar e corrigir dentro de voce as distorções que para voce são normais e não são!
Enquanto voce se basear na alienação, só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.

Abraços

5912 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 FEV 2023

Olá Juh.mira! Obrigado por escrever. Havendo diversas traições, havendo sua desconfiança, havendo a tomada repentina do celular por parte dela, havendo sensação de sufocamento e necessidade de controlar, vamos ser sinceros: vocês não estão namorando. A convivência está pesada. Parece que vocês estão namorando sem estar amadurecidos para tanto. Antes de estar amadurecido para namorar outra pessoa, é preciso namorar consigo mesma. Para isso é preciso desenvolver o senso de que o que te guia é a tua verdade, que quem te perder, perderá uma grande pessoa. Haverá o senso de que a prioridade é você e suas grandes ramificações culturais, afetivas, socias, vinculares. Para conseguir isso é preciso turma de colegas e conhecidos éticos, saudáveis, e com vínculo de qualidade, é preciso estudos sérios e consistentes, prática de esportes coletivos de contato, trabalho sério ou preparação consistente para o trabalho, vivência de artes e cultura.
Não é possível namorar por inteiro a outra pessoa, não havendo autoconfiança razoável.
Abraços!

8757 respostas

26 FEV 2023

É comum sentir insegurança após uma traição e isso pode afetar os dois lados, você e seu namorado. Esses sentimentos são naturais, mas, podem abalar vocês emocionalmente o que poderá interferir na felicidade e no futuro do relacionamento do cadal. Se ama seu namorado e decidiu continuar (ou até mesmo se decidir terminar), é preciso lidar com esse sentimento de insegurança e para isso precisará de autossuficiência emocional. Cada pessoa é única, porém uma pessoa autossuficiente pode encontrar a felicidade fora de qualquer relacionamento. Você pode buscar ajuda individual que lhe dará suporte para recuperar a confiança e para conseguir deixar cicatrizar a ferida aberta . A Psicoterapia poderá te ajudar e te oferecer apoio e ajuda nesse sentido. É importante destacar que o suporte profissional é uma ferramenta valiosa para ajudar a reconstruir seu relacionamento, se ele continuar, será importante para os dois. Ainda há a possibilidade de buscarem juntos por um processo de psicoterapia pois assim o (a) profissional vai ajudá-los a entenderem juntos o que levou à infidelidade, além de ajudar o casal a trabalhar as emoções e a melhorar a comunicação. A partir do momento que se autoconhecerem melhor poderão manter um relacionamento mais leve e decidirem juntos se continuar a relação é a melhor escolha. Felicidades!

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

26 FEV 2023

A traição é um dos motivos mais comum para o fim de relacionamentos amorosos, quando a traição se torna um comportamento comum é difícil supor que possa haver mudança nas atitudes. Se só você se sente atuando nessa relação existe um obvio desnível no comprometimento do namoro, se isso se estender é capaz de começar a afetar não só sua relação, mas também sua própria estima, lhe levando a sentimentos negativos e de pouca valorização.

Se você pensa em continuar a relação recomendo buscar quais motivos lhe fazem querer manter tal namoro, se esses motivos forem adequados uma terapia de casal seria a melhor recomendação, mas se os objetivos que lhe mantém na relação são sustentados por sentimentos como medo ou baixa estima recomendo o fim.

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador