Quero terminar mas tenho medo da minha namorada se suicidar

Feita por >Carol · 27 abr 2021 Depressão

Logo no início do nosso relacionamento, com 15 anos, fui descobrindo aos poucos que ela tinha depressão e ansiedade e que já tinha tentado se suicidar antes. Aconselhei durante esses três anos de namoro que ela procurasse ajuda e passei por situações em que tive que acionar a mãe dela por ela me dizer que ia fazer de novo. Ultimamente ( no último ano) ela não tem falado sobre tentar suicídio mas continua lutando contra seus transtornos e tendo crise de ansiedade. Por motivos independentes dessa situação quero terminar o relacionamento, mas tenho muito medo dela tentar se suicidar por isso. O que faço?

A melhor resposta 28 ABR 2021

Carol, acho muito honesto da sua parte se preocupar com a saúde mental dela, que bom que ela tem uma rede de apoio, mas pessoas com depressão profunda e ideação suicida não podem viver sem acompanhamento psiquiátrico e psicologico, isso é muito sério ela precisa sim dessa rede de apoio.
Sobre o término da relação, seja sincera nos seus motivos, converse abertamente, não continue por peso na consciencia.
Busque terapia para se fortalecer também.
Estou a disposição

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

28 ABR 2021

Olá Carol! Grato por escrever. Namoro duradouro dos quinze aos dezoito anos, implica troca de prioridades. Idade de quinze a dezoito anos é idade para formar turma de amigos, para estudar, definir profissão, viajar, praticar esportes, fazer teatro, circo, etc.
Certamente vocês precisam, em tempo por vir, vivenciar essa amplitude social por mim citada.
Fale com os pais dela, fale com pessoas de vinculação comum de vocês que possam ser confiáveis, éticas, ponderadas, amadurecidas, para que ajudem.
É sempre prudente que ela tenha companhias de pais, irmãos, amigos, psicólogos.
Sugiro a vocês duas, cada qual com sua independência, busca por caminhada científica com psicólogo para que possam amadurecer e vivenciar a adequada integração das amplitudes de vida pessoal com a vida culturalmente integrada.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) por quinze dias para que possamos obter os mesmos benefícios que Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.