Não consigo me livrar do meu companheiro

Feita por >Maria · 31 mai 2021 Terapia de casal

Olá, me chamo Maria!
A quase cinco anos moro com um rapaz que todos os finais de semana sair para beber e não retornar pra casa. Já conversei várias vezes e cada dia que passa as coisas só piora. Por causa disso já nos separamos várias vezes. E ultimamente tenho sentido raiva e nojo até de escultar a sua voz. O pior disso tudo é que não consigo me livrar dele.

A melhor resposta 1 JUN 2021

Maria, pq não consegue se livrar dele?
Só de falar se livrar é pq não tá indo muito bem.
Faça terapia melhore sua auto estima.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 JUN 2021

Olá Maria! O que faz você continuar com uma pessoa que sente nojo e raiva? O que te prende a ele? Existe a possibilidade de mudar essa situação? Ele quer mudar?
Comece a avaliar o quais são os sentimentos que esse relacionamento está te trazendo. É assim que quer continuar se sentindo?
Reflita sobre essas questões. A terapia pode te ajudar a entender o que te mantém nessa relação e como te ajudar a sair dela se assim desejar.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

14 JUN 2021

Prezada Maria! Espero que esteja bem.

Diante do que você traz, peço licença para te pedir para perceber algo: não é dele que você quer se livrar e sim dos comportamentos que ele tem/faz. Possivelmente no início da relação de vocês isso não ocorria com tanta frequencia ou, caso ocorria, isso não te incomodava tanto. E aí, é preciso entender porque isso incomoda agora.

Além disso, me atrevo a dizer que existem duas possibilidades para esse problema: possivelmente a forma como você se queixa com ele não esteja sendo compreendida, primeiro: por não usar uma abordagem adequada (falar gritando, com muito nervosismo e intensidade, motivada pela raiva do momento), ou segundo: por você não saber como expressar sua tristeza e o quanto você sofre com as atitudes dele.

Para isso, é importante a ajuda de um profissional qualificado para o atendimento com terapia de casal ou até mesmo uma terapia individual para você entender suas reações diante das ações do outro.

Espero ter te ajudado a perceber o quanto dependerá de você a mudança que tanto deseja em sua vida.
Deixo aqui o meu abraço com votos de sucesso na sua vida!

Jutaí Roque Nunes Psicólogo em Salvador

17 respostas

7 JUN 2021

Olá Maria! Talvez você esteja com uma dependência emocional dele, isso vai ser mais facil de você superar e separar dele com ajuda psicológica. Qualquer coisa entre em contato

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 JUN 2021

Tá mas, por qual motivo não consegue se desligar dele?
Qual a dependência? Por que voce precisa dele?
Tudo pode resolver, desde que escolha!
Talvez lhe falte estratégias ou coragem, apesar da raiva e do nojo.

5817 respostas

1 JUN 2021

Olá Maria...
Vejo que você esta passando por uma situação bem delicada, pois quando você diz que já tentou conversar com o rapaz e se separar dele por várias vezes, mas sem êxito, vejo que podem ter situações ou sentimentos que estão impedindo você de ter essa atitude de dar um basta na situação, ou a situação esta confortável, mesmo que diz sentir nojo dele.
O ideal nesta situação é você buscar cuidar de si, trabalhar seu autoconhecimento e autor realização, buscando compreender seus sentimentos pelo rapaz, para assim posicionar-se perante a situação e ter uma atitude assertiva. Sem que haja ressentimento, mágoas ou o sentimento de querer retomar o relacionamento.
Fico a disposição.
Espero poder contribuir com você e auxiliar na transformação de sua vida.
Abraços Psicóloga Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste

238 respostas

1 JUN 2021

Olá Maria! Grato por escrever. Seu texto é curto, mas revelador. Note que você diz que já conversou várias vezes (não efetivou as direções que os conteúdos das falas indicavam); já se separou várias vezes, em aproximadamente cinco anos (na prática não se separou com tempo e convicção); ele bebe todos os finais de semana e, certamente passa por reflexões de parar de beber, mas repete o ato., sem refletir ou ser levado a refletir.
A questão melhor não será se livrar dele, mas cuidar de si mesma. Tanto você quanto ele precisam de apoio. É importante que vocês não fiquem isolados, mas contem com pessoas éticas, ponderadas, razoáveis, confiáveis, para modificações.
Você intitula seu texto de: "não consigo me livrar do meu companheiro." Esse título indica o desejo de se separar, ao mesmo tempo em que sente alguma dificuldade.
Não temos elementos mais detalhados para te ajudar a ponderar fundamentos ou não, para pensar em termos práticos, a melhor medida.
Aconselhamos que veja nossos perfis, escolha um de nós, venha para um análise científica mais detalhada, por parte de uma psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

1 JUN 2021

Olá Maria!
O alcoolismo é uma doença que depois de instalada no cérebro precisa de tratamento e acompanhamento constantes com muita vigilância e persistência tanto do doente como de todos que convivem com ele. Quando chega nesse ponto a pessoa só consegue sair se tiver muita ajuda da família. Para ajudá-lo você precisa começar por você mesma. Se puder fazer terapia psicológica comece o mais rápido possível, mesmo que seja online. Na terapia você vai desenvolver a sua auto estima e assertividade que é uma forma de agir de forma positiva e segura mas que leva também em consideração o que os outros sentem e precisam. Juntamente com a terapia procure também o grupo dos AA (alcóolicos Anônimos) mais próximo da sua residência ou cidade. Nesse grupo você vai encontrar o apoio e o conhecimento que precisa para saber como lidar com a doença do seu marido.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

1 JUN 2021

È um grande desafio, pois muitos dos que consomem bebida alcoólicas tem dificuldade para admitir que o álcool pode se torna um hábito nocivo e perigoso. Procure se informar, apoio para você e lidar com a situação e saber como ajudá-lo se for sua vontade.
È uma doença que leva dependência física e psicológica, mas tem tratamento para ele e para a família.

Irismar Farias Psicólogo em Manaus

34 respostas

1 JUN 2021

Olá Maria, boa noite!
Compreendo o seu momento e sei que é difícil.
Mas você já pensou em realizar terapia e analisar melhor o real porquê de você continuar nessa relação? Talvez tenha algo que é preciso analisar e refletir melhor, para você conseguir melhorar a situação na qual está envolvida.
Espero ter ajudado. Até!

Psicóloga Letícia Januário Botan Psicólogo em Dourados

3 respostas

1 JUN 2021

Maria, é preciso pensar o que está sustentando essa relação, quais os fatores por trás dessa dependência emocional

Ana Clara Fadel Psicóloga Psicólogo em Belém

1 resposta