Por que não me suicidar?

Feita por >Eduardo · 28 nov 2021 Motivação

Não vejo motivo algum pra continuar, talvez a ética de não ter procriado e assim não delegar o sofrimento humano ao próximo, mas não é o suficiente...

A melhor resposta 30 NOV 2021

A vida não tem sentido mesmo. Tampouco a morte. Nós, como seres que reconhecemos a possibilidade de nossa própria morte, podemos pensar nela como uma saída quando a dor de viver é intensa demais. Mas particularmente acho mais interessante tentar entender como é que, diante de tantas possibilidades de existência, foi cair numa dessa que não dá vontade sequer de viver. O que será que aconteceu no meio do percurso? Com certeza alguma coisa, talvez alguma que você sequer tenha consciência a ponto de tentar resolvê-la, algo que possa estar profundamente arraigado na sua subjetividade, algo que faz tanto parte de você, é tão íntima sua, que para matá-la você precisa morrer junto. Será que não tem jeito de matar esta coisa que te tira a graça de viver, sem perder seu corpo junto? Te convido a uma psicanálise pra tentarmos localizar que coisa é essa. Um abraço!

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

7 DEZ 2021

Olá Eduardo. De fato, algumas vezes a dimensão do sofrimento parece tomar conta de tudo e nos impede de enxergar outras perspectivas. A dor, a solidão, a angústia parecem preencher todos os espaços, obstruindo nossa capacidade de querer ir além. Nesse momento, interromper o ciclo de forma definitiva parece solução viabilizadora do fim do sofrimento. Mas, é fato também, que quando há margem para reflexão sobre o sofrer, é porque algo ainda pulsa, é porque na mais íntima e profunda instância, lateja o desejo de mudança. A terapia se propõe a conduzir você nesta jornada de descobertas, desnevoando gradualmente as regiões sombrias. Se permita viver essa rica experiência!

Rogerio Gomes Psicólogo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

5 DEZ 2021

Olá! Quando se pensa em suicídio muitas vezes está buscando acabar com o sofrimento e não vê outra solução, mas isso é uma solução definitiva para um problema temporário. Temos problemas e sofrimentos que às vezes não vemos soluções, mas sempre há formas de lidar.
Busque ajuda médica e psicológica

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

1 DEZ 2021

Olá, Eduardo
Nem todo ser humano tem o dom e o desejo de ser pai ou mãe, isso é natural nos dias atuais que vivemos, nos seres humanos estamos em constate questionamentos e a busca pelo sentido da vida é um deles.
Quem sofre no transtorno de Ansiedade se vê tomado de pensamentos negativos, que chega sem pedir licença em nossas vidas.
Ter uma rede de apoio com amigos e familiares, além do tratamento psiquiátrico e psicológico é de extrema importância.
Caso precise estou aqui
Atenciosamente, Eliane Luz

Eliane Rodrigues da Luz Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

6 respostas

30 NOV 2021

Eduardo, não ver motivos para continuar é um lugar onde muitos de nós nos encontramos em algum momento da vida. O que é, de certa maneira natural, pois somos os únicos responsáveis pela nossa própria existência, pela decisão do que fazer com nós mesmos. A busca por motivos, por encontrar algo que nos faça continuar, por um propósito, é constante! Pois é justamente o ato de buscar que nos mantém vivos. O difícil dessa missão é que nem sempre conseguimos concluí-la sozinhos, muitas vezes precisamos de ajuda. A boa notícia é que, se você está aqui fazendo essa pergunta, é porque ainda não desistiu de buscar, e isso é muito positivo, pois significa que você ainda deseja viver, deseja encontrar algo que te prenda aqui, significa que você ainda tem pulsão de vida. Se você partir, jamais conseguirá concluir a missão de encontrar esse algo. Por que não permanecer aqui e receber ajuda na sua busca por significado?

Bê Araujo Psicólogo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

29 NOV 2021

É mesmo, né Eduardo! Por que não se suicidar?
Voce tem este poder! Voce é dono da sua vida! Pode fazer dela o que quiser, voce escolhe...
mas será responsável pelas consequências dessa escolha. Quem é voce? Por que está aqui?
Tem uma lei universal da causa e do efeito, não tem como cair fora desta.
Ou voce se realiza, evolui, ou voce se realiza e evolui, no amor ou na dor!
Está difícil compreender o que está passando? Busque auxílio, existe solução para tudo.
Faça Psicoterapia, precisa!