Por que eu não consigo ter sentimentos?

Feita por >Dan · 18 jun 2024 Adolescência

Eu era uma pessoa muito dependente das pessoas que eu relacionava, mais depois de ter sofrido em todas, não consigo mais me apegar as pessoas rápido, não consigo me apaixonar de novo, porque não quero repetir tudo de novo, ficou chato repetir ficou chato ruim de sentir algo por alguém que no final vai me maltratar ou trair, hoje tenho várias pessoas agindo como eu tivesse querendo elas, mais eu estou agindo naturalmente sendo legal sem querer nada com ninguém nem agora e nem nunca... Não tem graça amar ninguém. Hoje estou sozinho e com várias crises e ataque de pânico... Isso pode ser um adeus, vida não tem sentido nenhum quando não tem pais do lado ou família...

A melhor resposta 19 JUN 2024

Olá Dan! Sinto muito pelo que você está passando. Algumas situações traumáticas pelas quais passamos nos faz mudar os sentimentos e comportamentos que possuímos. Muitas das vezes fazemos isso de forma automática para tentar nos preservar de sofrimentos psíquicos. Você já tentou fazer terapia? Há vários tipos de abordagens e diversos tipos de profissionais. Você tem que se priorizar e tentar, através de auxílio profissional, levar a vida de uma forma mais plena, leve e ajustada.
Colocar-se como.prioridade não é egoísmo. É necessidade! Faça Terapia!
Fique bem!

Lívia Thaísa Oliveira Vitoriano Psicólogo em Rio de Janeiro

9 respostas

29 JUN 2024

Bom dia Dan.
Obrigada pelo seu contato.
E Obrigada pelo relato de seus sentimentos.
Você está procurando ajuda e isto é muito bom!
Existe aí dentro de você muitos medos e angústias, porém Dan existe também muita vontade de se encontrar de entender seus próprios sentimentos e seguir em frente.
Comece seu processo terapêutico para que você vá se fortalecendo internamente e entendo de maneira mais clara o externo.
Fique a vontade em entrar em contato quando quiser ok
Até mais

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

109 respostas

24 JUN 2024

Esses ataques de pânico são a expressão do perigo que você vem passando, ou seja, vivendo de máscara tendo medo de confiar e se entregar devido, e aí , seu sistema agora vê o mundo como perigoso, danoso, prejudicial, e é claro que tá te adoecendo. A doença vem para livrar a gente da morte e da loucura, mas é preciso decifrar sua linguagem. Enquanto não vencer seus medos aí, enquanto tiver o mundo como perigoso, as pessoas como não confiáveis, a doença será sua companhia. Vem mudar isso, é possível ter uma vida boa sim, mas depende de certas decisões suas!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

482 respostas

21 JUN 2024

Dan
O que está acontecendo: voce está se defendendo para não mais sofrer, está afogando teus sentimentos porque não quer mais sofrer. Porém o corpo sofre e logo logo começarão os problemas físico, é o caminho natural quando os conflitos não são resolvidos.
Você precisa aprender, por que os relacionamentos não dão certo... há uma motivo, há uma causa e isto precisa descobrir.
Faça Psicoterapia para corrigir e curar o que está impedindo voce se realizar.
Sentimentos você tem, só não está percebendo - é uma defesa do ego para não sofrer.

Abraços

6164 respostas

20 JUN 2024

Boa tarde, Dan! Grato por escrever. Escrever que não tem sentimentos é uma forma de sentimento; relatar que sofreu com todas as pessoas com as quais interagiu é um registro de sentimentos. Estabelecer certeza para o futuro (...no final vai me maltratar...) é um preconceito, uma pressuposição de adivinhação.
Você poderá construir muitas coisas boas, vínculos, realizações, metas.
Vamos conversar?
Abraços!

9080 respostas

19 JUN 2024

Oi Dan, boa tarde.

Parabéns por ter falado sobre isso aqui. Quando a gente fala sobre algo, tiramos um pouco esse algo de dentro, evitando que isso nos consuma mais. E você ter comentado isso aqui significa algo muito importante, que no fundo você quer se sentir bem com essas questões que estão passando com você agora.

Uma pergunta, você já pensou em buscar terapia para trabalhar essas questões? Sabe, as pessoas no geral são resultados de suas experiências e do que tiraram dessas experiências. Você comentou de um histórico de experiências que te geraram consequências negativas por conta de depender das pessoas, e hoje você está se sentindo mal por conta disso. O interessante da vida é que essa construção pessoal é contínua, a psicoterapia pode te ajudar a transformar oque você sente quanto suas vivências, dar outros significados as coisas e se permitir a tentar algo novo com apoio psicológico e estando num espaço seguro.

Você comentou no titulo que não tem mais sentimentos, e se for o oposto? Pode ser que você tenha sentimentos, e está apenas tentando se proteger por conta do que já passou. Se for isso eu te entendo, quando tomamos um choque a ultima coisa que queremos fazer é colocar a mão na tomada novamente, porém é possível recomeçar, usar uma luva de borracha primeiro, depois descobrir maneiras de trocar a tomada sem levar um choque. Você percebe? É uma construção.

Espero ter ajudado de alguma maneira. E como falei acima, pense sobre buscar ajuda psicológica, neste site existem vários profissionais que podem te acompanhar nesse processo. Esse serviço de ajuda pode te auxiliar a passar por esse momento, lidar com essas questões e construir algo novo com oque você está sentindo.

Marcel Cardoso Psicólogo em Santo André