Por que sempre choro quando alguém fala diferente com o tom elevado comigo?

Feita por >Maricruz · 29 jul 2024 Abordagem psicológica

Não aguento mais ser assim, isso me atrapalha muito até no trabalho.

A melhor resposta 5 AGO 2024

Olá, tudo bem?
Sentir-se emocionalmente abalado por um tom de voz elevado é uma reação comum, mas pode ser desgastante e impactar negativamente sua vida, especialmente no trabalho. Algumas pessoas são naturalmente mais sensíveis a estímulos emocionais, incluindo o tom de voz. Experiências negativas anteriores, como traumas ou conflitos, podem fazer com que você reaja mais intensamente a tons de voz elevados.
É importante lembrar que lidar com essa sensibilidade pode levar tempo e prática. Buscar ajuda profissional pode ser um passo valioso para desenvolver estratégias eficazes e melhorar sua qualidade de vida.
Se precisar estou à disposição.
Marília - psicóloga de abordagem psicanalítica.

Marília Figueiró Bueno de Oliveira Psicólogo em Ribeirão Preto

168 respostas

1 AGO 2024

Oi, Maricruz! É normal chorar quando alguém fala em um tom elevado, pois isso pode ativar emoções de experiências passadas. Tente identificar o que te faz sentir assim — pode ser desrespeito, medo ou frustração. Trabalhar suas emoções e desenvolver habilidades de comunicação pode te ajudar a lidar melhor com essas situações. Já pensou em buscar ajuda profissional? Um terapeuta pode oferecer suporte e técnicas úteis.

Estou aqui para ajudar no que você precisar!

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Oi Maricruz
Compreendo teu sentimento...
Precisa fazer Psicoterapia para resolver, curar teu emocional, não ser mais refém dele.
É ele que não permite que voce seja quem gostraia de ser diante das circunstâncias da vida.
Este estado vai te atrapalhar sim, tanto na tua vida profissional, relacionamento e convivência.
Tudo se resolve
Abraços

6349 respostas

31 JUL 2024

Olá, Mari!
É interessante entender qual sua referência sobre alguém falar alto com você, a partir da sua vivência, o que seria o "falar diferente". Como você se vê nessas relações que a alteração no tom de voz te leva ao choro? O choro que é a demonstração de suas emoções.
Quando você coloca que não aguenta mais *ser* assim e que está atrapalhando sua vida em um sentido, parece que já chegou em um limite. Mas, quem você é hoje e te traz esse incômodo?

A terapia pode ser uma alternativa para fazer mais algumas perguntas e elaborar respostas.

À disposição.
Cláudia H. L. Alves
CRP 03/26526

Cláudia Horrana Leite Alves Psicólogo em Vitória da Conquista

2 respostas

31 JUL 2024

Bom dia, Maricruz! Grato por perguntar. Permita a um de nós, conhecer os diversos contextos em que essa situação acontece com você. Permita a nós, conhecer tua personalidade, tua história. Falas diferentes com tons elevados, na situação citada implica que a pessoa está brava, exaltada. Somente ficam exaltadas pessoas que se sentem machucadas, sentindo for, reagem com falas mais altas.
Isso de fato é uma forma de intimidar4 aos outros. Você está validando esse jeito deseducado das pessoas, porque está se sentido ameaçada, inferiorizada. Falta organizar o conceito de verdade essencial e autônoma, para não se alterar em decorrência de alterações de outros.
Atenciosamente,

9308 respostas

30 JUL 2024

Oi Mari!

Precisamos entender melhor as emoções e pensamentos que esse "falar alto" causam em você. O Choro nada mais é que a expressão de alguma emoção. Mas que emoção é essa? É dificuldade de se expressar de outra forma? É dificuldade de se impor? De de comunicar? É um gatilho para alguma situação estressante que você vivia no passado, como uma lar violento, onde havia muitos gritos?

Tente entender o que se passa dentro de você, pra além do choro.

Se precisar de auxilio, estou por aqui!

Atenciosamente,
Ariene Soares

Ariene Soares Psicólogo em Goiânia

29 respostas

30 JUL 2024

Olá, Mari! São várias as causas que podem ocasionar essa sensibilidade em situações adversas, uma delas é a falta de autoconfiança e a insegurança. É importante iniciar a terapia para buscar autoconhecimento e estratégias para lidar de maneira adaptativa a situações como essa que você compartilhou. Eu me coloco à disposição! Até mais!

Psicólogo André Dias

André Dias Psicólogo em São Paulo