Por que devemos viver?

Feita por >Anônimo · 10 mai 2023 Abordagem psicológica

Nada na minha vida da certo. Eu estudo, trabalho, namoro e adquiri um imóvel recentemente. Corro atrás de tudo para ser uma pessoa boa e conseguir conquistar minhas coisas, mas eu não consigo pagar meu imóvel direito e estou me afundando em dívidas. Desde que entrei neste trabalho eu desencadeei depressão e ansiedade, passo muito mal todos os dias por causa do trabalho. Estou quase terminando minha faculdade para mudar de área. Dos mais de 100 curriculos que enviei em 3 anos, nunca fiz 1 entrevista. Compro diversos cursos relacionados a nova área que eu quero entrar para me especializar e aumentar minhas habilidades e nem assim tenho reconhecimento. No meu namoro eu me sinto insuficiente pois com a depressão e a ansiedade eu acabo falhando em diversas situações que são simples para todas as pessoas. Por que eu tenho que viver? Eu só queria morrer e descansar pra sempre, sem pensamentos e sem preocupações. Por que é tão errado eu querer tirar minha vida? Se a vida é minha, por que é errado eu não querer mais viver?

Nada dá certo, nada vai pra frente na minha vida e eu só estou me afundando. Minha saúde tanto mental como física só tem piorado com o decorrer do tempo. Eu fiz tratamento com psicólogos e psiquiatras, tomo remédio para depressão e ainda assim nada. Se me esforçar e correr atrás das miinhas coisas não me tráz nada, por que eu tenho que existir?

A melhor resposta 12 MAI 2023

Olá.
Quando você comenta que nada na sua vida dá certo, está tendo uma percepção observando apenas uma parte dela, mas se observar por outros ângulos poderá perceber que tem muita coisa dando certo, mas se continuar com este tipo de pensamento você acaba fazendo suas profecias tornarem-se realidade, por isso a necessidade de mudar sua forma de perceber o que vivencia.
Sugiro que volte no psiquiatra e para os atendimentos psicológicos, pois este é um caminho para superar estes pensamentos.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 MAI 2023

Olá!
Eu entendo sua angústia e sua busca por respostas. É comum nos momentos de crise questionarmos nossa existência e o porquê de tanta dificuldade em nossa vida. É importante ressaltar que os problemas que você apresenta são complexos e não há uma solução rápida e fácil.
É possível que os tratamentos psicológicos e psiquiátricos que você realizou até o momento não tenham surtido o efeito desejado, mas isso não significa que desistir seja a solução. Cada indivíduo é único e as causas e soluções para suas dificuldades podem ser diversas e complexas.
A psicoterapia é um espaço seguro onde é possível explorar e trabalhar as dificuldades internas de forma mais profunda e efetiva. Com o acompanhamento de um profissional capacitado, é possível identificar padrões de comportamento e crenças que podem estar afetando sua vida de forma negativa.
Também é possível que a pressão e a cobrança que você tem consigo mesmo sejam muito elevadas, causando uma sobrecarga emocional que afeta sua saúde mental e física. A terapia pode ajudá-lo a identificar essas crenças limitantes e a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com seus desafios e suas frustrações.
A terapia também pode ajudá-lo a desenvolver habilidades emocionais e a fortalecer sua autoestima, para que você possa enfrentar as dificuldades de forma mais positiva e assertiva. Com isso, você poderá encontrar um novo significado para a vida e descobrir novas possibilidades e caminhos para a realização pessoal e profissional. São possibilidades.
Lembre-se de que a vida é um processo constante de mudança e crescimento, e que as dificuldades podem ser encaradas como oportunidades para aprendizado e evolução. O importante é buscar ajuda profissional e não desistir de si mesmo.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

11 MAI 2023

Olá Anônimo! Obrigado por escrever. Pelo texto que escreveu, você já plantou muitas coisas, estudou diversas, coisas, comprou um imóvel, fez vários cursos. Não sabemos a tua idade, mas há sinais de que você conta com vinte ou vinte e poucos anos. Parece que vivencia grande ansiedade e expectativa de objetividade e retorno imediato. Será muito importante que você possa ser ouvido por um de nós, psicólogos. Certamente é muito bom quando ouvimos, sim, quando as coisas acontecem exatamente como planejadas, sem nenhuma falha, mas a regra é diferente: quanto maior a conquista, mais difícil. Para te ilustrar, nós respondemos a vocês e desejamos que marquem consultas conosco, mas na imensa maior parte das vezes, isso não acontece. Estimo que de cada quinhentas respostas, uma pessoa marca. (não é dado confirmado com precisão). De outro lado, nos alimenta a necessidade de raciocinar, de organizar contribuições. Muitas vezes ficamos mais felizes quando uma de nossas respostas geram uma direção ética, saudável e construtiva para uma pessoa, do que quando ela marca consulta conosco, sem direções de enriquecimento do auto entendimento.
Precisaremos te ajudar a lidar com o tempo, os esforços, as conquistas, com mais realismo e conforto.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8719 respostas

11 MAI 2023

OK se voce não quer viver... voce pode escolher morrer. mas de nada adiantaria pois o que deve aprender, precisa aprender. Voce nasceu para aprender, para corrigir.
Entenda porque está se sentindo assim... isso não é destino que a vida reservou.
Isso é consequência da forma e do que voce escolheu para voce viver.
Além do teu propósito de vida (que precisa conhecer), desde o utero materno voce esteve e está sendo influenciado pelos outros, pela doutrinação da familia, escola, sociedade, religiões; voce aprendeu e foi obrigado a fazer o que os outros queriam.
Entenda que voce é Vida, força e energia inteligente, mas foi educado pelo sistema... perdeu a tua inteligência vital e agora está fazendo, escolhendo de acordo como os outros determinam.
Consequência: Solidão, tristeza, vazio, frustração dor, doenças, angustia.
Precisa fazer Terapia para conhecer quem realmente voce é e qual o teu propósito de vida;
Precisa conhecer quem e o que te desviou do teu verdadeiro caminho;
Precisa corrigir a tua mente dessas informações errôneas e se colocar dentro da dinâmica da vida.
Não são os medicamentos que curam a depressão; isso só te complica mais ainda.
O que te cura e restabelece a tua verdade é a Psicoterapia.
Abraços

5897 respostas

11 MAI 2023

Olá Anônimo, ter os nossos objetivos de vida claro e executável é um passo importante para entendermos o que é preciso fazer para chegar lá. Pelo que descreve, você já conseguiu concluir muitos processos, mas ainda não chegou ao seu ideal. Que bom que está fazendo acompanhamento com psiquiatra e toma suas medicações. Não desista da psicoterapia, busque aquele profissional que te deixará livre para se expressar. Não desista de você! Você ja conquistou muito e pela forma que é dedicado, irá conquistar muito mais, chegando assim, no seu maior objetivo. Lembre-se: ninguém vence uma guerra, sem antes ter lutados muitas batalhas. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

11 MAI 2023

Bom dia. Sinto muito por você estar passando por isso.
Pelo que descreveu você é uma pessoa muito esforçada e dedicada e que sua vida não está indo conforme o que você acredita ser o ideal, mas veja bem, como você mesmo colocou, 'está quase terminando a faculdade para mudar de área e está correndo atrás das suas coisas' o que mostra que você está tentando mudar e acredito que o que você quer é que o sofrimento que está passando acabe, ou seja, você quer viver e usufruir das coisas que você considera boa na vida.
O sofrimento é algo inevitável, mas podemos trabalhar em terapia e melhorar algumas questões se você se permitir. Agora faço alguns perguntas para que você reflita sobre: Você faz coisas que você gosta? Quando não está bem, você tem com quem contar? Você quer tirar a sua vida ou tirar o sofrimento da sua vida?
A psicoterapia pode te ajudar.

Simoní Felizardo Psicólogo em Toledo