Por que fazemos mal às pessoas que estão à nossa volta?

Feita por >Jackeline Cellus · 29 set 2017 Psicologia social

E as pessoas que nós fazemos mal, Nos fazem bem?

A melhor resposta 30 SET 2017

Boa noite, Jackeline.
Não dá para passar pela vida das pessoas ou elas passarem pela nossa sem gerar alegrias e mágoas, lembranças e sentimentos.
Ninguém é perfeito e somos passíveis de erro.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

2 OUT 2017

Ola Jackeline,
Fazer bem ou mal à alguem é muito subjetivo. Nossas maes quando faziam algo que nos machucavam (mas para nos ajudar) diziam "sera para o seu proprio bem". Crescemos com esse conceito. "O que arde cura, o que aperta segura. Portanto o que podemos avaliar é para quem fazemos o mal e com qual intencao? O que sentimos vendo o outro sofrer com a consequência do nosso ato?
Lembrei da musica do Barao Vermelho (ter o amor como um abraco curto para nao sufocar)

Fique a vontade para falar-mos mais.
Abraco,
Marcia Alflen

Márcia Alflen Chirinea Psicólogo em São Paulo

35 respostas

2 OUT 2017

Bom dia,

Assim como a colega colocou, é importante refletir sobre a intencionalidade de tais atos. Somos seres humanos e ao nos comunicar, podemos errar e magoar pessoas. Agora, se magoamos der forma intencional, há necessidade de outro tipo de reflexão.

Sugiro que busque terapia para aprofundar mais suas duas questões.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

30 SET 2017

Ola Jackeline!

Penso que antes de se questionar sobre o porque fazer mal pra outra pessoa seria importante ter consciência da intencionalidade das coisas que você e o modo como isso é falado.
Quando estamos mobilizados por algum sentimento ou emoção, dificilmente conseguimos nos comunicar sem também passar o sentimento que nos tocou, como raiva, tristeza, felicidade, euforia, etc..

Mesmo tomando esses cuidados na hora de se comunicar, não podemos ter certeza de que o outro recebe a informação da forma como passamos. Eles tambem podem estar mobilizados com algo que interfere nessa escuta.

Então, você tendo clareza sobre o que e como você quer passar as informações para o outro, assim como questioná-lo se entendeu com o mesmo sentido que o seu, pode clarear mais as conversas e diminuir os episódios desagradáveis.

Caso você sinta que outras questões estão dificultando esse processo, acredito ser importante procurar um psicólogo para auxiliá-la.

Espero ter ajudado
Abraços

Psicólogo Wallace Jones Psicólogo em São Roque

34 respostas

30 SET 2017

As vezes falamos coisas sem pensar , por brincadeira , em rodas de amigos ou quando estamos um pouco chateada por alguma coisa. Ai sem pensar falar algo que depois pensamos ... não devia ter falado daquele jeito. Bom a palavra é como um tiro vai e não volta mais. Amiga quando isso acontecer pense bem antes de falar, ou então procura ficar mais calado ai você não arrepende. Pedir desculpas e perdão as vezes é difícil , pois o momento já passou e as vezes a pessoa nem lembra do que vc falou . Mas vc ficou pesando no acontecimento. Quando a pessoa é conhecida e se ela tocar no assunto, diz com sinceridade, que vc naquele momento disse sem pensar e pede desculpas ou perdão. Assim vc fica tranquila.

Maria de Paula Silotti Psicólogo em Belo Horizonte

3 respostas

30 SET 2017

Empatia não é uma habilidade fácil de ser praticada.
Algumas vez este mal é falto sem intencionalidade, mas acaba agredindo.
Já pensou em fazer psicoterapia? Poderá lhe ajudar a compreender o porque isto lhe afeta e assim se proteger mais.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

30 SET 2017

Boa noite.
Acertos e erros são naturais, bem como expectativas. Não existem pessoas perfeitas. Agora se isso tem lhe provocado desconforto ou sofrimento, sugiro a psicoterapia para ajudar a explorar mais a fundo algumas questões e lidar com elas da melhor forma possível.
Espero ter ajudado, fico a disposição

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville