Por que eu vivo muito no meu próprio mundo e como saio dele?

Feita por >Anon · 24 dez 2021 Habilidades sociais

Sou uma pessoa que vive muito no automático, converso no automático e só que quando eu percebo eu já não sei como continuar a conversa pq eu nao lembro doque estávamos falando, vivo no meu próprio mundo e quando saio dele percebo que a vida não é interessante é banal sabe? Todo mundo é tao desinteressante, sempre os mesmos problemas e tal. Acho que acustumei tanto a viver no meu mundo que agora para sair dele é muito difícil eu nem percebo e ja estou lá pensando em qualquer coisa aleatória queria entender pq eu faço isso pq é literalmente toda hora que isso acontece acabo tendo muita desatenção por conta disso e quando percebo ja se passaram horas, Nao consigo fazer coisas simples sem entrar nesse "estado"

A melhor resposta 27 DEZ 2021

Voce está no automático e tem todos estes sintomas porque não está vivendo... este que está aí, não é voce.
É o personagem que voce criou para se relacionar com o meio, mas este não é voce.
Voce é o produto do que aceitou, do que os outros fizeram contigo.
É preciso autenticar-se, certificar a sua vida, suas escolhas e decisões de acordo com as coordenadas da vida e não do que o sistema quer.
Para entender melhor, faça Psicoterapia para conhecer quem realmente voce é, qual o seu objetivo de vida e o que veio fazer aqui.
Abraços, ... aguardo.

5943 respostas

27 DEZ 2021

Olá Anon. Grata por sua participação aqui.
Para o entendimento preciso dos sintomas que citou aqui é necessária uma avaliação bem mais aprofundada que envolva todo o seu histórico de vida. O psicólogo é o profissional indicado para você iniciar esse processo. Esse profissional fará entrevistas, avaliações através de questionários, terapia com escuta ativa de seus sentimentos, emoções e com essas observações decidirá as intervenções que deverá tomar para auxiliá-la e ainda, se necessário fará outros encaminhamentos para psiquiatra ou neurologista para avaliações específicas para completar o seu diagnóstico. A terapia Cognitiva Comportamental poderá auxiliá-la no treinamento assertivo para que melhore a sua comunicação, sua auto estima e seus relacionamentos em geral.
Fico à disposição.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

26 DEZ 2021

Olá Anon! Grato por escrever. Cada qual colhe o que planta. Ocorre que, por alguma razão algumas pessoas aprendem a plantar somente uma planta, logo somente poderão colher essa planta. Você escrever aqui implica que quer colher outras plantas. Será que preciso, que com a ajuda científica de um psicólogo, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, você resgate a riqueza de tua identidade, possibilidades e potencialidades. Não existe sequer dois problemas iguais; parecem iguais porque são analisados pelo superfície e pelo preconceito. Sequer há dois fios de cabelo iguais, imagine significado essencial de problema (história, personalidade, sentido, associação contextual).
Você está vivendo problema sofisticado porque não está conseguindo outras coisas mais simples. Não está dando certa a estratégia emocional.
Conte com nossa ajuda.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência!)
Vacine-se!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

25 DEZ 2021

Ola!
Quando vivemos no "automático" não nos é possível observar os pequenos detalhes da vida, não vivemos o presente, mas uma alienação dele. Assim, com pouco tempo vamos noa sentir um hamster girando na gaiolinha, sempre sem sair do lugar, vivendo todos os dias como os mesmos: se não damos possibilidades de percepção ao mundo, ele também não pode nos retribuir com possibilidades de vida.
Tem uma frase que não me recordo a autoria: "um pouco de possível, se não sufoco", ora, como vou achar o mundo interessante se não dou a ele nenhuma chance de se deixar ser percebido?
Busque um profissional que te ajude a explorar esse momento presente com calma e atenção, dando a ele novos contornos e novas formas.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha