Por que meus relacionamentos nunca dão certo?

Feita por >Adolfinho · 1 ago 2019 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho 47 anos completos, divorciado, possuo um emprego estável e pai de 2 filhos. Tenho as caracterísiticas de uma pessoa atraente, contudo, não consigo me fixar em um relacionamento.
Todos os meus relacionamentos começam da mesma forma, muita paixão, carinho e companhia, só que depois de um tempo, aparece para mim uma insegurança sem sentido, de que a outra pessoa vai vir a me machucar, sentimentalmente, me levando a fazer perguntas relacionadas a este sentimento.
Este é sempre o final de todos os relacionamentos .
Tive a uns 10 anos atrás um divórcio complicado, que me causou muita dor, frustração e uma séria depressão, não sabendo ao certo se estou realmente curado.
Onde estou errando?

A melhor resposta 2 AGO 2019

Olá Adolfinho,

Responder onde está errando é complexo, porque o que pode estar acontecendo é que você se “defende emocionalmente”, e de que forma isso ocorre? Uma pergunta ainda mais complexa para se responder. É necessário promover elaboração (uma nova construção) em relação ao que são relacionamentos, como funcionam, quais as consequências de se relacionar. Tudo isso é necessário para estabelecer novos vínculos afetivos com outra pessoa. Você relata que o relacionamento se inicia com muito sentimento e isso em determinado momento se modifica, em relação a seus outros relacionamentos, o seu divórcio, podem ter questões emocionais/psíquicas não resolvidas o que atrapalha você em novos relacionamentos. Procurar acompanhamento psicológico pode te ajudar a trabalhar estas questões entre varias outras que podem interferir no estabelecimento de novos vínculos afetivos.

Espero ter auxiliado em sua questão.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

5 AGO 2019

Boa tarde Adolfinho, pelo seu relato, sua história atual ainda tem alguma relação ao que você vivenciou com um "divórcio complicado", pense o que você quer em um relacionamento sem pensar no que já viveu anteriormente.

Adolfinho, a dor e a frustração que você teve há dez anos atrás, a insegurança, o medo de ser machucado de novo pode acontecer ou não, as pessoas são diferentes e você pode se permitir a viver e amar sem viver pensando no que pode sair errado.

Sugiro que, procure uma terapia para ajudá-lo a entender todas essas questões que no momento te afligem, entender o que você sente, todas as emoções, os sentimentos que ainda vivem em você após dez anos, falar dos ressentimentos, da dor, da frustração que te machucam que não te deixam seguir em frente, viver um relacionamento e ser feliz.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

2 AGO 2019

Olá Adolfinho! Obrigado por participar. "Muita paixão". a expressão "muita", sugere, na sua essência, excesso. Quando conhece-se uma pessoa, com a energia positiva, idealiza-se a pessoa, colocando nela qualidades que ainda não passaram pela prova da convivência; isto é, uma espécie de preconceito positivo. Com a convivência, naturalmente veremos que todos somos humanos e com defeitos. Antes de passar a euforia cega e ingênua, é preciso administrar, conduzir a construção de novas possibilidades para o amadurecimento do vínculo. A parte básica dessa construção está em gostar de si mesmo, agir com energias boas, atos éticos, respeitando ao outro, mas principalmente a si mesmo. Insista, você conseguirá aprimorar a autoconfiança. Será enriquecedor de você puder contar com a ajuda de um psicólogo para isso. Um abraço: Ary Donizete Machado.