Por que me sinto mal quando as pessoas fazem coisas boas para mim?

Feita por >Letícia · 12 mai 2022 Autoestima

As vezes quando meu marido cuida de mim faz oq eu gosto de comer e arruma as coisas como eu sempre peço eu me sinto mal, como se precisasse retribuir ou culpada. Quando alguém me dá algo também.
Eu sempre de sinto estranha, meio pressionada ou culpada ou como se não merecesse ou com uma necessidade de retribuir como se estivesse em dívida, ou como se não fosse digna. Não sei explicar ao certo como me sinto, só sei que me sinto mal por fazerem coisas boas pra mim ou por ganhar presentes.

A melhor resposta 13 MAI 2022

Oi Letícia! Obrigado por escrever. Certamente você, pelo que escreveu, viveu história de baixa autoestima, como não merecedora das coisas. Acontece que não há pessoas melhores ou piores. Todas as pessoas são, cada qual, única, rara, rica de história, conteúdos, memórias, saberes, possibilidades e potencialidades. Teu marido cuida de você, faz o que você gosta, muito por ele, por gratidão por ter você como companhia. Certamente você faz muitas coisas boas para ele, para as demais pessoas de convivência. Você precisa melhorar a autoestima, compreender que, assim como você fica feliz em ser útil, construir algo, as outras pessoas também. Nem todo presente ou agrado, é cobrador.
Será enriquecedor você contar com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A pandemia e a dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria das ditas lideranças religiosas, são falsas - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja ponderado com a máscara, aproxime afetivamente, mas evite aglomerações e criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8607 respostas

20 MAI 2022

Oi, Letícia! Socialmente mulheres são ensinadas a serem cuidadoras, e não cuidadas ( no máximo providas financeiramente). Somos ensinadas a agradar para sermos gostadas e em algumas famílias isso pode ser ainda mais acentuado e podemos desenvolver essa dificuldade em aceitar agrados e cuidados sem pensarmos necessariamente em retribuir ou fazer ainda mais. Seria bom revisitar sua história com uma profissional da psicologia para avaliar as crenças que você internalizou sobre ser mulher/ser uma boa pessoa e treinar você a começar a prestar atenção nos seus pensamentos automáticos nessas situações e a desconstruí-los. Estou aqui caso queira ajuda nessa caminhada. Você merece receber agrados e cuidados também!

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

16 MAI 2022

Oi Letícia.

Pelo seu relato me perguntei: "será que ela também senti isso com carinho?" (Não saber receber carinho).

Essa sensação que você sente está bem ligada em quem você é. Por sua historicidade provavelmente seria perceptível averiguarmos muitas vivências nesse sentido.

Agora o "por que" você se sente assim é complicado dizer. Provavelmente não há uma resposta exata, pois é o resultado de toda sua história.
Trabalhando isso em uma psicoterapia ajudará você a encontrar novas formas de olhar para isso e aprender muito sobre si mesma.

Se estiver interessada, estou à disposição.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

16 MAI 2022

Letícia. Ganhar presentes tb é bom. Pq se sentir culpada por isso?
Procure ajuda profissional.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 MAI 2022

Oi Letícia,
Sim, voce está com problemas emocionais e precisa fazer Psicoterapia para tratar seu emocional.
Tem coisas guardadas, gravadas que a faz se sentir culpada, não ser merecedora de coisas boas.
Precisa investigar a origem, a causa do problema.
Só fazendo Psicoterapia para saber e anular esta codição.
Abraços

5817 respostas

13 MAI 2022

Olá, Letícia! Espero que esteja bem

Não podemos dizer o motivo desse seu sentimento apenas por esse relato. Seria importante uma investigação mais profunda sobre sua história de vida e atual. De alguma forma ao longo de sua vida você desenvolveu esse jeito de pensar e sentir diante dessas situações, o que pode ter acontecido por vários caminhos. Por isso, a necessidade de uma análise individual.

Se precisar, estou à disposição!

Psicóloga Jéssica Di Domenico Psicólogo em Curitiba

8 respostas

13 MAI 2022

Olá Letícia.
Esses pensamentos negativos que nos "parecem estranhos à princípio" estão ligados à experiências passadas em especial da infância e adolescência e muitas vezes não lembramos delas. Esses pensamentos negativos causam gasto de energia e desgaste emocional e podem levar a comportamentos negativos, disfuncionais. Procure um psicólogo para desenvolver o autoconhecimento e a auto estima.
Fico a disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

13 MAI 2022

Bom dia, Letícia,
isso aponta muito para seus relacionamentos desde sempre, desde crianças, com seus pais, até com amigos e colegas de escola e trabalho. É um reflexo de como você se vê nas relações. E neste sentido, é preciso que se pergunte como você SE vê ao lidar com as pessoas?
Talvez haja ai uma baixa auto-estima, que te dá este sentimento de não merecer o carinho e o afeto das pessoas, seja na forma de presentes, elogios ou atenção por fazer o que você gosta. Ou talvez haja aí muita comparação com outras pessoas, fazendo cm que se sinta pra baixo e "em dívida" sempre que alguém faz algo por você.
Em ambos os casos, demonstra uma personalidade insegura que parece querer sempre buscar um equilíbrio. Se ganhar algo, deve retribuir. Se não conseguir retribuir, sentirá que não merece.
Pense por você, olhando em pra dentro, e valorize mais suas emoções e sensações. Comece a cuidar melhor de você, independente das pessoas. Isto vai melhorar sua auto-estima e tirar de você esta insegurança e sensação de "não merecimento".
Lembre-se, você é uma pessoa especial, protagonista da sua própria história, e antes de mais nada, VOCÊ MERECE ser cuidada.
VOCÊ VALE A PENA!!!

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

13 MAI 2022

Olá
As culpas que carregamos costumam estar relacionadas a alguém, no passado, que nos ensinou que não "mereciamos" aquilo. Assim, penso que seria uma opção compreender esse fenômeno junto a um psicólogo, entendendo seu histórico e te mostrando que você tem o direito de se sentir bem quando alguém faz essas pequenas demonstração es de afeto por ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha