Por que eu não consigo ter raiva de uma pessoa que só me faz mal?

Feita por >Larissa · 30 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Meu ex namorado me traiu, me humilhou, e eu sinto como se a culpa fosse minha?

A melhor resposta 1 MAI 2020

Olá! Grato por participar. Quando você se culpa, junto com o sentimento e as humilhações e traições que você sofreu, há uma mensagem de que você não está se valorizando. Se a própria pessoa não se valoriza, como as pessoas de fora, irão valorizá-la? Você não precisa ter raiva dele. Precisa ter amor próprio! O centro da tua vida está em você e não nele. Você precisa se dar oportunidade de entrar em contato, no nível mais profundo e completo com tuas possibilidades e potencialidades, com as ferramentas de diversas naturezas que estão contidas em você. Sendo ex-namorado, é história. De agora em diante, você deve priorizar o namoro consigo mesma, com suas potencialidades, organizar sua rotina, com construção de lazer, alimentação, sono, atividade física, obrigações rotineiras, realizações, passeios, estudos, fantasias, dentre outras questões; assim sua graça e seus atrativos, serão naturalmente percebidos pelas pessoas. Sempre, no entanto, sua grande namorada, precisa ser você mesma. Coloco-me á disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, o mínimo possível, de máscara, respeite o distanciamento social, cuide da higiene). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

2 JUN 2022

Olá Larissa.
Tem pessoas que tem o dom de manipular e colocar a culpa em outras pessoas, usam de palavras que manipulam a situação para que outro se sinta mal. Pode ser ou não este o motivo, para sair-se melhor e ser mais assertiva em momentos como este busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 MAI 2020

Bom dia Larissa, a única pessoa que pode responder a sua pergunta é você mesma, só posso sugeri que, no momento procure a ajuda de um terapeuta para que você possa entende e descobrir qual o motivo do comportamento do ex namorado lhe causar sentimentos como culpa, humilhação, se quem te traiu foi ele, porque a culpa? É seu ex namorado que tem que reavaliar o comportamento passado dele e reprovar a si mesmo, você não acha? Porque se sentir-se culpada? Porque ele tem o poder de te humilhar? São perguntas que você tente responder para si mesma e, depois pare e pense sobre as respostas o que elas te dizem?

Eliane Weber Psicólogo em Salvador