Por que me sinto amedrontada em relação à minha vida

Feita por >Myoru · 6 fev 2020 Autoestima

Eu não consigo emprego e moro de favor na casa dos meus pais. Tenho muito medo de não conseguir nada e me tornar um peso ( apesar de eu já ser um peso ) não consigo deixar de pensar que eu realmente fracassei como filha e esposa. Não consigo apoio no meu negócio de artesanato porque sempre ouço que é uma coisa passageira e que tenho q arranjar um emprego de adulto. Tenho medo das cobranças, não sou forte mentalmente para aguentar. E quando toco. O assunto começo a chorar de desespero.

A melhor resposta 7 FEV 2020

Oi Myoru, a forma como contamos a nossa história faz muita diferença na nossa vida. Ela mostra a maneira como estamos interpretando as nossas circunstâncias.
- não estar conseguindo emprego no momento e precisar estar morando de favor com seus pais é uma situação que pode ser passageira, um momento difícil que todos estamos sujeitos a passar. É possível que você consiga ajudar seus pais de muitas maneiras para retribuir o favor, ainda que não seja de maneira financeira. Você consegue visualiza-las?

- quanto ao seu negócio de artesanato. Me parece que conseguir apoio e aprovação está sendo mais importante para você do que se esforçar de verdade para que dê certo. Nem tudo o que fazemos na vida iremos receber apoio. A questão é, o que você está fazendo para que isso dê certo? Está dando o seu melhor? Se dedicando? Acredita no que está fazendo?

- quando somos adultos temos responsabilidades diante da vida. Cobranças muitas vezes nos chamam a atenção para o fato de não estarmos respondendo de maneira adequada a essas responsabilidades. Lidar com as cobranças é reconhecer aquilo que nos cabe e enfrentar. Se percebo que não estou dando conta posso precisar reunir mais habilidades. ( uma outra questão é aprender a separar as cobranças justas - responsabilidades minhas - de cobranças injustas - aquilo que não é minha responsabilidade.)

- enxergar a realidade, te dará mais força, pois é na realidade que a vida acontece. Se percebo que alguém me cobra algo e consigo reconhecer que de fato eu deveria estar agindo diferente mas me faltam habilidades, posso buscar desenvolvê-las. Se simplesmente não quero ver e me ofendo com as cobranças, me enfraqueço pois me coloco em um papel passivo, logo não há o que modificar pois as coisas passam a não depender de mim e sim dos outros, eles é que cobram. Eles é que não apoiam e etc...

Busque pensar mais nas suas ações.

Um abraço!

Psicóloga Maíra Alves Psicólogo em Niterói