Por que nao consigo me livrar da depressão

Feita por >Marina · 25 ago 2023 Depressão

Desde de criança sempre tive dificuldades de conversar e ter vontade de fazer qualquer coisa. Hoje tenho 20 anos e percebo que isso só agrava. não tenho perspectivas de vida, não tenho sonhos, e cada vez sinto menos vontade de ter contanto com outras pessoas me sinto tão apatica. Faço terapia há um tempo e tomo remédio pra depressão, minha última consulta com psiquiatra faz 2 semanas.
Comecei a fazer faculdade de enfermagem faz 2 semanas, só que já quero desistir, porque só de chegar lá já me da mal estar, e só de ter que falar alguma coisa na sala de aula da muita ansiedade, quando fui expressar minha opinião sobre um assunto gaguejei, e percebi que riram de mim, isso é horrível. Sinto que não sou merecedora de respeito por ser assim as pessoas se sentem a vontade em me encarar, porque sabem que não vou fazer nada com isso. Não tenho mais vontade de viver , já tentei suicídio uma vez, e todos os dias fico pensado em fazer algo contra mim só que não faço porque sou a única coisa que ainda faz sentido pra minha mãe de continuar vivendo.. ela também tem depressão.
Como continuar existindo, sendo assim?

A melhor resposta 29 AGO 2023

Olá Marina, em seu relato você cita que desde criança possui dificuldades em seus relacionamentos e falta de vontade de fazer qualquer coisa, este segundo é um sintoma muito comum da depressão, caso você tenha começado o processo de psicoterapia a pouco tempo é importante destacar que não será rapidamente que algo que acontece a anos se resolverá, portanto, dê tempo ao tempo, sempre agindo para que este sintoma se torne cada vez menos frequente, a prática de atividade física é algo que pode ser extremamente benéfica para lidar com a depressão, por se tratar de uma patologia que se caracteriza pela redução da energia e diminuição da atividade, ela te mantem fixa em pensamentos e atitudes, te incapacitando, fazer a força contrária e se movimentar é algo extremamente importante.
Você também cita que já se encontra em um processo de psicoterapia, como você avalia o processo desde quando você começou até o momento? Para que o processo caminhe é necessário empenho de ambos os lados da relação, tanto psicólogo quanto cliente, se você não está sentindo efetividade no processo, recomendo que procure outro profissional para lhe acompanhar. Espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

27 AGO 2023

Olá Marina,
É preciso conhecer mais da sua história para que seja possível ajudá-la. Não desista de você, se não está funcionando com o atual profissional, mude de profissional, mas jamais desista de você . . Fico a disposição para um breve encontro on-line, gratuito, para falarmos como a psicoterapia pode estar te ajudando neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

27 AGO 2023

Marina
Qual o objetivo da tua vida? De estar aqui?
Não estás aqui por acaso...
As dificuldades que se apresentam, são apenas desafios que terás que vencer. são oportunidades para voce crescer.
De nada adianta se esconder ou evitar... elas sempre aparecem para te lembrar que precisa enfrentar.
Quando superar, uma a uma, vão desaparecer.
Só que precisa aprender a se responsabilizar por si mesma, assumir o comando e o controle da sua vida.
Se estás com depressão, precisa se conscientizar e mudar... quem cura é a consciência e a mudança de atitude.
A começar, não é o psiquiatra e a medicação que cura... precisa fazer Psicoterapia.
Atraves da Psicoterapia pode recuperar a tua vida, a tua autoestima, a tua motivação o teu objetivo de vida e a orientação profissional.
E de nada adianta tentar se tirar a existência... o que precisa fazer, terá que fazer, nesta ou nas próximas existências.
Em vez de fugir, precissa assumir a ti mesma e ser o que voce é.
O pricoterapeuta te auxiliará.
Abraços

5840 respostas

26 AGO 2023

Bom dia, Marina, como está?

Primeiramente, obrigado por compartilhar sua história. Sei que é um desafio. Também já tive depressão, fiz tratamento, e hoje estou de alta de medicação, seguindo apenas com a psicoterapia. Sei o quanto é desafiador.
A falta de vontade é um buraco, e olhar para um abismo é sempre desafiador. Mas principalmente, é olhar para o que NÃO está lá. Olhar para o que sente falta, olhar para sentimentos ruins, e não para você mesma, para o seu próprio potencial de mudança.
Você hoje cursa enfermagem, uma carreira que eu admiro muito, e requer muita coragem e dedicação. Ter o cuidado de outra pessoa nas suas mãos é algo lindo. E mostra um potencial enorme da sua parte.
O que você precisa aprender a fazer é parar de olhar para as coisas de que sente medo e insegurança. Vamos começar a olhar mais para a Marina, e quem é esta pessoa incrível que está escrevendo a própria história. E que tem muito a ensinar à própria mãe, a se levantar e ser você mesma.

Que tal olhar mais pra você, e menos para o medo dos olhares dos outros? Será mesmo a depressão, ou a timidez falando?
Vamos conversar? Tenho certeza de que você tem muito a aprender sobre si mesma. A semente da confiança está em você. So falta cultivar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

26 AGO 2023

Olá Marina! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Isso é fazer algo, é lutar por modificar as coisas. O diagnóstico é por tua conta (depressão). Você, como todos os seres humanos, é rica de possibilidades e potencialidades, com metas e objetivos. Certamente precisa treinar mais a realização de coisas com pessoas, em ambientes coletivos.
Aprofunde reflexão em sua psicoterapia, mas integre isso com estudos sérios e comprometidos, com trabalho envolvente, com turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, com grupos de estudos, de esporte coletivo de contato, com grupo de teatro, arte, cultura, serviços comunitários.
Seja persistente, muito persistente: repita o participar da aula gaguejando, se for preciso, duzentas vezes. Treine, treine muito, coisas éticas saudáveis e significativas para você. Não deixe que o medo te faça ver as coisas diferentes do que elas são.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.