O que fazer quando nos sentimos seres de outro mundo?

Feita por >Samy · 12 ago 2020 Desenvolvimento pessoal

Olá, sou a Samy e tenho 39 anos. Semana passada finalmente fui a um psiquiatra e comecei a tomar remédio pra depressão e ansiedade. Faço faculdade de psicologia, terceiro semestre, e não sei se isto está me deixando feliz ou o extremo oposto. Este já é meu nono curso, desisti de todos outros, e não suporto mais esse ciclo vicioso. Tenho diagnóstico borderlline também. Não me suporto mais, vejo todo mundo a minha volta, com problemas maiores, como minha irmã q perdeu a filha...todos conseguem trabalhar, estudar, viver. Mas eu entro e saio de todos os empregos, estou fazendo faxina atualmente. Me sinto fraca e me falta autoconfiança e auto estima. Fiz terapia um tempo e parei, me fazia pensar...mas não me fez resolver. Não sei q direção tomar, penso muito em me matar e hj estou só na cama, pensando e elaborando isso. Foram muitas tentativas de me formar, de gostar de um emprego, de ter certeza que amo alguém.... Muitos relacionamentos q não deram certo. Estou namorando, mas não sei se faço bem p ele e ele p mim...somos dois ansiosos e depressivos. Eu tenho pânico de me apresentar em público, e sempre saí da faculdade por isso, e agora estou num movimento extremo se superar isso, mas todo dia tem sido uma luta insuportável em relação a facu. Gosto de escrever e pintar, e gostaria de viver da minha arte, mas tenho vergonha de me expor, não gosto de pôr preço e oferecer. Minha família toda me encara como desajustada, apesar de eu ser a mais inteligente e criativa...minhas notas são ótimas. Dizem q sou bonita, gosto de mim fisicamente, mas por dentro MW odeio. Me preocupo demais com os outros e a impressão q causo, enquanto parece q os outros não ao menos tem noção do q penso e sinto. Queria dormir e não acordar mais, me culpo por isso TB...mas nunca me encaixei em nada que vejo ao meu redor. Só queria deixar de existir, estou muito perdida e muito cansada desta vida interior. E a exterior.... Não me atrai mais, não me encaixo em nada, sinto que não sou daqui. O que fazer quando já se fez praticamente tudo e não se sabe o q realmente quer?

A melhor resposta 14 AGO 2020

Olá Samy
Parece que você sabe o que quer, mas não se deu conta disso, você gosta de escrever e de pintar, está escrito aí em cima, leia novamente. Mas você não gosta de se expor e colocar preço e está tudo bem. Não há nada nem ninguém perfeito, ou que vá ter o emprego e a vida perfeita, somos imperfeitos por natureza e se conseguir entender e aceitar isso, pode facilitar sua vida e se sentir mais humana, além de aceitar melhor as imperfeições de outras pessoas e daí você pode dizer, que está tudo bem que nem tudo deu certo, inclusive aceitar pintar e escrever e não conseguir colocar preço e se expor.
Talvez você deixou que outras pessoas dissessem o que deveria fazer e seguiu por aí, mas não ouviu o seu coração, então talvez se perdeu neste caminho, porque as pessoas gostam de coisas diferentes, e saber o que quer, ter um auto conhecimento pode te ajudar a sair desta depressão, dos altos e baixos em que se encontra. Quem aguenta viver uma vida toda sendo quem não é?
E te pergunto: qual o seu comprometimento com você mesma, com tudo em que se envolve?
Se você não se adaptou a terapia que fez, você pode buscar alguém que faça sentido a tuas necessidades pessoais.
Acredite, mudar o olhar para o que tem vivido pode te surpreender para melhor.
Se você escreveu nesta sessão é porque ainda acredita na vida, então busque ajuda profissional de um psicólogo além do psiquiatra.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 AGO 2020

Samy suas questões me motivaram a adentrar em suas linhas. São tantas frases para serem trabalhadas que quero começar com essa: "Queria dormir e não acordar mais". Antes de adentrar esse frase você nos diz: "Tenho diagnóstico borderlline" "Fiz terapia um tempo e parei, me fazia pensar...mas não me fez resolver" Nós Psicólogos do Mundo Psicólogos também não vamos resolver em poucas linhas as tuas questões. Mas podemos te fornecer novas linhas para você somar as suas e observar novos horizontes, pode ser?
Vamos voltar para a frase que escolhi carinhosamente e refletir junto com você sobre "Queria dormir e não acordar mais". Está pequena, profunda e enigmática frase me faz retomar questões sobre o sono. E é durante ele que o organismo recupera o desgaste físico e mental, e ainda cumpre tarefas essenciais para o seu bom funcionamento. Será que seu inconsciente sabiamente não está te dizendo que você está sobrecarregada com algumas questões despercebidas e/ou percebidas, autocobranças internas que ocupam demais sua mente? Tem pessoas que são muito sensíveis e que precisam seguir seu próprio ritmo sem se compararem com as outras. Muitas pessoas sofrem bastante por acreditar que a "grama do vizinho é mais verde" e muitos pais cobram muito dos seus filhos por seguirem um fluxo de pensamentos que educar é assim mesmo "igual para todos os filhos".
Cada pessoa é única! E não importa o que os outros pensem. O que de fato importa é como você pensa, o que quer, onde se encaixa, o que a deixa feliz. LÓGICO que escrever essas linhas é fácil, e sei que para cada contexto cultural ou familiar ela terá uma interpretação diferente. Isto é positivo! Isto nos faz revirar as ideias que não foram trabalhadas e ficaram paradas em algum lugar da mente.
Quando dizemos que queremos "dormir e não acordar", PODE LEVAR a uma interpretação de querer morrer! Será que podemos MUDAR A CHAVE do pensamento um instante para entrarmos em outras portas? Tem uma porta que agrada muito pensar sobre o "dormir e não acordar" que é aquela que dizemos para nós mesmos queremos sonhar outros sonhos. E o dormir nos leva para esse campo mágico cheio de fantasia onde tudo é possível.
Sabe, Samy, a nossa idade não importa de fato num processo psicoterápico psicanalítico. Nosso trabalho é para ajudar você a encontrar você! E esse encontro nosso com o nosso eu é um trabalho a ser realizado sem data para terminar. Não é como um curso de graduação. Ou como ter que provar que vai dar certo. No encontro do "eu com o tu mesmo" o tempo é atemporal.
Não gostaria de finalizar por aqui essas linhas, vou sabendo que tem muito mais para ser escutado.
Até breve!

Aldvan Figueiredo Psicólogo em São Paulo

4 respostas

14 AGO 2020

Olá Samy! Grato por participar. Que bom que você escreveu para nós! De alguma forma vivemos uma experiência comum: frequentar a faculdade de psicologia. De certa forma, o que está contemplado na psicologia é algo que colocamos com sinônimo de alma, claro que alma no sentido alargado, para além do cristianismo. A vida vai acontecendo, as tentativas são buscas, as buscas nos alimentam. A questão a melhorar é tempo de dedicação e o grau de aprofundamento. Certamente há ansiedade que não está te permitindo degustar os processos, bem como não está te permitindo medir o tempo adequado para cada processo. Fazer algo nos alimenta, nos dá esperança, nos dá sonho. Interromper antes de concluir, frustra, implica medo de ver o resultado final. Não tenha medo, faça até o final, faça com calma, no se tempo, com tuas dificuldades, com tuas reprovações, com as reprovações que por ventura, outras te determinem.
As dificuldades acontecem para todos, alguns nem as percebem, outros percebem em medidas razoáveis.; outros ainda, as percebem de forma exagerada; parece ser o seu caso.
Cada um de nós é muito rico de possibilidades, potencialidades, pensamentos, fantasias, sonhos, sensibilidades. A cultura avança tanto que nos cobra que aprendamos tantas coisas. É impossível aprender todas de forma profunda: informática, língua estrangeira, estatística, história, geografia, dirigir, teorias de personalidade, psicopatologia, farmacologia, desenvolvimento, anomalias, educação financeira, ideologia, alienação. Não se preocupe: cada um de nós, mas todos nós, seremos falhos, limitados em alguma coisa. O que precisamos é concluir alguns processos.
Ficaremos felizes em te ajudar a reorganizar as coisas, aprimore suas buscas, mas continue!
Segue uma poesia, para pensar sobre a construção dos caminhos da vida:
"Caminhante, tuas pegadas
são o caminho, nada mais.
Caminhante, não há caminhos;
faz-se o caminho ao andar."
A. Machado, in Bohoslavsky, 1977.

Estou à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Amor, Persistência, Ética e Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.